Espaço dedicado para troca de informações entre a Equipe Gestora da EE Marquês de São Vicente e a comunidade escolar
quarta-feira, 11 de março de 2015
Embora exista um direcionamento à universidade, professor será sempre professor, seja no Município, Estado ou no Particular .
E para você, qual a postura ideal do professor ?????????
Após assistir o vídeo, não posso afirmar que haja uma "postura ideal" do professor. Para mim, um bom professor é aquele que consegue aproximar-se do aluno, colocar-se em seu lugar e tenta entender sua forma de ser , pensar e agir em determinada circunstância, pois cada ser humano é único, e cada momento também. Em sala de aula, procuro conversar com todos para sondar seus interesses, aptidões, experiências, tristezas e alegrias e, através dessa análise, mesmo que superficial, tento aplicá-la ao conhecimento e tema proposto, obtendo diferentes e até surpreendentes resultados nessa relação de reciprocidade que é muito valiosa para mim. Concordo com Cortella quando afirma que devemos despojar-nos de valores pré-estabelecidos, ignorando "o novo, o diferente, o correto, o aceito ou o bom", pois não somos detentores da verdade absoluta, mas sim do conhecimento, da experiência e da construção das relações humanas, nas quais somos especialistas! Assim, afirmo que a postura ideal do professor é aquela que propicia um agregação de valores evolutivos para ambos. Jacqueline
Concordo com as palavras da minha colega de trabalho Jacqueline, que não há uma postura ideal para os Professores, essa é uma profissão que envolve amor, onde devemos nos colocar no lugar do outro, tentar saber o que se passa, a origem de cada um...são informações que mudam muito, pois a receptividade e devolutiva muda de escola para escola, então não há uma receita de bolo, mas lógico que há atos que devemos tomar cuidado, palavras que não devem ser usadas e assim por diante. Prof. Tatiana Cascaes
Acredito que a postura adotada pelo professor em sala de aula seja muito pessoal. Penso que não há de fato uma postura ideal a ser tomada. Cada profissional da educação deve focar em seu trabalho, fazendo das suas aulas momentos agradáveis e de muito aprendizado. O professor deve procurar conhecer e se aproximar mais dos alunos, tornando o convívio mais fácil , criando assim uma ponte que facilitará todo o processo de aprendizagem dos educandos. Professora Daniela Fróes
Também considero que não exista uma fórmula fechada para ditar a postura ideal do professor. Cada classe exige uma determinada postura adequada à sua realidade e necessidade. Todavia, o bom senso e o comprometimento com a aprendizagem dos alunos devem nortear tais escolhas.
Em minha opinião as atitudes e posturas dos professores em sala de aula podem contribuir tanto para o sucesso quanto para o fracasso escolar dos alunos. A postura do professor é um desafio, não importa onde ou quando. O professor atual deve questionar-se, atualizar-se, reinventar-se, e ir em busca de caminhos desconhecidos, nunca explorados, abrindo novas trilhas. Essa experiência de vida pode ser prazerosamente compartilhada com os alunos, sendo o maior legado que o professor pode deixar aos mesmos, que assimilarão suas valiosas lições, não encontradas em livros ou outras fontes similares. Não basta apenas passar informação, deve-se também fazer com que os alunos sejam participativos, criativos e que se sintam a vontade para exporem suas dúvidas, suas idéias. Podemos fazer isso através da inclusão, carisma, solidariedade, comunicação, dedicação, preparação e colocando-nos no lugar desses alunos. Prof. Carlos Augusto Balula Moraes.
Em minha opinião as atitudes e posturas dos professores em sala de aula podem contribuir tanto para o sucesso quanto para o fracasso escolar dos alunos. A postura do professor é um desafio, não importa onde ou quando. O professor atual deve questionar-se, atualizar-se, reinventar-se, e ir em busca de caminhos desconhecidos, nunca explorados, abrindo novas trilhas. Essa experiência de vida pode ser prazerosamente compartilhada com os alunos, sendo o maior legado que o professor pode deixar aos mesmos, que assimilarão suas valiosas lições, não encontradas em livros ou outras fontes similares. Não basta apenas passar informação, deve-se também fazer com que os alunos sejam participativos, criativos e que se sintam a vontade para exporem suas dúvidas, suas idéias. Podemos fazer isso através da inclusão, carisma, solidariedade, comunicação, dedicação, preparação e colocando-nos no lugar desses alunos. Prof. Carlos Augusto Balula Moraes.
A postura ideal do professor em minha opinião, deve ser a do amigo, participativo, que busca o conhecimento de acordo com as experiências de seu alunado. O professor não deve ser absoluto, precisa oportunizar os momentos de questionamento e interagir com a razão, introduzindo os conteúdos num processo de construtivismo, baseado em fundamentação lógica e interativa. O processo de ensino aprendizagem deve permitir todas as possibilidades de participação, sem contudo abrir mão da disciplina, vez que, o alunado se permite aprender mais quando há respeito mútuo entre ele o professor e o ambiente de sala de aula. Enfim, o professor ideal é aquele que divide as responsabilidades do aprendizado, não é único em seu saber e se desvincula dos métodos tradicionais de avaliação para construir o saber à partir do conhecimento do alunado. É isso. PROF. SIDNEI
Prof. MARCOS DUARTE Acho que a postura ideal do professor é aquela em que passe seriedade e no entanto abra um canal de comunicação com os jovens, pois as formas de se lidar com cada turma mudam de acordo com as mudanças que vão ocorrendo com a sociedade. Quando o aluno se identifica com o professor e com o seu jeito de passar conhecimentos, 50% do caminho já foi realizado. Marcos Duarte
Concordo com a profª Celi, cada classe exige uma postura diferente do profº. Mostrar que assim como os alunos, nós também temos responsabilidades, direitos e deveres, mas sem deixar nos igualar a eles. Estar sempre atualizado, organizado, gostar do que faz, aulas participativas, interessantes. Profª Débora
Após ler a questão proposta deste ATPC e refletir sobre ela, vislumbrei uma infinidades de posturas que, durante minha vida docente, tive o privilégio e o desprazer de conhecer, também passei pela visualização de minha própria postura diante de colegas e educandos e coloquei-me uma questão, será mesmo que há uma postura ideal de professor. Como se segue o julgamento de qual é a postura ideal, podemos aqui citar mil posturas ditas ideais, mas estas são ideais para quem? Como trabalhamos com idades que estão em formação, acredito que, nossos alunos aprendem (quando querem) com qualquer postura, salvo atos de violência, a postura "ideal" é aquela que você professor, acredita estar certa e não aquela que te dizem. Prof. Arnaldo
O professor hoje pode e deve se adequar a realidade do aluno, nossos jovens sao diferentes em tudo de 20 anos atrás, em sonhos, em esperanças, em expectativas. E a postura do mestre é importante, nao só dentro como fora da sala de aula. Apesar da desvalorizaçao da nossa profissao, temos que nos empenhar e acreditar num futuro melhor. Portanto, cursos, palestras e formaçao em serviço, iriam cair bem. Walter
A postura de alguém que persevera. Não desiste. Ensina e aprende todo dia. Que convence e se deixa convencer. Tenta se adequar e se modificar pois não somos os donos da verdade. Que ainda acredita na sua profissão como um instrumento de mudança social.
Não acredito em fórmulas prontas ideais para a educação, principalmente porque nós educadores buscamos respeitar as particularidades dos nossos alunados,porém se houver um trabalho de conscientização envolvendo todos os agentes da escola, juntos construiremos um ambiente de respeito e solidariedade. Essa reciprocidade ajudará o educador a repensar a sua prática pedagógica, os desafios com as adversidades e principalmente a busca pelo conhecimento e uma postura adequada a realidade dos alunos. Denise.
A postura do professor é um grande desafio para todos nós, “educadores de chão de escola”. Nós que lidamos direta e cotidianamente com alunos da educação básica. É um desafio, repetimos, devido às mazelas sócio-cultural-econômicas de nosso país. Um país onde ainda impera a cultura colonialista da rapinagem, herdada da tradição ibero-católica-absolutista. O cidadão médio brasileiro pauta suas relações sociais pela Lei de Gerson: “Brasileiro é esperto e gosta de levar vantagem em tudo!” – indigência mental marcante em nossa sociedade decadente. Diante desta perspectiva pouco animadora, cabe ao professor enfrentar as grandes questões humanas como a democracia, sem descuidar dos conteúdos específicos. Acreditar, divulgar e praticar os valores republicanos deve ser a postura do educador. James
Cada professor atua com sua própria orientação e princípios em sala de aula, pois em cada turma agimos de acordo com nossa propria bagagem cultural para ensinar os grupos e alunos de acordo com suas demandas específicas. Por isso, a gestão da sala de aula e a postura do professor partem não de um modelo idealizado pela direção ou coordenação da escola, mas sim da disposição do docente para organizar suas aulas. Por exemplo, se eu planejo uma sequência didática em que a dinâmica foge da tradição idealizada dos alunos sentando um atrás do outro, "olhando o tempo todo para o pescocinho do outro", isto significa que estou organizando aquelas aulas de maneira a avaliar a dinâmica do aluno em um contexto diverso na minha disciplina. Signigica também ompoder de ter a gestão da sala de aula em suas mãos! Ou seja, quando o professor assume o objetivo de ensinar, ele organiza suas aulas para tal meta.
Cada professor atua com sua própria orientação e princípios em sala de aula, pois em cada turma agimos de acordo com nossa propria bagagem cultural para ensinar os grupos e alunos de acordo com suas demandas específicas. Por isso, a gestão da sala de aula e a postura do professor partem não de um modelo idealizado pela direção ou coordenação da escola, mas sim da disposição do docente para organizar suas aulas. Por exemplo, se eu planejo uma sequência didática em que a dinâmica foge da tradição idealizada dos alunos sentando um atrás do outro, "olhando o tempo todo para o pescocinho do outro", isto significa que estou organizando aquelas aulas de maneira a avaliar a dinâmica do aluno em um contexto diverso na minha disciplina. Signigica também ompoder de ter a gestão da sala de aula em suas mãos! Ou seja, quando o professor assume o objetivo de ensinar, ele organiza suas aulas para tal meta.
Seria um bom relacionamento entre professor e aluno,mas na pratica não é bem assim que funciona.Que ambos saibam ouvir,falar argumentar para que possa chegar a um consenso.Em cada sala o professor acaba tomando outra atitude,para que possa dar continuidade no conteúdo programada.
Após assistir o vídeo, não posso afirmar que haja uma "postura ideal" do professor.
ResponderExcluirPara mim, um bom professor é aquele que consegue aproximar-se do aluno, colocar-se em seu lugar e tenta entender sua forma de ser , pensar e agir em determinada circunstância, pois cada ser humano é único, e cada momento também.
Em sala de aula, procuro conversar com todos para sondar seus interesses, aptidões, experiências, tristezas e alegrias e, através dessa análise, mesmo que superficial, tento aplicá-la ao conhecimento e tema proposto, obtendo diferentes e até surpreendentes resultados nessa relação de reciprocidade que é muito valiosa para mim.
Concordo com Cortella quando afirma que devemos despojar-nos de valores pré-estabelecidos, ignorando "o novo, o diferente, o correto, o aceito ou o bom", pois não somos detentores da verdade absoluta, mas sim do conhecimento, da experiência e da construção das relações humanas, nas quais somos especialistas!
Assim, afirmo que a postura ideal do professor é aquela que propicia um agregação de valores evolutivos para ambos.
Jacqueline
Concordo com as palavras da minha colega de trabalho Jacqueline, que não há uma postura ideal para os Professores, essa é uma profissão que envolve amor, onde devemos nos colocar no lugar do outro, tentar saber o que se passa, a origem de cada um...são informações que mudam muito, pois a receptividade e devolutiva muda de escola para escola, então não há uma receita de bolo, mas lógico que há atos que devemos tomar cuidado, palavras que não devem ser usadas e assim por diante.
ResponderExcluirProf. Tatiana Cascaes
Acredito que a postura adotada pelo professor em sala de aula seja muito pessoal. Penso que não há de fato uma postura ideal a ser tomada.
ResponderExcluirCada profissional da educação deve focar em seu trabalho, fazendo das suas aulas momentos agradáveis e de muito aprendizado.
O professor deve procurar conhecer e se aproximar mais dos alunos, tornando o convívio mais fácil , criando assim uma ponte que facilitará todo o processo de aprendizagem dos educandos.
Professora Daniela Fróes
Também considero que não exista uma fórmula fechada para ditar a postura ideal do professor. Cada classe exige uma determinada postura adequada à sua realidade e necessidade. Todavia, o bom senso e o comprometimento com a aprendizagem dos alunos devem nortear tais escolhas.
ResponderExcluirEm minha opinião as atitudes e posturas dos professores em sala de aula podem contribuir tanto para o sucesso quanto para o fracasso escolar dos alunos.
ResponderExcluirA postura do professor é um desafio, não importa onde ou quando.
O professor atual deve questionar-se, atualizar-se, reinventar-se, e ir em busca de caminhos desconhecidos, nunca explorados, abrindo novas trilhas. Essa experiência de vida pode ser prazerosamente compartilhada com os alunos, sendo o maior legado que o professor pode deixar aos mesmos, que assimilarão suas valiosas lições, não encontradas em livros ou outras fontes similares.
Não basta apenas passar informação, deve-se também fazer com que os alunos sejam participativos, criativos e que se sintam a vontade para exporem suas dúvidas, suas idéias. Podemos fazer isso através da inclusão, carisma, solidariedade, comunicação, dedicação, preparação e colocando-nos no lugar desses alunos.
Prof. Carlos Augusto Balula Moraes.
Em minha opinião as atitudes e posturas dos professores em sala de aula podem contribuir tanto para o sucesso quanto para o fracasso escolar dos alunos.
ResponderExcluirA postura do professor é um desafio, não importa onde ou quando.
O professor atual deve questionar-se, atualizar-se, reinventar-se, e ir em busca de caminhos desconhecidos, nunca explorados, abrindo novas trilhas. Essa experiência de vida pode ser prazerosamente compartilhada com os alunos, sendo o maior legado que o professor pode deixar aos mesmos, que assimilarão suas valiosas lições, não encontradas em livros ou outras fontes similares.
Não basta apenas passar informação, deve-se também fazer com que os alunos sejam participativos, criativos e que se sintam a vontade para exporem suas dúvidas, suas idéias. Podemos fazer isso através da inclusão, carisma, solidariedade, comunicação, dedicação, preparação e colocando-nos no lugar desses alunos.
Prof. Carlos Augusto Balula Moraes.
A postura ideal do professor em minha opinião, deve ser a do amigo, participativo, que busca o conhecimento de acordo com as experiências de seu alunado. O professor não deve ser absoluto, precisa oportunizar os momentos de questionamento e interagir com a razão, introduzindo os conteúdos num processo de construtivismo, baseado em fundamentação lógica e interativa. O processo de ensino aprendizagem deve permitir todas as possibilidades de participação, sem contudo abrir mão da disciplina, vez que, o alunado se permite aprender mais quando há respeito mútuo entre ele o professor e o ambiente de sala de aula. Enfim, o professor ideal é aquele que divide as responsabilidades do aprendizado, não é único em seu saber e se desvincula dos métodos tradicionais de avaliação para construir o saber à partir do conhecimento do alunado. É isso.
ResponderExcluirPROF. SIDNEI
Prof. MARCOS DUARTE
ResponderExcluirAcho que a postura ideal do professor é aquela em que passe seriedade e no entanto abra um canal de comunicação com os jovens, pois as formas de se lidar com cada turma mudam de acordo com as mudanças que vão ocorrendo com a sociedade. Quando o aluno se identifica com o professor e com o seu jeito de passar conhecimentos, 50% do caminho já foi realizado.
Marcos Duarte
Concordo com a profª Celi, cada classe exige uma postura diferente do profº. Mostrar que assim como os alunos, nós também temos responsabilidades, direitos e deveres, mas sem deixar nos igualar a eles. Estar sempre atualizado, organizado, gostar do que faz, aulas participativas, interessantes. Profª Débora
ResponderExcluirApós ler a questão proposta deste ATPC e refletir sobre ela, vislumbrei uma infinidades de posturas que, durante minha vida docente, tive o privilégio e o desprazer de conhecer, também passei pela visualização de minha própria postura diante de colegas e educandos e coloquei-me uma questão, será mesmo que há uma postura ideal de professor. Como se segue o julgamento de qual é a postura ideal, podemos aqui citar mil posturas ditas ideais, mas estas são ideais para quem? Como trabalhamos com idades que estão em formação, acredito que, nossos alunos aprendem (quando querem) com qualquer postura, salvo atos de violência, a postura "ideal" é aquela que você professor, acredita estar certa e não aquela que te dizem. Prof. Arnaldo
ResponderExcluirO professor hoje pode e deve se adequar a realidade do aluno, nossos jovens sao diferentes em tudo de 20 anos atrás, em sonhos, em esperanças, em expectativas. E a postura do mestre é importante, nao só dentro como fora da sala de aula. Apesar da desvalorizaçao da nossa profissao, temos que nos empenhar e acreditar num futuro melhor. Portanto, cursos, palestras e formaçao em serviço, iriam cair bem. Walter
ResponderExcluirA postura de alguém que persevera. Não desiste.
ResponderExcluirEnsina e aprende todo dia. Que convence e se deixa convencer.
Tenta se adequar e se modificar pois não somos os donos da verdade.
Que ainda acredita na sua profissão como um instrumento de mudança social.
Maria Alcedina
Não acredito em fórmulas prontas ideais para a educação, principalmente porque nós educadores buscamos respeitar as particularidades dos nossos alunados,porém se houver um trabalho de conscientização envolvendo todos os agentes da escola, juntos construiremos um ambiente de respeito e solidariedade. Essa reciprocidade ajudará o educador a repensar a sua prática pedagógica, os desafios com as adversidades e principalmente a busca pelo conhecimento e uma postura adequada a realidade dos alunos.
ExcluirDenise.
A postura do professor é um grande desafio para todos nós, “educadores de chão de escola”. Nós que lidamos direta e cotidianamente com alunos da educação básica. É um desafio, repetimos, devido às mazelas sócio-cultural-econômicas de nosso país. Um país onde ainda impera a cultura colonialista da rapinagem, herdada da tradição ibero-católica-absolutista. O cidadão médio brasileiro pauta suas relações sociais pela Lei de Gerson: “Brasileiro é esperto e gosta de levar vantagem em tudo!” – indigência mental marcante em nossa sociedade decadente. Diante desta perspectiva pouco animadora, cabe ao professor enfrentar as grandes questões humanas como a democracia, sem descuidar dos conteúdos específicos. Acreditar, divulgar e praticar os valores republicanos deve ser a postura do educador.
ResponderExcluirJames
Cada professor atua com sua própria orientação e princípios em sala de aula, pois em cada turma agimos de acordo com nossa propria bagagem cultural para ensinar os grupos e alunos de acordo com suas demandas específicas. Por isso, a gestão da sala de aula e a postura do professor partem não de um modelo idealizado pela direção ou coordenação da escola, mas sim da disposição do docente para organizar suas aulas. Por exemplo, se eu planejo uma sequência didática em que a dinâmica foge da tradição idealizada dos alunos sentando um atrás do outro, "olhando o tempo todo para o pescocinho do outro", isto significa que estou organizando aquelas aulas de maneira a avaliar a dinâmica do aluno em um contexto diverso na minha disciplina. Signigica também ompoder de ter a gestão da sala de aula em suas mãos! Ou seja, quando o professor assume o objetivo de ensinar, ele organiza suas aulas para tal meta.
ResponderExcluirCada professor atua com sua própria orientação e princípios em sala de aula, pois em cada turma agimos de acordo com nossa propria bagagem cultural para ensinar os grupos e alunos de acordo com suas demandas específicas. Por isso, a gestão da sala de aula e a postura do professor partem não de um modelo idealizado pela direção ou coordenação da escola, mas sim da disposição do docente para organizar suas aulas. Por exemplo, se eu planejo uma sequência didática em que a dinâmica foge da tradição idealizada dos alunos sentando um atrás do outro, "olhando o tempo todo para o pescocinho do outro", isto significa que estou organizando aquelas aulas de maneira a avaliar a dinâmica do aluno em um contexto diverso na minha disciplina. Signigica também ompoder de ter a gestão da sala de aula em suas mãos! Ou seja, quando o professor assume o objetivo de ensinar, ele organiza suas aulas para tal meta.
ResponderExcluirSeria um bom relacionamento entre professor e aluno,mas na pratica não é bem assim que funciona.Que ambos saibam ouvir,falar argumentar para que possa chegar a um consenso.Em cada sala o professor acaba tomando outra atitude,para que possa dar continuidade no conteúdo programada.
ResponderExcluirAndréa