quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ENSINAR OU INSPIRAR ?????


Só é possível chegar se você partir ......




15 comentários:

  1. Ótima entrevista com o Professor Pachecão: agradável e muito instrutiva. O Professor conseguiu expressar de forma clara e apaixonante o que é ser Mestre, através de suas experiências de vida, descrevendo sua trajetória profissional resultante das adversidades enfrentadas, mas que muito contribuiram para o seu sucesso no magistério.
    Realmente ser um bom profissional, quer seja nessa ou em qualquer outra profissão, é antes de tudo estar apaixonado pela vida, tirando proveito máximo das dificuldades para externalizar todo talento e capacidade criadora, como ele diz, a hora da explosão é o maior momento de inspiração, aliando as necessidades com as experiências vividas e o objetivo desejável, aqui, em questão,o aprender para ensinar, porque só podemos doar conhecimento, sabedoria, confiança, se o nosso interior estiver nessa simbiose. Parabéns ao Professor Pachecão !
    Jacqueline

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  2. Pachecão é o precursor do estilo “aula-show”, que mudou sobre maneira o processo de ensino no Brasil. Atualmente faz outros tipos de palestras focando outros tipos de profissão que é muito interessante . Mas acho ele brilhante no que faz ele é o CARA.
    Andréa

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  4. Professor Pachecão é sinônimo de alegria, criatividade e irreverência.Achei muito interessante a metodologia que ele usa, sem contar a sua historia de vida . Pachecão é adorado e admirado por alunos e amigos.Realmente ele faz do lecionar uma arte, cativando todos os alunos. Espero poder sempre ter essa motivação e satisfação pelo dom de ensinar, e que esse brilho nunca se acabe.
    Prof. Dani


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  5. Interessante o depoimento do professor sobre as muitas experiências pelas quais ele passou e também sua visão realista sobre a escola. O que realmente importa ao aluno é que o professor o inspire para procurar, aprender...É que a escola deve sinalizar, inspirar para que o aluno ande sozinho.

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  6. São depoimentos como o desse professor que me fazem ter esperança de mesmo aquele aluno que parece não estar interessado em aprender tem um futuro, que pode ser brilhante ou não, mas ter um futuro sim. E tenho ao longo da minha carreira conhecimento de alunos que eram muito tímidos, que não participavam das aulas, não faziam atividade e hoje tem uma profissão ou tem um bom emprego. Quando ensinar ou estimular, na minha opinião fazemos os dois, estimulamos e ensinamos, e assim o aluno vai tomando seu caminho na sociedade.

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  7. Ótimo o depoimento do professor, que eu não conhecia. As historias que temos para contar são sempre importantes para inspirar as pessoas e principalmente alunos. Acredito que devemos reservar alguns momentos para contar nossas histórias para os nossos alunos eles também aprendem, como aprendemos agora com o depoimento do Prof. Pachecão, final de ano é um bom momento. Abraços a todos. Prof. Arnaldo Santana.

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  8. Interessante o depoimento do professor que de outra sorte, pode se confundir com a realidade de muitos outros profissionais. Trata-se de uma trajetória bonita e apaixonante que resgata o verdadeiro sentido de ser professor, de compactuar com o desejo de transmitir e adquirir conhecimentos. Enfim, uma linda história de vida que serve de inspiração para continuarmos nossa árdua batalha na área educacional.
    É isso.
    SIDNEI

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  9. Prof. MARCOS DUARTE
    Me identifiquei com a entrevista do Prof. Pachecão, pois minha carreira no magistério tem sido feita mais ou menos da mesma maneira que foi a dele, pois vivenciei experiências diversas em todas as escolas que lecionei, inclusive na rede particular e no Ensino Superior. Na periferia de Santos, mais precisamente na Zona Noroeste, foi necessário um tremendo ajuste na forma de interagir com um alunado difícil e avesso a tudo aquilo que não expressava a realidade das suas comunidades ou grupo. Não foi fácil, as condições das escolas, os horários, as diferentes experiências e projetos tentados e que não deram certo. Enfim a vivência do Prof. Pachecão retrata as experiências vividas pela maioria dos professores veteranos da rede, pois só permaneceram no ofício pelo fato de gostarem do que fazem, contra tudo e contra todos.
    Prof. MARCOS DUARTE

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  10. Exemplos de vida, experiência e virada de mesa, sempre que se depara com situações problemas. O Prof. deixa claro que a luta diária nunca deve ser abandonada, por detrás disso está uma grande fé na vida, nas pessoas, nos alunos e em si mesmo. Essas esperança que move e estimula vários professores que vejo saírem de suas salas de aulas cansados, descabelados, frustrados, muitas vezes irritados, mas nunca desistindo da grande tarefa do educar e educar-se. Eu chamo tudo isso também de Humildade. Profa. Gisélia.

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  11. No final, ensinar e inspirar, são a mesma coisa. Quando inspiramos um aluno, o gosto de aprender aumenta. As nossas experiências são importantes, sejam boas ou ruins. É gratificante ver um aluno repetindo algo que foi dito ou feito pelo professor. As condições nem sempre ajudam, mas devemos ser perseverante. Quando gostamos da profissão, seja ela qual for, lutamos até alcançar nossas metas.
    Luciana (Física)

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  12. Gosto de ver e ouvir as historia do professor Pachecão, ele pega a sua profissão e seu talento, e transforma e surpreende as pessoas. Ele inovou o jeito de ensinar e aprender.
    É agradável ver bons exemplos, e exemplos positivos que o Professor Pachecão oferece. O Professor Pachecão tem criatividade, entusiasmo, e com isso consegue conquistar o alunado, coisa que não é fácil, pois o alunado é inquieto, ansioso, já que é próprio da juventude, principalmente com os celulares de última geração nas mãos.
    Prof. Fábio Corrêa.

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  13. O professor tem uma visão legal do que é ser professor e demonstra que faz o que realmente gosta. É bom ver esse entusiasmo dele!! Prof. Edlaine

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  14. Existe a idéia de que quanto mais conhecimento possuímos mais conseguimos transmitir aos nossos alunos. Eu acredito que não podemos ensinar nada aos nossos alunos. Que a aprendizagem não assenta na exposição de conhecimento teórico ou de uma quantidade grande de movimentos e formas que os mantenham ocupados e como tal presentes nas nossas aulas. Porque se o saber não ocupa lugar ocupa de certo tempo que poderia ser utilizado noutro sentido de forma mais criativa e construtiva, por quem aprende e por quem ensina. Ensinar torna-se assim um ato criativo de quem dá e de quem recebe. E em vez de dizer “eu ensino” posso dizer “eu inspiro” e penso que as aplicações de inspirar alguém são muito mais vastas que ensinar. A curta, médio e longo prazo. Assim como o prof. Pachecão.
    Profª Katia Regina - Historia

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  15. Acredito que nós Professores devemos fazer as 2 coisas ensinar o conteúdo, ensinar sobre a vida, mas também inspirar para que eles (os alunos) possam ser maiores e melhores em tudo o que eles fizerem...o céu é o limite, devemos dar asas para que eles voem alto e corram atrás de seus sonhos e isso só será possível se eles se capacitarem e correrem atrás do que querem.

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