quarta-feira, 22 de abril de 2015

O " AVENTAL" QUE PROTEGE O PROFESSOR


INDISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA

O “avental” que protege o professor

Todos os professores de uma escola deveriam se reunir com os coordenadores e diretores para estabelecerem entre si um padrão para cada tipo de transgressão que os alunos cometem. Assim, poderiam levantar um inventário das indisciplinas mais comuns dos alunos, avaliá-las e estudar quais as consequências educativas progressivas a serem adotadas pelos professores. Esse padrão será o “avental” comportamental que protegerá as ideias e a pele do professor das transgressões dos alunos.

Para chegarem a esse “avental”, todos os professores deveriam participar de sua “confecção”. Mesmo que um professor não concorde com o “avental” votado e aprovado pela equipe, terá de vesti-lo. Se recusar-se, estará dando aos alunos um exemplo de desobediência, e estes se sentirão autorizados a também infringir outras normas escolares.

Há uma grande diferença entre o “avental” que representa a função escolar, a roupa e a pele do professor. Se o aluno transgride, agride ou atira um objeto contra o professor na sala de aula, o primeiro a ser atingido é o avental, portanto, a escola. Assim como o professor é resguardado pelo avental, precisa também defender a escola da qual faz parte. Defendendo a escola, ele estará se protegendo.

O “avental” protege a escola.
A roupa resguarda a função do professor.
A pele protege a integridade física do professor.

Caso o professor não use o “avental”, as transgressões dos alunos atingirão sua roupa. O professor estará sendo atingido na sua função em sala de aula, que deveria ser respeitada por todos, inclusive por ele mesmo, pois esta função está predeterminada e bem definida antes mesmo de começar a aula. Quando o professor se sente atingido na sua pessoa física, nas suas convicções pessoais ou nos seus sentimentos é porque a agressão atingiu o alvo visado. Sua reação torna-se tremendamente pessoal. Isso é muito sério, pois a transgressão do aluno atravessou o “avental” escolar e a roupa para atingir a pele do professor.

Assim como há professores de pele (casca) grossa, a quem nada atinge, há também outros cuja sensibilidade fica exposta, mesmo sob a proteção do “avental”. Está claro que os professores não poderão virar robôs com aventais de ferro, como as armaduras dos cavaleiros medievais, que tiram inclusive a sua liberdade de expressão e criatividade. Porém, a escola não deve distribuir aventais rotos e esburacados, que não protegem seus representantes.

O “avental” comportamental dos professores gera tranquilidade nos alunos e confiabilidade nos pais.

O uso do avental

A escola que confeccionar o seu avental comportamental terá uma organização própria caracterizada pela integração das opiniões e aprovações de todos os professores. No “avental” estará presente a contribuição de cada professor, portanto, não lhe será estranho o uso.

O uso do avental faz com que todos sejam organizados, disciplinados e progressivos, fator essencial à formação da cidadania.

Pessoas civilizadas são disciplinadas.

Escola, mais que família, menos que sociedade

Uma das funções da escola é: ao enxergar a indisciplina, servir de espaço intermediário entre família e sociedade. É um contexto no qual as regras e exigências são mais severas que as da família, porém mais brandas que a sociedade. Portanto, a escola não deveria deixar passar impune o que na sociedade não poderá acontecer.

A família pode tolerar,
E a escola não deixar passar
A indisciplina que a sociedade irá punir.

TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: novos paradigmas na educação. São Paulo: Integrare Editora, 006.


10 comentários:

  1. O avental deve ser confeccionado a partir de um consenso entre professores e gestores da escola, ou seja, é necessário falar uma só linguagem e cumprir o acordado. Concordo com o uso do avental, pois ele não só unifica nossas forças como também nos protege das prováveis transgressões citadas no texto. Porém, é necessário deixar claro os critérios acordados para que não caiamos numa armadilha que possa comprometer a eficácia do acordo, e isso só será possível com a união e profissionalismo de todos. Em nossos ATPCs presenciais poderíamos discutir melhor tais critérios a fim de melhorar nosso trabalho e diminuir os problemas indisciplinares em sua maior parte resultantes da permissividade ou negligência familiar que, segundo Içami Tiba, acarretará em um futuro prejuízo social : Corrigir a criança para não puni-la adulta.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o uso do avental, porém é preciso que todos os envolvidos na educação discutam democraticamente respeitando a diversidade de opiniões. Segundo o psiquiatra,dr Içami Tiba, o professor deve ter a consciência de que está ajudando a construir um país, quando capacita o aluno a ser um cidadão consciente. E a escola como instituição formal? Qual é a sua verdadeira função? E a sociedade, a família? Quem é o grande vilão? Muitas perguntas! Concordo! Quem é o culpado? Será que temos respostas para todas essas perguntas?
      Falar em cidadão consciente e ter um currículo que não respeita as singularidades e diferenças dos alunos e,principalmente a autonomia dos professores no processo ensino aprendizagem, acho um pouco incoerente. Quebrar paradigmas é muito difícil , porém não é impossível, haja vista a postura do professor orientador no repasse do conhecimento para o alunado, e não mas detentor de conhecimento como era tradicionalmente.
      Não sou pessimista e nem retrógrada, e sim aberta as inovações e tudo que possa contribuir para melhorar o processo ensino aprendizagem e a convivência escolar. Não podemos esquecer o papel fundamental da família, governo e sociedade na construção da cidadania. Trabalhar de forma isolada, dificilmente conseguiremos avanços. Viva a democracia!

      Denise

      Excluir
  2. O educador Içami Tiba aborda sob novos paradigmas da Educação,dentre eles, a consciência de que o professor deve ajudar a constuir um cidadão consciente de sua importância na sociedade. Como diz o autor: "a educação é sangue que leva o conhecimento para alimentar, formar e organizar a cidadania progressiva existente em cada aluno - tão importante e necessária para a civilização". Avental comportamental, a escola deve estabelecer um padrão para cada tipo de transgressão que os alunos cometem.
    Todos os professores têm de participar da confecção do “avental”.
    As normas escolares, o avental, contribuem para que o corpo docente se organize perante a falta de educação e disciplina dos alunos.
    Os alunos e os pais, avaliam a escola pelos aventais comportamentais dos professores e funcionários.
    Todos envolvidos na escola devem se unir para que cada atitude tomada em relação ao aluno seja a mais sensata possível.
    Professora Dani


    ResponderExcluir
  3. Sou completamente favorável à confecção e à utilização do avental pedagógico na escola, como forma eficaz de se manter postura e convivência tranquilas no cotidiano escolar. A importância de se falar a mesma linguagem e de seguir as mesmas regras promovem o desenvolvimento da segurança, tão imprescindível para o êxito das ações .
    Penso que podemos contar com esse recurso, a meu ver bastante valioso, em nossa escola.
    Muitos professores, por receio de se tornarem impopulares, preferem fazer um jogo de faz de conta, em que ficam no meio da corda, não desagradando gestão nem alunos. Quando se utiliza o avental, tal expediente não se faz mais necessário, visto que as regras são claras, a postura da escola é transparente e não há o que temer.
    Gosto da forma mais rígida como são conduzidos os alunos em nossa escola, pois percebo nessa conduta uma forma de cuidado a qual, no frigir dos ovos, é reconhecida por eles como para seu próprio bem.
    Mônica Monnerat

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá, tenho minhas dúvidas sobre o uso deste avental. Na fala e na leitura dele me parece muito bom, pois facilitaria muito nossa vida no cotidiano escolar, mas ao mesmo tempo vejo problemas. Temos Professores que não concordam com o uso deste avental e temos aqueles que se dizem favoráveis mas no vamos ver, faz outra coisa totalmente diferente, o que cria um desconforto entre nós Professores e também cria uma confusão na cabeça dos alunos. Vejo outro ponto muito importante em relação a equipe gestora e o uso do avental, será que o meu ponto de vista na situação ocorrida será o mesmo da equipe, que no calor das coisas pode nem perceber o quão grave foi o ocorrido e queira resolver a situação rapidamente, pois tem um supervisor no pé, 300 pais ligando ou na escola, tudo ocorrendo ao mesmo tempo, será que ficará claro para o aluno que a situação que aconteceu foi um desrespeito com ele mesmo e com seus colegas, enfim como nunca usei um avental tenho minhas dúvidas, mas não sou contra a tentativa de melhorar a disciplina escolar...

    ResponderExcluir
  5. Da maneira que a família não vem cumprindo o seu papel, o avental do professor daqui há alguns anos terá que ser uma armadura. Estamos tendo que moldar nosso aluno desde o momento que ele chega na escola, pois vem sem estrutura de como se comportar na mesma. Por isso temos regras a serem cumpridas, o "avental", e não podemos deixar que elas sejam afrouxadas. Temos que manter o avental sob medida, nem largo demais e nem apertado demais, e todos temos que usá-lo, em todos os segmentos da escola. Débora.

    ResponderExcluir
  6. Nossa classe é resistente e desunida não apenas como categoria profissional, mas também na ação pedagógica. Diante desta realidade, o Dr. Içami Tiba, cuja especialidade é a psicoterapia para adolescentes e suas famílias, propõe o plano de ação “O avental que protege o professor”, não apenas para combater a indisciplina na escola e em sala de aula, como também, e principalmente, para a união dos docentes. É um texto que não podemos negar seu valor e que merece um estudo mais aprofundado objetivando sua prática.
    James

    ResponderExcluir
  7. Novamente a reflexão de um tema tão presente nas salas de aula “a indisciplina”. Ao professor não só é dada a tarefa de ensinar um conteúdo específico, mesmo porque necessita vincular a vivência do aluno ao que é dado, porém precisa pensar de forma global, uma educação para a vida, individual e social ou coletiva. Concordo com a metáfora do avental, penso que de certa forma já o utilizamos de alguma maneira, isto através do “atitudinal”, que quanto mais transparente, consciente e transformador será.

    ResponderExcluir
  8. A escola deve estabelecer um padrão para cada tipo de transgressão que os alunos cometem. As normas escolares, o avental, contribuem para o corpo docente se organize perante a falta de educação e disciplina dos alunos. O professor quando veste o avental está representando a escola do qual faz parte.A origem dessa indisciplina muitas vezes é familiar .Os pais não respeitam os professores,não
    estimulam a gratidão profissional.As atitudes precisam ser coerentes,constantes e consequentes,isto é ,necessitam do entendimentos de todos os professores.
    Andréa

    ResponderExcluir
  9. Toda a equipe escolar deve participar da confecção desse "avental" e assim vesti
    ´-lo. Concordando ou não com o avental, faz-se necessário o seu uso. Ao vestir o avental, todos devem falar a mesma língua e seguir as regras para que não haja discrepância. Havendo uma sintonia e união entre a equipe, torna-se mais fácil controlar a indisciplina.
    Carolina

    ResponderExcluir