Assistindo ao vídeo, lembrei-me do professor Paulo, com quem trabalhei há muitos anos, que sempre dizia: "Enquanto olhamos as formiguinhas, os elefantes nos atropelam!" O desafio da parábola é proporcionar um olhar mais crítico, além do horizonte, muitas vezes ofuscado pelos problemas cotidianos que nos cercam a todo instante. Mas, para olhar mais alto, precisamos nos desprender de tudo, parar e fazer uma profunda análise sobre nós mesmos e onde queremos chegar. Quanto mais olharmos para cima, mais enxergaremos quão pequenos são tais problemas, porque enquanto galinhas, somos limitados e alienáveis. Então, mudar a posição do nosso olhar poderá gerar ações mais consistentes, além de promover não só uma maior e melhor visão da realidade, como também incentivar os que estão ao nosso redor a alçarem um voo mais alto em suas vidas como transformá-los em águias ! Jacqueline
Não estou conseguindo ouvir o vídeo muito bem, a fala do narrador está sendo cortada, mas irei tentar fazer mesmo assim. Pelo que li no comentário acima e pelo que eu consegui ver das imagens, entendo que temos que mudar o nosso olhar, ver com outros olhos as situações nos permitindo voar mais alto. Nos permitir acertar e errar, não ficar presos a comentários negativos ou fracassos pessoais, é preciso se permitir! Para que sejamos águias e não galinhas, Tatiana
Não creio que a escolha seja tão simples: águia ou galinha, conforme propõe o vídeo. Não devemos superestimar a águia e, muito menos, subestimar a galinha. Ambas tem sua importância no projeto da evolução. Creio que o autor, implicitamente, propõe a combinação da dimensão de águia e da de galinha. Quando devemos ser galinhas, quer dizer, concretos, atentos aos desafios do cotidiano, a situação humana na sua materialidade, no seu cotidiano, no círculo de vida privada, nos afazeres domésticos, nos hábitos familiares e culturais, na labuta cotidiana pelo pão de cada dia e quando devemos ser águias que buscam voar alto para, em liberdade, realizar potencialidades escondidas, a mesma vida humana em sua espiritualidade, na capacidade de romper com os limites, em seus sonhos, em sua capacidade de criar coisas novas, em sua potencialidade de conectar-se com outras pessoas, com o futuro, com a evolução e com o universo. Na verdade, somos galinhas e águias ao mesmo tempo. James
Concordo com o comentário do professor James: penso que há nessa parábola uma certa visão de superioridade com relação à águia em detrimento do papel menos "glamuroso", se é que podemos nos referir desta forma, atribuído às galinhas, no seu fazer diário, repleto de ações comuns e repetitivas. Há que se ter cuidado com a interpretação da mensagem para que não se enverede pelo lado do preconceito: afinal, tanto as galinhas quanto as águias possuem sua importância para o estabelecimento da harmonia na natureza.(mas isso daria margem a uma outra parábola...)
O Vídeo nos leva a uma meditação sobre nossas potencialidades e nossas possibilidades. A Águia enquanto se via como uma galinha, agia sempre de acordo com suas habitualidades e não se permitia conhecer novos horizontes e novas possibilidades, tal qual nossos alunos, necessitam de um humanista para guiar-lhes por caminhos que desconhecem mas que por sua natureza podem alcançar sempre que assim se dispuserem. Enfim, é preciso se descobrir e arriscar novos rumos, se redescobrir e buscar as infinitas possibilidades das quais sequer imaginamos que pudéssemos alcançar. É isso. PROF. SIDNEI
Esse vídeo relata o cotidiano de todos nós. Iniciamos a vida como "galinhas", função importantíssima para nos tornarmos águia, pois, é como tal, que aprendemos a organizar, realizar e dividir o tempo em nossas tarefas, quando crianças e jovens, nos preparando e nos alicerçando para um futuro incerto e desconhecido, mas também desafiador e prazeroso. Apesar de nos tornarmos águias na vida adulta, ainda temos resquícios dessa galinha em nós, que sem eles perdemos a nossa identidade e disciplina no dia a dia e a nossa força para continuarmos a sermos águia. Vejo a nós, professores, como águias disfarçadas de galinhas, porque fazemos parte do cotidiano dos alunos mas, os incitamos a serem águias, até melhores do que nós.
Muito interessante essa parábola. A águia uma ave espetacular que voa nas alturas, tem visão privilegiada e renova suas forças quando necessita. Na educação e como pessoas devemos ter essa capacidade da águia de se renovar a cada manhã e termos garra para continuar. Não é uma tarefa fácil mas devemos tentar. E porque não sermos também como uma galinha uma ave tão simples mas que tem sua importância diária. É importante que tenhamos a simplicidade para se relacionar e educar nossos alunos também. Acredito que a mistura dos privilégios com a simplicidade de uma simples galinha, poderemos alcançar altos voos. Prof. Dani
Podemos comparar os personagens da parábola com nossos alunos... existem os "águias", aqueles que se destacam em todas as disciplinas, sabem que tem um horizonte a percorrer e que só dependem deles mesmos. E temos os alunos "galinhas"... aqueles que vão conforme o seu ritmo, mas que se conseguirem visualizar e descobrir que há um mundo lá fora esperando por eles, também poderão se transformar em águia. Profª Débora.
Podemos comparar os personagens da parábola com nossos alunos... existem os "águias", aqueles que se destacam em todas as disciplinas, sabem que tem um horizonte a percorrer e que só dependem deles mesmos. E temos os alunos "galinhas"... aqueles que vão conforme o seu ritmo, mas que se conseguirem visualizar e descobrir que há um mundo lá fora esperando por eles, também poderão se transformar em águia. Profª Débora.
Constantemente somos convidados a encontrar em nós e nos nossos alunos a águia, porém deparamo-nos com a realidade do galinheiro, onde o mais "comodo" é ficarmos passivos diante de tantos desafios. Remar contramaré é algo que todo educador deve fazer em virtude de sua vocação. Ser águia ou ser galinha? Chamado ou "destino"? Melhor é lutarmos para algo melhor em nossas vidas e nas vidas de nossos alunos e tornar este o norteador de toda prática e teoria educacional.
Percebe-se que a águia só conseguiu voar quando estava distante das galinhas, quando abriu os olhos para uma nova tentativa diferente do contexto que estava inserida. A galinha representa as limitações que são impostas a cada um. A águia está relacionada às conquistas de cada indivíduo, ao rompimento de barreiras e vitórias através de esforços. Essa parábola faz-me lembrar de uma fábula sobre uma corrida de sapos, na qual os que assistiam à corrida diziam para que desistissem, que não iriam conseguir, e aos poucos foram mesmo desistindo, com exceção de um, que apesar das dificuldades conseguiu chegar ao final. E então vieram a descobrir que ele era surdo e não havia escutado todas aquelas palavras negativas, palavras essas que me fez lembrar do camponês, ao dizer que a águia não conseguiria voar. Apesar de todas as dificuldades, limitações e adversidades, devemos sempre acreditar que somos capazes. Carolina V, Martinez
Temos total liberdade para decidir realmente que devemos ser é agir.Como também podemos,motivar os alunos para que realmente busque com vontade de ser alguém,mostrar suas habilidades em todas as disciplinas não sendo limitados,encorajar cada um como uma águia que observa tudo é a todos que devem ir em busca dos seus objetivos dar sentido a oportunidade que são dadas a todo momento através de responsáveis professores e coordenadores.Sabemos que alguns tem limitações,mas que não podem desistir achar que sempre ficará na média,ou aproveitando da boa vontade colega que se destaca entre os demais,portanto todos tem sua águia dentro de si só basta ensinar a voar, quantas vezes for necessário.
Esse vídeo mostra de maneira divertida que a formação dos professores e o seu relacionamento com os alunos é muito importante e tem sido discutida, estudada, pesquisada. O principal ponto é a possibilidade de analisar o que mudou, ou se mudou, no ensino, dentro da sala de aula e o que precisa ser modificado. Percebe-se, de uma maneira geral que, os professores estão descontentes com sua profissão. E está sendo uma luta diária fazer com que o aluno realmente entenda como são importantes os ensinamentos. O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno.
Assistindo ao vídeo, lembrei-me do professor Paulo, com quem trabalhei há muitos anos, que sempre dizia: "Enquanto olhamos as formiguinhas, os elefantes nos atropelam!" O desafio da parábola é proporcionar um olhar mais crítico, além do horizonte, muitas vezes ofuscado pelos problemas cotidianos que nos cercam a todo instante. Mas, para olhar mais alto, precisamos nos desprender de tudo, parar e fazer uma profunda análise sobre nós mesmos e onde queremos chegar. Quanto mais olharmos para cima, mais enxergaremos quão pequenos são tais problemas, porque enquanto galinhas, somos limitados e alienáveis. Então, mudar a posição do nosso olhar poderá gerar ações mais consistentes, além de promover não só uma maior e melhor visão da realidade, como também incentivar os que estão ao nosso redor a alçarem um voo mais alto em suas vidas como transformá-los em águias !
ResponderExcluirJacqueline
Não estou conseguindo ouvir o vídeo muito bem, a fala do narrador está sendo cortada, mas irei tentar fazer mesmo assim.
ResponderExcluirPelo que li no comentário acima e pelo que eu consegui ver das imagens, entendo que temos que mudar o nosso olhar, ver com outros olhos as situações nos permitindo voar mais alto. Nos permitir acertar e errar, não ficar presos a comentários negativos ou fracassos pessoais, é preciso se permitir! Para que sejamos águias e não galinhas,
Tatiana
Não creio que a escolha seja tão simples: águia ou galinha, conforme propõe o vídeo. Não devemos superestimar a águia e, muito menos, subestimar a galinha. Ambas tem sua importância no projeto da evolução. Creio que o autor, implicitamente, propõe a combinação da dimensão de águia e da de galinha. Quando devemos ser galinhas, quer dizer, concretos, atentos aos desafios do cotidiano, a situação humana na sua materialidade, no seu cotidiano, no círculo de vida privada, nos afazeres domésticos, nos hábitos familiares e culturais, na labuta cotidiana pelo pão de cada dia e quando devemos ser águias que buscam voar alto para, em liberdade, realizar potencialidades escondidas, a mesma vida humana em sua espiritualidade, na capacidade de romper com os limites, em seus sonhos, em sua capacidade de criar coisas novas, em sua potencialidade de conectar-se com outras pessoas, com o futuro, com a evolução e com o universo. Na verdade, somos galinhas e águias ao mesmo tempo.
ResponderExcluirJames
Concordo com o comentário do professor James: penso que há nessa parábola uma certa visão de superioridade com relação à águia em detrimento do papel menos "glamuroso", se é que podemos nos referir desta forma, atribuído às galinhas, no seu fazer diário, repleto de ações comuns e repetitivas. Há que se ter cuidado com a interpretação da mensagem para que não se enverede pelo lado do preconceito: afinal, tanto as galinhas quanto as águias possuem sua importância para o estabelecimento da harmonia na natureza.(mas isso daria margem a uma outra parábola...)
ResponderExcluirMônica Monnerat
ResponderExcluirO Vídeo nos leva a uma meditação sobre nossas potencialidades e nossas possibilidades. A Águia enquanto se via como uma galinha, agia sempre de acordo com suas habitualidades e não se permitia conhecer novos horizontes e novas possibilidades, tal qual nossos alunos, necessitam de um humanista para guiar-lhes por caminhos que desconhecem mas que por sua natureza podem alcançar sempre que assim se dispuserem. Enfim, é preciso se descobrir e arriscar novos rumos, se redescobrir e buscar as infinitas possibilidades das quais sequer imaginamos que pudéssemos alcançar.
ResponderExcluirÉ isso.
PROF. SIDNEI
Esse vídeo relata o cotidiano de todos nós. Iniciamos a vida como "galinhas", função importantíssima para nos tornarmos águia, pois, é como tal, que aprendemos a organizar, realizar e dividir o tempo em nossas tarefas, quando crianças e jovens, nos preparando e nos alicerçando para um futuro incerto e desconhecido, mas também desafiador e prazeroso. Apesar de nos tornarmos águias na vida adulta, ainda temos resquícios dessa galinha em nós, que sem eles perdemos a nossa identidade e disciplina no dia a dia e a nossa força para continuarmos a sermos águia.
ResponderExcluirVejo a nós, professores, como águias disfarçadas de galinhas, porque fazemos parte do cotidiano dos alunos mas, os incitamos a serem águias, até melhores do que nós.
SAUDADES DO MARQUÊS
PROF. ADELEIDE
Muito interessante essa parábola. A águia uma ave espetacular que voa nas alturas, tem visão privilegiada e renova suas forças quando necessita.
ResponderExcluirNa educação e como pessoas devemos ter essa capacidade da águia de se renovar a cada manhã e termos garra para continuar.
Não é uma tarefa fácil mas devemos tentar.
E porque não sermos também como uma galinha uma ave tão simples mas que tem sua importância diária.
É importante que tenhamos a simplicidade para se relacionar e educar nossos alunos também.
Acredito que a mistura dos privilégios com a simplicidade de uma simples galinha, poderemos alcançar altos voos.
Prof. Dani
Podemos comparar os personagens da parábola com nossos alunos... existem os "águias", aqueles que se destacam em todas as disciplinas, sabem que tem um horizonte a percorrer e que só dependem deles mesmos. E temos os alunos "galinhas"... aqueles que vão conforme o seu ritmo, mas que se conseguirem visualizar e descobrir que há um mundo lá fora esperando por eles, também poderão se transformar em águia. Profª Débora.
ResponderExcluirPodemos comparar os personagens da parábola com nossos alunos... existem os "águias", aqueles que se destacam em todas as disciplinas, sabem que tem um horizonte a percorrer e que só dependem deles mesmos. E temos os alunos "galinhas"... aqueles que vão conforme o seu ritmo, mas que se conseguirem visualizar e descobrir que há um mundo lá fora esperando por eles, também poderão se transformar em águia. Profª Débora.
ResponderExcluirConstantemente somos convidados a encontrar em nós e nos nossos alunos a águia, porém deparamo-nos com a realidade do galinheiro, onde o mais "comodo" é ficarmos passivos diante de tantos desafios. Remar contramaré é algo que todo educador deve fazer em virtude de sua vocação.
ResponderExcluirSer águia ou ser galinha? Chamado ou "destino"? Melhor é lutarmos para algo melhor em nossas vidas e nas vidas de nossos alunos e tornar este o norteador de toda prática e teoria educacional.
Percebe-se que a águia só conseguiu voar quando estava distante das galinhas, quando abriu os olhos para uma nova tentativa diferente do contexto que estava inserida. A galinha representa as limitações que são impostas a cada um. A águia está relacionada às conquistas de cada indivíduo, ao rompimento de barreiras e vitórias através de esforços.
ResponderExcluirEssa parábola faz-me lembrar de uma fábula sobre uma corrida de sapos, na qual os que assistiam à corrida diziam para que desistissem, que não iriam conseguir, e aos poucos foram mesmo desistindo, com exceção de um, que apesar das dificuldades conseguiu chegar ao final. E então vieram a descobrir que ele era surdo e não havia escutado todas aquelas palavras negativas, palavras essas que me fez lembrar do camponês, ao dizer que a águia não conseguiria voar. Apesar de todas as dificuldades, limitações e adversidades, devemos sempre acreditar que somos capazes.
Carolina V, Martinez
Temos total liberdade para decidir realmente que devemos ser é agir.Como também podemos,motivar os alunos para que realmente busque com vontade de ser alguém,mostrar suas habilidades em todas as disciplinas não sendo limitados,encorajar cada um como uma águia que observa tudo é a todos que devem ir em busca dos seus objetivos dar sentido a oportunidade que são dadas a todo momento através de responsáveis professores e coordenadores.Sabemos que alguns tem limitações,mas que não podem desistir achar que sempre ficará na média,ou aproveitando da boa vontade colega que se destaca entre os demais,portanto todos tem sua águia dentro de si só basta ensinar a voar, quantas vezes for necessário.
ResponderExcluirAndréa
Esse vídeo mostra de maneira divertida que a formação dos professores e o seu relacionamento com os alunos é muito importante e tem sido discutida, estudada, pesquisada. O principal ponto é a possibilidade de analisar o que mudou, ou se mudou, no ensino, dentro da sala de aula e o que precisa ser modificado. Percebe-se, de uma maneira geral que, os professores estão descontentes com sua profissão. E está sendo uma luta diária fazer com que o aluno realmente entenda como são importantes os ensinamentos. O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno.
ResponderExcluir