quarta-feira, 25 de novembro de 2015

RESPEITO AO PROFESSOR !!!



Gratidão invejável




11 comentários:

  1. Nos preparamos durante anos para exercer nossa profissão.
    Deparamos em nosso cotidiano com pessoas diferentes.
    As vezes não conseguimos atingir os objetivos propostos pois a aula planejada segue rumos não pensados.
    Um plano pode ser modificado porém uma vida não pode ser perdida.
    Em muitos momentos percebemos que o aluno necessita de atenção especial e precisamos mudar o foco da aula.
    Esperamos fazer diferença na vida deles e como recompensa que se tornem pessoas de bem.

    Maria Alcedina

    ResponderExcluir
  2. o professor é a autoridade máxima dentro da sala de aula, assim como o juiz em uma audiência, devendo ser respeitados como tal. É bem verdade que a educação pública está bastante sucateada, mas a falta de interesse dos próprios alunos para com a sua formação prejudica ainda mais a atuação dos professores.
    Andréa

    ResponderExcluir
  3. "Respeitar para ser respeitado." Este ano leciono para os extremos da escola: 3ºs Anos do E.M. e 6 ºs anos do E.F., duas faixas etárias e comportamentos completamente diferentes. Sinto que sou mais respeitada pelos mais velhos, e que os mais novos ainda tem muito a aprender com relação ao respeito, com o professor e com eles mesmos. Este vídeo poderia ser utilizado com os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e lindo esse vídeo. Como realmente o professor faz muito mais o papel de amigo, de pai, de mãe, de psicólogo... quantas vezes paramos o conteúdo para perguntar se o aluno está bem.
    O educador antes de tudo deve ser sensível ao seus alunos.
    E podemos ter certeza que seremos recompensados algum dia.
    Prof. Dani

    ResponderExcluir
  5. Era uma vez onde a figura de um professor era a mais importante. Reconhecíamos e reverenciávamos a esta pessoa.Exercia sobre nós um papel muito importante. Ninguém ousava desrespeitá-la ou criticar suas atitudes. Mas o tempo passou...e hoje vemos tudo diferente em relação ao professor, a educação. Não existe respeito...não existe reconhecimento, nem consideração a este profissional, que é capaz de tirar do seu mísero salário, algo para ajudar um aluno. Dedicar seu tempo, às vezes livre, para melhorar suas aulas, dar uma conversa informal com seu aluno, se preocupar com este aluno e até mesmo intervir em algumas situações. Qual profissional é capaz de fazer isto? Apenas este. Esta mais do que na hora, voltarmos a dar realmente a importância que este profissional tem na educação, na formação de valores destes alunos, e acima de tudo, na dignidade deste profissional, e sua devida valorização pela sociedade. Respeitar alguém tão importante como um membro de nossa família, já que na maioria das vezes, a maior parte do tempo destes alunos, é na escola.
    Profª Katia Regina

    ResponderExcluir
  6. Quem iniciou a carreira no magistério na década de 80, trabalhava com prazer, a geração era outra e existia o respeito mútuo: aluno-professor, professor-aluno. Acredito que essa mudança de relação se deve a vários aspectos, mas, as que devem ser destacadas são; ausência da maioria dos pais na escola, onde comparecem só para recolher o boletim; a liberdade dada ao jovem onde se confunde respeito com direitos e a decadência da escola pública, onde há investimentos para parte física (livros), mas na parte humana no existe nenhuma preocupação. Penso que estes três pilares estão corroídos e tende a piorar levando em consideração o que estamos vivendo atualmente. Se reparar estas três colunas, acredito que em menos de uma década podemos recuperar parte do prestígio de uma escola pública. Walter

    ResponderExcluir
  7. Respeito é algo que podemos mostrar, mas só temos do outro se ele souber e quiser respeitar. Tudo depende da relação: educação, bom senso, moralidade, empatia, entendimento etc. Em sentido geral o respeito é obrigatório, porém, nem sempre verdadeiro. Com relação ao professor enquanto autoridade em sala de aula, o respeito quase sempre se dá pelo interesse do aluno em sua própria formação. Se não há esse interesse dificilmente ele irá respeitar o ambiente, colegas, professor, a orientação da disciplina dada em sala e à ele mesmo. Estamos em transição para um mundo melhor, acredito. Sendo assim, novos interesses, ideais e posturas virão acrescentar as gerações futuras, incentivando uma forma melhor de respeito com dedicação, amor... quem sabe. Está difícil obrigar alguém a nos respeitar, mesmo agindo dentro das leis; porém, devemos insistir e aguentar os desrespeitos, sem criar tanto atrito (quando dá) dando exemplos de bem e paciência.... desbravando o caminho. Temos que ser fortes. Como professores e educadores parece que somos linha de frente nesta luta escura e triste da derrocada mental que assistimos todos os dias. Que seja..... vamos continuar. profa. Gisélia

    ResponderExcluir
  8. A relação aluno-professor só dará certo se houver respeito. Temos que ter muita paciência para suportar a falta de respeito para com o próximo, esse que deveria vir de casa, da base familiar. O aluno tem dificuldade de saber seus limites. Temos que persistir, encarar as dificuldades, seguir em frente, com dificuldades mas sempre tentando.
    Luciana (física)

    ResponderExcluir
  9. O Video mostrado nesta ATPC realmente é muito emocionante, embora não concorde com essa referencia toda ao mestre, tudo bem que é outra cultura, enfim. Esse vídeo me emocionou pois me vi nele, dando bronca, ajudando, estando próximo, fazendo eles me odiar algumas vezes, mas ao final, depois de anos de trabalho, o reconhecimento deles após formados, isso é gratificante...abraço a todos. Profº Arnaldo Santana

    ResponderExcluir
  10. Lindo vídeo. Mostra realmente que o professor faz muito mais do que seu dever de ensinar, hoje fazemos papel de psicólogos,pais e amigos. Profª Edlaine

    ResponderExcluir
  11. Respeito é algo difícil nos dias de hoje. Os jovens não andam respeitando seus familiares e muito menos seus professores. São valores que, infelizmente, estão perdendo. Alguns, com o passar dos anos, e a maturidade, acabam mudando o ponto de vista e reconhecendo o trabalho dos professores.
    Carolina Villa

    ResponderExcluir