quarta-feira, 1 de abril de 2015



COM BASE NO ATPC DE 31/03/2015,  CADA MOMENTO UM NOVO DESAFIO( CURRÍCULO OFICIAL, COMPENSAÇÃO, ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E O ....TAL OLHAR DIFERENCIADO  ..).

11 comentários:

  1. Adaptar os instrumentos de aprendizagem às reais necessidades do aluno especial para seu desenvolvimento no processo educativo é fundamental. As diferenças individuais não devem ser um obstáculo ou fator de discriminação, mas um importante elemento de socialização entre todos. Variadas formas de avaliação precisam ser utilizadas para sanar as defasagens e dificuldades dos alunos, quer sejam especiais ou não, pois cada um carrega em si uma essência única que deve ser aflorada e utilizada por toda a vida. Porém, como mostra o vídeo, professor é "ninja" e a "fórmula mágica" é trabalhar tal essência criando meios adequados em momentos oportunos, incentivando os alunos, mesmo com muita dificuldade, a nunca desistirem, visando a superação, porque a vida é um constante desafio!
    Jacqueline

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  2. Um olhar diferenciado parece ser a premissa para a educação do século XXI. Crianças e adolescentes com necessidades especiais devem e podem conviver com as demais em uma troca significativa de saberes e experiências.
    Justo que assim seja. O tempo em que essas pessoas ficavam segregadas do mundo aos poucos está ficando para trás. O que se vê agora, então? Professores e gestores perplexos, tendo que se adaptar às situações diferenciadas para as quais não foram devidamente preparados. Alunos especiais muitas vezes mal atendidos, não tendo suas necessidades supridas, desde materiais diferenciados, estrutura adequada para sua realidade até a presença de professores especialistas para lidar com esses novos desafios.
    Apesar da iniciativa louvável de tentar incluir o diferente, penso que só as boas intenções não bastam: é preciso deixar de conceber a ideia de educador como aquele que carrega o mundo nos ombros, e dar condições para que se efetive uma educação de qualidade com a justa valorização do profissional que a ela se dedica.
    Mônica Monnerat

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  3. Cada pessoa tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Esse fato ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Da mesma forma que uma criança engatinha, fala, anda etc. precocemente ou tardiamente em relação uma das outras, no processo de aprendizagem ocorre o mesmo com o aluno. Considerando a escola um ambiente em que todos devem ser tratados com igualdade, o ideal é que os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém, essas podem ser aplicadas de forma diferenciada, dependendo do ritmo de cada um. O educador deve entender que o aluno é formado através das experiências que são vivenciadas por toda sua vida. O desenvolvimento do aluno tem uma forte ligação com o ambiente em que vive, sua relação cultural e principalmente a maneira como a família se relaciona com ele. O olhar diferenciado está em não apenas estarmos conscientizados sobre os problemas do diferente, mas como resolvê-los? Nosso sistema público de educação básica aborda exaustivamente esse tema, mas não disponibiliza condições eficazes para sua prática.
    James

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  4. “A escola é direito de todos”. Esta frase inquieta muitos professores quando constatam, em suas salas de aula, a realidade da diversidade humana. A origem da educação tradicional fez com que alguns profissionais de educação despertassem o desejo de nivelar os conhecimentos dos alunos. A proposta da educação inclusiva deu um novo aspecto à educação, visando um olhar diferenciado sobre as singularidades humanas.É impossível se ter salas homogêneas. Trabalhar com diversidade é uma das exigências ao desenvolvimento de competências dos professores, pois, através delas, tanto o professor quanto os alunos estarão cumprindo com seu papel de cidadão dentro de um contexto democrático, em que todos, dentro de suas particularidades, têm direitos e deveres.
    Em nossas semelhanças, somos diferentes, e a escola tem de mudar e se organizar para atender a essa diversidade; infelizmente, o que se vê é o despreparo profissional e rude falta de estrutura física e logística da escola para atender a essa demanda. De nada adianta o desejo, se não se organizar para realizá-lo; não basta apenas intenção, se não houver a ação.

    Ao trabalharmos numa perspectiva do respeito, obteremos respeito. Uma escola que desenvolve uma política inclusiva está plantando a semente para uma sociedade desprovida de preconceito, com noções mais igualitárias.
    Professora Dani

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  5. Toda pessoa apresenta um ritmo no seu processo de evolução. É preciso respeitar os limites de aprendizagem de cada um. Faz-se necessário a elaboração de um projeto que estabeleça como objetivo, atender todos os alunos, independente da capacidade que eles venham a apresentar. Utilizar-se de diferentes meios para atingir o objetivo. Alguns alunos podem ter facilidade em aprender de uma maneira e já para outros torna-se necessário explicar de outra forma. Aplicar atividades, de conteúdos diferentes ou iguais, na mesma turma, respeitando o tempo de cada um. No caso de alunos especiais, dependendo do caso, a limitação pode ser maior e muitas vezes não dispomos de recursos para suprir suas necessidades.
    Carolina Martinez

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  6. Conhecer a realidade no qual estão inseridas, alunos consiste apenas um ponto de partida para o professor possa ser o mediador do conhecimento.Que não tenha um olhar crítico em suas limitações,todos tem seu tempo de aprendizagem,devemos observá-los mais para obter melhor rendimento possível.
    Andréa

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    1. “Ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos na transformação do mundo. Essa frase de Paulo Freire, retrata muito bem a importância da interação com o outro para que haja uma troca do conhecimento. As conquistas dentro do processo ensino aprendizagem aparecerão, a partir do momento que tivermos um olhar diferenciado e respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
      Embora,tenhamos conhecimento que é um direito de todos receberem as mesmas oportunidades do saber na escola, a realidade é outra para os alunos com necessidades especiais .O ambiente escolar não apresenta estrutura e tão pouco, especialistas que pudessem orientar os professores e demais profissionais da escola. A escola precisa proporcionar um ambiente com condições favoráveis para que esse ‘direito’ possa ser respeitado,porém as autoridades competentes pouco fazem para reduzir as necessidades e realizar mudanças.
      Denise

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  7. Respeitar diferenças e limites... É necessário ter condições para que esses os alunos com necessidades especiais possam ser incluídos intelectualmente e estamos longe para que isso aconteça, os casos de pessoas portadoras de necessidades que já são incluídas no mundo são poucas e esta inclusão caminha devagar e através de tentativas. Penso que nossa comunidade escolar os acolhe e inclui socialmente. Profª Débora

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  8. Observar o indivíduo com os olhos da discriminação é da natureza do ser humano, contudo, temos de lutar contra esses princípios que estão enraizados em nossos pensamentos e atos. Muitas vezes temos atitudes totalmente preconceituosas e que fazemos de forma involuntária, nem sequer pensamos nas consequências desses atos e que ao pararmos para analisar, acreditamos que seríamos incapazes de fazê-lo. Em relação aos necessitados de tratamento especial, a melhor forma de incluí-los verdadeiramente à sociedade é tentar fazer parte de sua realidade, ou seja, nós é que devemos nos adaptar ao mundo deles e não eles ao nosso mundo. Nós temos a capacidade de entender e nos adaptarmos enquanto que a mesma recíproca jamais será totalmente verdadeira para eles. Precisamos então, entender melhor o mundo dos necessitados para melhorar nosso relacionamento e propiciar-lhes melhor interatividade social.
    É ISSO.
    PROF. SIDNEI

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  9. Para termos esse olhar diferenciado nós Professores precisamos estar atento a sala de aula, fazer sondagem, prestar atenção em cada indivíduo e principalmente trabalhar com a intuição e o coração. Cada aluno entende, assimila um conteúdo de maneiras diferentes, principalmente aqueles alunos que tem necessidades especiais, eles precisam de mais atenção para que ele possa ser avaliado de várias maneiras. Para isso os Professores precisam ter boa vontade para encontrar um tempinho dentro de uma sala de cheia de diferenças E também trabalhar em equipe, fazer comentários do que deu certo, pode ser uma luz para alguns

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  10. Os alunos com necessidades especiais que frequentam nossa escola possuem algo que é importante dentro do contexto educacional, a persistencia. Enquanto a sociedade abre possibilidades limitadas, eles vão além. Eles buscam algo que os demais alunos não valorizam dentro do espaço escolar, não é só o reconhecimento mas sim a persistência de continuar a buscar algo melhor para si.Temos muito que aprender com estes alunos, mas também dentro das nossas capacidades, podemos dar algo que temos, talvez dentro das expectativas destes alunos especiais, amparados por suas limitações, mas vislumbrando o novo da relação. Estes serão sempre especiais aos olhos da sociedade, porém "normais" para seus familiares e amigos, pois estes aprenderam a aceitá-los do jeito que são, talvez desejosos que todos pudessem ver o mesmo.

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