quarta-feira, 18 de março de 2015



VALE A PENA REFLETIR : PLANEJAR E REPLANEJAR  '" SEMPRE''

8 comentários:

  1. A personagem do vídeo, que até parece professora, mostra de forma caricata a postura de quem não pensa, não questiona, nem planeja suas ações, buscando alcançar um resultado a partir de um objetivo. Toda ação devolve uma reação, e se não houver foco em nossas atividades pedagógicas, nosso trabalho será árduo e inútil como o tricotar da personagem, o qual quase ceifou sua vida!
    Trabalhar bem é melhor que trabalhar muito porque será mais produtivo. Portanto, só alcançaremos nosso objetivo educacional se houver foco em nossas atividades didáticas, além de um bom relacionamento com alunos e colegas de trabalho.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Um ato impensado pode destruir toda uma ação que poderia até render bons frutos, por isso é preciso pensar e repensar em tudo que se pretende dentro de uma sala de aula. Os alunos mudam, o rendimento muda, nós mudamos por isso é necessário mudar.

    ResponderExcluir
  3. É necessário planejar o que se deseja fazer, pensando nos resultados que pretende alcançar. A falta de planejamento pode trazer resultados desastrosos. Ao planejar a ação, o trabalho será menos desgastante, mais proveitoso e eficaz.
    Carolina Martinez

    ResponderExcluir
  4. Acredito que todo educador deve de todas as maneiras estar preparado para entrar em sala de aula, lidar com todo o tipo de aluno com maneiras de agir e aprender diferente, é uma tarefa para poucos.
    Por isso, o professor deve estar muito bem preparado com suas atividades pedagógicas, e entregar uma aula agradável e proveitosa para seus alunos.
    O educador precisa ter conhecimento e utilizar didáticas para enfrentar as diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos.
    Professora Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planejar, replanejar, criar, recriar, utilizar varias ferramentas são ações que temos que ter para atingir nossos objetivos. Profª Débora

      Excluir
  5. O planejar é uma das facetas do raciocínio lógico. Quem não planeja com antecedência corre o risco de não atingir seus objetivos ou, até mesmo, não saber lidar com o sucesso se ele chega inesperadamente. O ato de planejar demanda alguns métodos sumamente importantes, como, por exemplo, estabelecer os objetivos, os caminhos para alcançá-los e, principalmente, o prazo para seu alcance. Planejar é antecipar-se aos eventos futuros não para prevê-los e sim para lidar com eles. Planejar não é adivinhação e sim usar as informações disponíveis e escrever sobre elas. Planejar é cuidar do que possui e dos desejos e necessidades futuros. Planejar é descobrir-se capaz de olhar amanhã sem medo, apesar de toda a imprevisibilidade.
    Quanto ao replanejar, é o momento que nos voltamos para nós mesmos, com a finalidade de avaliarmos as propostas do planejamento, se as ações dessas propostas foram eficazes ou não e, em função desse reconhecimento, traçarmos novas estratégias para sua otimização.
    James

    ResponderExcluir
  6. Para ensinar é preciso planejar com foco em um objetivo. Para nós professores, a tarefa do planejamento é diária e cada aula tem seu objetivo. O contrário disso seria o improviso, entrar em sala de aula e agir com a intuição apenas, tirar coelhos da cartola e isso não combina com a educação. Desta forma, cada professor atua com sua formação própria, com seus princípios, mas devemos nos ater a um objetivo maior que deve ser o da instituição escolar. Assim, há que se pensar no planejamento coletivo, sem o qual forma-se um grupo docente pouco coeso e sem afinação com a gestão escolar.

    ResponderExcluir
  7. O planejar,é tentar obter um resultado satisfatório no futuro que seu objetivo como educador seja alcançado, caso isso não ocorra, é preciso replanejar,corrigir suas falhas. Para poder chegar a um bom resultado.

    Andrea

    ResponderExcluir