MAPAS MENTAIS
Em ATPC´s passados já mostramos essa ferramenta muito utilizada em Educação.
Comente como essa ferramenta poderia auxiliar sua prática em sala de aula, ou se já a utiliza nos conte como é essa experiência.
Alguns softwares e/ou sites que podem auxiliar na confecção desses mapas:
Bom Trabalho!

A ferramenta acima pode ser utilizada de forma variada e com criatividade a partir da árvore, ou outro diagrama simbólico, para facilitar o estudo do conteúdo a ser ensinado.
ResponderExcluirJá utilizo "key word" em minhas aulas e creio que a técnica do mapeamento por cores facilitaria ainda mais o processo de assimilação, investigação, análise e discussão de temas propostos, pois, primeiramente, nosso cérebro capta e absorve muito mais rapidamente as informações visuais, registrando e selecionando-as segundo o grau de importância que lhes são atribuídas.
Além disso, a prática dessa técnica pode ser usada em todas as situações, independentemente de seus objetivos, quer seja no trabalho ou na vida pessoal.
Jacqueline
Acho interessante está estratégia de mapa mental. Tentarei adequar minhas aulas para melhor absorção do conteúdo por parte dos alunos. Edlaine
ResponderExcluirMapas Mentais têm sido adotadas no campo da educação como uma ferramenta de aprendizagem que ajuda os alunos a reforçar o conhecimento, fazendo conexões entre diferentes áreas e se aprofundar em uma área. Além disso são ótimos para construção da estrutura de uma redação, resumos e revisão.
ResponderExcluirSempre tenho meu conteúdo muito bem preparado e esquematizado.
Mas quando estou expondo uma aula, tudo aquilo que aprendi ao longo dos anos, se desenvolve naturalmente.
Prof Dani
Eu faço uso do mapa mental nas minhas aulas, assim os alunos conseguem fazer conexões de linguagens, conceitos, expressam ideias e ainda reforçam o que entenderam sobre algum tema ao invés de escreverem textos enormes. O que pode ajudar na hora de estudar ou rever algum conteúdo. Alguns preferem fazer desenhos ou preferem escrever, alguns misturam ideias o que acaba chamando atenção de todos e eles acabam curtindo a construção do mapa.
ResponderExcluirJá trabalhei com mapas mentais em Ciências, utilizando uma palavra chave, e com a participação dos alunos preenchia, esquematizava e complementava ao final. Em Matemática não pensei em trabalhar, mas é uma ferramenta que posso usar no inicio do conteúdo ou como conclusão do próprio. Profª Débora.
ResponderExcluirTrata-se de uma importante ferramenta utilizada cada vez mais na educação, como forma de auxiliar na aprendizagem dos alunos, relacionando conexões entre diferentes áreas, ou mesmo buscando maior interação de uma em especial. O aluno pode interagir por meio de atividades práticas ou mesmo de expressão corporal, desenhos, colagens, etc... Na Educação Física utilizamos muito a prática da linguagem corportal como forma de expressão. É isso
ResponderExcluirPROF. SIDNEI
Já utilizo a alguns anos esta ferramenta de estudo e apresentações. Motivo meus alunos para a utilização da mesma. Porém, reconheço dificuldade nos primeiros passos. Prof. José Elisiário.
ResponderExcluirCom certeza, esta ferramenta ajudaria muito em minhas aulas de Historia, por tratar-se de uma ferramenta para ilustrar idéias e conceitos, dar-lhes forma e contexto, traçar os relacionamentos de causa, efeito, simetria e/ou similaridade que existem entre elas e torná-las mais palpáveis e mensuráveis, sobre os quais se possa planejar ações e estratégias para alcançar objetivos específicos. Tentarei familiarizar mais com estes mapas, e tentarei introduzir em minhas aulas, já que é um recurso muito interessante e de grande utilidade para eu, como profissional, e os alunos.
ResponderExcluirProfª Katia - Historia
Faz muito tempo que ouvi falar e vi coisas parecidas no dia a dia mas nunca utilizei esta ferramenta, que acredito ser muito boa. Na área de biologia esta ferramenta pode ser utilizada no trabalho de classificação biológica e nos links com as características de cada grupo taxonômico. Estudarei um pouco mais as ferramentas de mapas mentais para introduzir no dia a dia de sala de aula. Prof.º Arnaldo Santana
ResponderExcluirO mapa mental, também conhecido por alguns como mapa conceitual é um recurso interessante para ser utilizado em sala de aula ou na preparação de trabalhos e seminários, bem como na realização de resumos. Já cheguei a utilizá-lo algumas vezes, mas reparei que quando propus a realização deste, os alunos reagiram como se não houvesse necessidade de explicar pois já o conheciam. O resultado, no entanto, não me agradou muito, já que percebi uma dificuldade conceitual no sentido de captar as ideias-chave dos textos. Na verdade, penso que cada pessoa tem uma estrutura interna que lhe permite assimilar este ou aquele contexto. Para alguns, penso ser de pouca valia, aliás penso que pode até inibir um pouco a espontaneidade.
ResponderExcluirJá,havia pensado a um tempo em desenvolver este mapa mental,na minha disciplina de Geografia,com este vídeo ajudou-me ater muitas ideias para por em prática no próximo bimestre.Andréa
ResponderExcluirEsse método é importante para que os alunos associem as palavras chaves ao conteúdo, fazendo com que a assimilação seja mais fácil. Sempre uso em aula junto a outras atividades que também facilitam o aprendizado.
ResponderExcluirLuciana (física)
É sem dúvida muito importante e utilizado cada vez mais na educação, como forma de auxiliar na aprendizagem dos alunos, relacionando conexões entre diferentes áreas, ou mesmo buscando maior interação de uma em especial. O aluno pode interagir por meio de atividades práticas ou mesmo de expressão corporal, desenhos, colagens, é uma ferramenta valiosa nas aulas de inglês onde utilizamos muito a prática da linguagem, da escrita, vocabulários diferentes que enriqueçam as expressões. quero usar em sala de aula, gostaria de trocar mais idéias com os colegas.
ResponderExcluir