quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Boas práticas levam a boas práticas ...





Sair de casa com o objetivo de fazer uma boa ação todos os dias...isso é ser PROFESSOR !!!!!



18 comentários:

  1. Boas maneiras, cooperação e benevolência devem ser virtudes não só do professor, mas de todas as pessoas. No mundo conturbado em que vivemos pouco observamos isso, ou ainda se quer praticamos, já que somos envolvidos pela correria e até medo de nos aproximarmos de alguém. Porém, se dermos o primeiro passo, logo haverá resposta de nossos semelhantes. Em nossa profissão também devemos praticar tais virtudes a todo instante, mesmo porque contribuimos para a formação da cidadania, e em primeiro lugar temos de promover valores humanos básicos ou sem eles o convívio social torna-se intolerável.
    Em minhas aulas, procuro conversar com os alunos sobre tais valores como os bons costumes, respeito, dignidade, caridade, e amor para com o próximo, gerando o efeito bumerangue mostrado no vídeo...porque o que se planta, colhe-se e, hoje em dia, compartilha-se!
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Boas maneiras fazem parte do diagnóstico EDUCAÇÃO, a grosseria, a falta de "fazer ao outro aquilo que queremos que o outro nos faça", fere simplesmente a Lei de Causa e Efeito contida natureza e dentro de cada um de nós. Os sofrimentos, as coisas que dão erradas para nós nos mostram a todo instante que estamos indo contra essa Lei e nos fazem voltar atarás e refletir na melhor maneira de pensar, agir, falar de tal forma a surtir bom efeito nas nossas vidas e nos demais. Dentro deste sistema as boas maneiras são primordais para o sucesso do bem viver. Isso, principalmente, nas salas de aula, qualquer ambiente de trabalho, família, amizades, vias públicas etc.é o caminho da Paz que tanto almejamos. Profa. Gisélia

    ResponderExcluir
  3. Penso que a dinâmica do dia infelizmente, as vezes nos faz cometer falhas quanto a cordialidade, amor ao próximo e solidariedade, estas atitudes são essenciais na vida de qualquer ser humano. E quando estas estão inseridas na nossa rotina as pessoas que nos cercam são "contagiadas" como citado pela professora acima é a lei da causa e efeito. Prof. Edlaine

    ResponderExcluir
  4. Sair de casa com o objetivo de fazer uma boa ação todos os dias..isso é solidariedade, é um ato de bondade com o próximo ,é um respeito mútuo. Claro que o professor é uma peça muito importante, pois através de exemplos de solidariedade, respeito, confiança, educação, etc,, ele desperta no educando estas praticas. E consegue dar uma parcela de contribuição na formação deste individuo. Mas sabemos que ele não é o único nesta participação, pois isto vem de exemplos de casa, da família, da escola, da sociedade, e sabemos também, que não é a maioria. Pratiquemos mais... quem pratica o ato de ser solidário, não ajuda apenas o próximo, mas ajuda a si mesmo, passam a entender as dificuldades e conseguem enfrentá-las de uma maneira diferente, se tornam pessoas mais felizes e realizadas, e sabem encontrar o verdadeiro sentido da vida. Vamos transformar vidas, vamos contagiar e, juntos, podemos construir um mundo mais justo para todos.
    Profª Katia Regina

    ResponderExcluir
  5. Acredito que para o professor as atitudes de aproximação são essenciais para o dia a dia no convívio escolar.
    De todas as maneiras, tanto no social quanto no pedagógico as interações com cordialidade e aproximação são sempre construtivas.
    O alunado responde muito melhor quando o professor é solidário e amigável.
    Prof. Dani

    ResponderExcluir
  6. Fazer o bem sem o olhar a quem. Fazer o bem é uma virtude. Fazer o bem nos dias de hoje parece até raridade, como no vídeo há olhares de surpresa quando recebem uma bondade. Deveria ser algo normal. Na rotina escolar, o professor acaba sendo um espelho para muitos alunos, devemos mostrar boas ações para que os alunos a desenvolvam em suas vidas também. O professor é um dos fatores que contribuem para a formação do ser humano, precisa ter comprometimento e se portar da mesma maneira que se espera dos alunos.
    "O Educador é um humano e, como tal é construtor de si mesmo e da história através da ação, sofre as influências do meio em que vive e com elas se autoconstrói" (Luckesi (1992)

    Carolina Villa

    ResponderExcluir
  7. Gentileza gera gentileza. A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Através de pequenos gestos como ceder o assento no ônibus para idosos, gravidas, deficientes até doar seu tempo para ouvir uma pessoa nem que seja por um minuto são atos que devemos ter em nosso dia a dia e que podem transformar a vida do próximo. E é assim na sala de aula com os alunos, com os colegas de trabalho em todos os seguimentos. É assim que vamos contribuindo com a construção do outro, é através de nossos atos. Bom dia!

    ResponderExcluir
  8. O vídeo mostrado na ATPC de hoje nos faz pensar que a gentileza e a ajuda ao próximo são atitudes repetidas todos os dias por nós professores. Devemos sempre lembrar que, assim como no vídeo, nossas boas atitudes em sala de aula para com nossos alunos serão repetidas e servirão de exemplo para eles.Prof. Arnaldo Santana

    ResponderExcluir
  9. Disseminar o bem vai sempre gerar o bem, contudo, o que observamos no nosso dia a dia é justamente o contrário, muita violência, corrupção generalizada e todos tentando levar vantagem sobre o outro, isso, sem medir as consequências nefastas à sociedade como um todo.
    Importante que tenhamos uma concepção do quão bem se faz em propagar as voas maneiras, a cidadania, a educação.
    É isso.
    SIDNEI

    ResponderExcluir
  10. Prof. MARCOS DUARTE
    Mesmo antes de me tornar professor, sempre tive a orientação e o exemplo do meu pai, uma pessoa generosa e fraterna e sempre agi dessa maneira, mais ainda hoje, quando investido na condição de servir de exemplo e espelho para jovens cada vez mais distanciados da gentileza e solidariedade, sempre tive uma atitude positiva e alto astral em sala de aula, assim como sempre interagi com bom humor e no auxílio do que for possível, mantendo uma atitude solidária dentro e fora da escola
    Prof. MARCOS DUARTE,

    ResponderExcluir
  11. Realmente, levamos uma vida muito agitada. Com muita correria, com muitos compromissos, com muitos problemas a serem resolvidos, que até esquecemos que na maioria das vezes, não praticamos a gentileza. O vídeo me fez fazer uma alta reflexão sem querer, e me levou a pensar que deveríamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar a praticar a gentileza, já que a gentileza deveria ser a essência do ser humano.... Excelente vídeo reflexivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentilezas e pequenos gestos sao próprios do funcionário público, principalmente do Professor que deve servir como exemplo para as pessoas, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho. Somos iguais que os artistas, podemos ter muitos problemas particulares, mas no "palco" devemos sorrir. Walter

      Excluir
  12. Se no nosso cotidiano acontecesse igual ao vídeo não veríamos tantas desgraças e coisas ruins na tv ou no jornal. As pessoas hoje em dia são mesquinhas e maldosas. Infelizmente essa cordialidade se perdeu no momento em que "perdemos" a família. Eu como Professora tento ser o mais cordial possível, mas confesso que as vezes esqueço.

    ResponderExcluir
  13. Nós Professores devemos iniciar essa corrente de gentilezas, mas precisamos que a família inicie o hábito de bons costumes para que haja boas ações. "Gentileza gera gentileza". Não devemos deixar que a correria acabe com a cordialidade no dia a dia. Luciana

    ResponderExcluir
  14. Ao ver o vídeo recordei-me de um filme - Corrente do Bem - e de uma musica de John Lenonn - imagine - veio-me a nostalgia utópica de um mundo totalmente diferente deste tão caótico e nebuloso que vivemos no nosso dia a dia. Um mundo diferente, relações diferentes talvez este seja o grande desafio de todos os educadores fazer com que sua prática seja agora o que se almeja no futuro. Rubem Alves usa uma expressão que se encaixa neste momento nostálgico "o presente esta grávido de esperança" e aqui ficamos nós na labuta da educação gritando e implorando para o mundo que o caminho tem que ser outro e que é possível chegar a momento em que todos vivamos em paz.

    ResponderExcluir
  15. A gentileza começa a partir do momento que você acorda,agradecendo a boa noite bem dormida,segundo sorrir faz bem dar um bom dia de coração não por obrigação,que a maioria das vezes é por obrigação.Fazer algo por alguém sem nada em troca é difícil. Pensamos no amanhã.Algum estranho pode fazer algo por você.

    ResponderExcluir
  16. Discutir a cultura afro-brasileira é nas escola é importante para que elas percebam que o quanto é preciso conhecer a história para entender o presente e pensar o futuro. Estou de acordo com essa afirmação, porém, acredito que futuramente os povos cresçam e essa temática seja do passado. Vamos ver além das aparências o ser humano, compreendendo a finalidade da vida, seu começo, meio e fim. Principalmente o fim onde todos os corpos morrem e as cores também.
    Entretanto, respeito a reflexão sobre a consciência negra atual e acredito que os conteúdos devam ser incluídos no currículo escolar mostrando a história afro-brasileira, sua belezas, lutas e contribuições para a sociedade. Há muita contribuição que ajuda o professor neste quesito em textos literários que sensibiliza o aluno para pela cultura africana. Mas, de coração, não vejo necessidade de ressaltar o assunto "cor de pele" ... me parece que volta às mentes um preconceito antigo que os povos ja não querem mais ter.... não acredito que seja um bom ter um dia para pensar em negros como se não fossem humanos ..... é difícil acreditar que homens e mulheres façam essa distinção com cor de pele. Fora da maturidade do intelecto, da civilização que é nossa meta. Prfa. Gisélia.

    ResponderExcluir