terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pauta ATPC - 14/08/2013

Caros professores, 

Já imaginando o trabalho multimídia em sala de aula, através da introdução da Internet na escola, convidamos vocês a lerem o texto do link abaixo:

Trabalhar com blog na escola pode ser mais simples do que parece

Através dessa leitura poderão conhecer algumas inciativas para a criação e utilização da ferramenta BLOG, que ora utilizamos em nosso ATPC´s.

Gostaríamos de conhecer a opinião de todos a respeito da utilização dessa ferramenta, seus prós e contras, as dificuldades particulares e que tipo de auxílio que acreditam que necessitarão para poder implementar essa ferramenta em sala de aula.

Bom trabalho!

19 comentários:

  1. Sou totalmente a favor. Preparar aulas disponibilizando-as na tela de um computador é tudo de bom. Mas reconheço que preciso de suporte técnico, como o uso de ferramentas virtuais: papel quadriculado, transferidor, compasso, esquadro e desenhos que teatralizem a interpretação do problema Matemático apresentado. Não tenho interesse em utilizar aulas prontas de outros BLOGs. Essas aulas já são acessadas naturalmente, por alunos que desejam profundar seus conhecimentos.
    Profª: Simônia - Matemática

    ResponderExcluir
  2. Toda tecnologia é bem vinda para me auxiliar na prática educativa, porém preciso de ajuda quanto às postagens e dúvidas que ocorram no decorrer dessa adaptação. Espero que seja o melhor instrumento para a preparação e execução de minhas aulas, haja vista a necessidade de acompanhamento e aperfeiçoamento virtual em todos os setores na vida diária de todo cidadão comum hoje em dia..."Que delícia" estar conectado em tempo real o tempo todo, né?! . A penas é necessário ser estabelecido critérios em sua utilização para uma interação maior entre os temas, a interdisciplinaridade e e os objetivos a serem alcançados. Jacqueline

    ResponderExcluir
  3. Tenho consciência de que precisamos mudar, e se possível mudar para melhor !
    Tenho muitas dificuldades, e sei que estou adiando esta aprendizagem. Sei também que para que meus resultados profissionais atinjam o sucesso, necessito que meus alunos sejam mais centrados; porque sem foco não atingimos o objetivo.
    Tenho trabalhado com o meu sexto ano atividades diárias, que são incumbências domésticas. No início consegui êxito de quase 100%, mas com o decorrer dos dias o cumprimento das tarefas está declinando. Como solicitar que meu aluno consulte um blog e estude interagindo, se o mesmo não tem limites?
    Os limites nos fazem priorizar as informações e são necessários para a construção da aprendizagem.
    Estou caminhando, estou tentando ,tenho objetivos...o próximo passo será pedir ajuda, pois concordo com a inserção dos benefícios de um blog e a instalação de uma nova luta pelo sucesso escolar.

    Sueli Andreoli

    ResponderExcluir
  4. Tudo de bom, seria um suporte a mais para nossas atividades.
    Vamos precisar de suporte para isso.
    Estabelecer normas e critérios para os alunos.
    E Tempo para preparar os conteúdos, lembrando também que devemos deixar as aulas teóricas em primeiro plano, porque ja é difícil passar a matéria, imagina se a internet fosse liberada em sala de aula??! Então tem que pensar em tudooo
    Professora Regina Helena Sociologia/Filosofia

    Professora

    ResponderExcluir
  5. É uma ferramenta necessária para a educação, onde possibilita a integração de nossos alunos nos projetos digitais. Vem facilitar a aprendizagem.Para que haja resultados, devemos nos preparar em saber usar e como usar para benefício de todos.
    Professora Maria Tereza de Abreu

    ResponderExcluir
  6. Entendo que o blog é um recurso dinâmico para compartilhar nossas ações. Essa ferramenta pode ser muito útil para todos, não só para a equipe gestora, mas para os professores também, pois amplia muitas discussões de conteúdos trabalhados em sala de aula. Além do mais, o blog permite interagir com outros blogs, ou seja, as atividades de sala de aula recebem vários comentários na internet, atingindo todos do universo online. Bom, é o que eu penso!

    Prof. Fábio Corrêa.

    ResponderExcluir
  7. Sou a favor da utilização da tecnologia a favor da aprendizagem. Claro, não podemos nos furtar a essa realidade, porém algumas providências devem ser tomadas. Penso que os professores devem passar por uma capacitação para poder utilizar esses novos recursos com competência e segurança. Pelo que observei nos dois cursos que fiz pela SEE, há realmente a solicitação de construir um blog, porém é disponibilizado apenas um tutorial que deve ser seguido. O que acontece, então? Apenas quem já está familiarizado consegue realmente colocá-lo no ar. Parece que os tutores também não possuem muita segurança no assunto, pois quando há alguma dúvida, eles enviam um texto instrucional. Não sei, mas tive a mesma impressão nos encontros presenciais MGME. Quando o rapaz da DE vinha, estava tudo certo. Um dia ele faltou e as tutoras ficaram perdidas no momento de utilizar as ferramentas tecnológicas.
    Outra coisa que deve ser observada é se não iremos reproduzir o velho no novo, pois se for para fazer leitura ou produzir textos. o aluno o fará com ou sem blog. A utilização da tecnologia deve ter como objetivo ampliar as possibilidades, não ser apenas um substituto mais moderno.
    Sugiro alguns ATPCs mostrando o passo a passo na construção e manutenção de blogs.
    Mônica Monnerat

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com as postagens dos colegas acima, também tenho várias dúvidas de utilização das novas ferramentas de tecnologia e como isso se dará à nível de sala de aula? Nossos alunos terão maturidade e dedicação para utilizar este recurso? As aulas serão melhores, mais proveitosas? Tenho experiência em outros níveis de ensino em que há intenso emprego da tecnologia, e o resultado não é tão positivo. Podemos desenvolver e aprimorar estas idéias durante as ATPCs para não se tornar mais um recurso sem a utilização apropriada.
    Roseli Prieto

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor desta ferramenta BLOG, conheço alguns blogs de arte e creio que não tenha muitas dificuldades na utilização, talvez o que possa acontecer é a falta de tempo para postar algo, pois nosso cotidiano é extremamente corrido e cansativo.
    Em caso de dificuldades sei que posso contar com a nossa equipe gestora para ajudar e achei interessante a sugestão da Mônica Monnerat de que seja mostrado em alguns ATPC's.
    Esta ferramenta irá tornar as aulas mais práticas e atrativas pois os alunos em geral reclamam muito em ter que copiar textos (eles tem pressa de tudo), já com o uso dela, eles não terão que copiar e ainda poderão ver imagens ou vídeos sobre o conteúdo o na minha disciplina iria ser de grande ajuda.
    O lado negativo de tudo isso é que a minoria dos alunos não possuem celulares com internet, o que faremos com essa minoria, como eles poderiam acessar o blog nas aulas, também se os alunos não forem bem orientados e não tiverem regras de uso tornará as aulas uma bagunça.
    Tatiana Cascaes

    ResponderExcluir
  10. Sem duvida, nós professores devemos utilizar mais esta ferramenta pois faz parte da nossa atualidade, nossos alunos ja nao vivem mais sem acessar a rede e acredito que a grande maioria deles ja possuem esses recursos nos celulares. No inicio a implantação pode ser complicada pois os professores precisa se preparar para "o novo" já os alunos inicialmente podem utilizar a tecnologia para acessar sites que nao condizem com a sala de aula, como por exemplo sites de relacionamento e iria ficar muito dificil para o professor administrar tudo isso em tão pouco tempo de aula, com o tempo tudo se adapta.

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor mas como já comentaram alguns colegas também preciso de treinamento para utilizar as ferramentas necessárias no preparo de minhas aulas. Penso que será uma tentativa a mais para despertar o interesse dos alunos. Aulas mais atrativas e diferenciadas.

    ResponderExcluir
  12. Houve época em que os blogs eram apenas “diários virtuais adolescentes”. Atualmente, o blog se profissionalizou virando palco de discussões e fontes de informações para muitos setores. Muitos professores e educadores já veem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada. Não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que as páginas do blog exercem sobre os jovens. Assim, não podemos ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que os alunos dominam. Mas, cabe a nós, educadores, direcionarmos nossas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor. A implementação dessa ferramenta em nossas atividades, previamente feita com regras bem definidas e apoio sistemático, será uma boa experiência.
    James

    ResponderExcluir
  13. Eu, particularmente, sou completamente a favor do uso das tecnologias em sala de aula. O ambiente da educação esta necessitado de novas idéias, para que o decorrer das aulas seja menos penoso para nós professores, e para os alunos também.
    Percebo em sala de aula, uma grande diferença até mesmo na disciplina deles, depois de utilizar o Acessa ou a sala de vídeo.
    A disponibilização da internet na escola, vai facilitar e muito minha vida em sala de aula. Um exercício que antes eu precisava imprimir, para poder passar para eles, vou simplesmente acessar o drive do meu smartphone e passar para eles.
    O blog, é uma ferramenta de interação muito interessante. No momento que estou em casa, preparando minhas aulas, posso postar o tema do trabalho do bimestre no blog. Alunos podem fazer sugestões... o trabalho se tornará mais dinâmico, e quem sabe mais atrativo para os alunos!

    ResponderExcluir
  14. A utilização de recursos tecnológicos para aprimorar o processo pedagógico é sempre bem-vinda e cito como ponto positivo do trabalho com blog na escola a possibilidade de postar textos, fotos e vídeos que permitem envolver e cativar crianças e jovens em um ambiente no qual já estão muito familiarizados, aprimorando e reforçando conhecimentos de sala de aula. No entanto, os pontos negativos são as dificuldades que vários professores têm na utilização dessas ferramentas, assim como eu. Devo lembrar também que há a dificuldade do uso das tecnologias de informação para quem leciona em escolas de periferia e escuta alguns alunos mencionarem que não tem acesso à internet em casa e que não tem como frequentar o Acessa por motivo de trabalho. Nesse caso, como cobrar a participação de todos, se até itens básicos, como material escolar, são aguardados para serem utilizados àqueles fornecidos pelo governo?
    Marilande

    ResponderExcluir
  15. O uso da ferramenta blog na educação, trata-se de reeditar o EAD ensino à distância, muito utilizado nas faculdades atualmente. Quando lecionei na UNIMONTE de 2002 a 2007, fiz um curso de Professor Tutor justamente para trabalhar com essa modalidade. Tudo relacionado a informática atrai os alunos, além de podermos utilizar as imagens, como sabemos uma imagem vale por mil palavras, não é mesmo?
    Prof. MARCOS DUARTE

    ResponderExcluir
  16. Olá, pessoal!

    A inserção da tecnologia durante as aulas e, em especial, a criação da ferramenta BLOG com o intuito de favorecer aos discentes em fase de aprendizagem, é coerente com a realidade em que vivemos. Acredito que as aulas ficarão mais interativas, proporcionando ao aluno e ao professor um trabalho dinâmico, atrativo, capaz de incentivá-los a pesquisar os temas analisados para, posteriormente, debatê-los no respectivo fórum do BLOG. Esse é um meio de planejarmos uma aula diferenciada da tradicional. Por outro lado, para que esse projeto possa ter bons resultados, é imprescindível o educador fazer um curso de capacitação direcionado à referida tecnologia, pois a maioria dos professores não tem familiaridade com tal ferramenta e isso pode ser prejudicial no que diz respeito à aprendizagem e, ainda, constrangedor para este profissional. Além disso, a equipe pedagógica deverá elaborar um planejamento de como os alunos poderão utilizar essa ferramenta, sem fugir da proposta curricular. Ou seja: os alunos terão que focar nos estudos, seguir o regulamento de uso do BLOG e proporcionar um feedback aos professores. Se isso não ocorrer corretamente, poderão ocasionar tumultos desnecessários e sérios problemas aos docentes. Concordo também com a ideia de começarmos a amadurecer esse projeto no nosso ATPC's. Portanto, a inclusão da tecnologia como recurso didático é bem vinda no âmbito da Educação, contanto que seja um projeto sério , articulado e respaldado pela gestão escolar.

    ResponderExcluir
  17. vemos que a utilização dos recursos tecnológicos para aprimorar o processo e as praticas pedagógico vai aproximar o professor do mundo virtual em que nosso alunado dos dias atuais convive portanto eu sou a favor que as ferramentas tecnológicas sejam exploradas em proveito das aulas do professor. ass:PROf° Everton

    ResponderExcluir
  18. vemos que a utilização dos recursos tecnológicos para aprimorar o processo e as praticas pedagógico vai aproximar o professor do mundo virtual em que nosso alunado dos dias atuais convive portanto eu sou a favor que as ferramentas tecnológicas sejam exploradas em proveito das aulas do professor. ass:PROf° Everton

    ResponderExcluir
  19. Ao meu ver o uso de tecnologias em sala de aula será de grande valia para o auxílio nas aulas, principalmente nas aulas que exigem pesquisas para que o aluno visualize um conteúdo mais rico em detalhes que o caso da geografia, mas surgem as seguintes gestões:
    1- Será que todos os alunos tem acesso a internet em casa?
    2- Será que o Estado disponibilizará uma internet decente para acesso de nossos alunos nas escolas, pois pelo pouco que sei a velocidade de dados é uma piada.
    3- Em que momento iremos alimentar os Blogs pois sabemos que isso leva tempo e já estamos atarefados em casa preparando nossas aulas e temos família também.
    4- Quem irá capacitar professores e alunos, pois sabemos que a maioria é analfabeto digital.
    Caso consiga responder todas essas perguntas de uma forma conclusiva e direcionar recursos para a inclusão digital de todos, na minha opinião a informática na escola seria um passo para uma nova etapa para a educação.

    Adeleide Alves Geografia.

    ResponderExcluir