quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ATPC - 13/08/2014

Eu sei trabalhar em Equipe?


Um conceito cada vez mais valorizado no ambiente profissional é o trabalho em equipe. Ter agilidade para desenvolver trabalhos em conjunto tem sido um das qualidades mais exigidas nos processos de contratação. Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo, alcançar o tão almejado sucesso.
      A atividade em equipe deve ser entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto as vitórias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos. Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe , como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto.
       No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o sucesso da tarefa. Os objetivos são comuns e as metas coletivas são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em equipe possibilita trocar conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.
       Pense numa vela acesa, ela é bonita, envolvente, ilumina tudo ao seu redor. Uma vela acesa simboliza esperança, harmonia, fé. Por si só é bonita, porque ela mesma tem a sua luz. Mas a vela por outro lado é muito frágil, e qualquer vento ou sopro pode apagá-la.
       Transferindo isso para o trabalho em equipe podemos concluir, que por mais que tenhamos luz própria, que brilhemos e tenhamos talento, é preciso lembrar que sozinhos nós somos muito frágeis e é exatamente por isso que qualquer problema do dia-a-dia pode ofuscar o nosso brilho. Daí a importância de entendermos o poder da ajuda mútua, sempre lembrando de que líderes e equipes superam crises quando se unem.
       Saiba que quando pegamos os nossos sonhos e juntamos com os sonhos de outras pessoas, tudo se torna mais forte, iluminado e por mais escuro que o mundo pareça ser, quando o ser humano se junta consegue milagres extraordinários. O ser humano trabalhando em equipe, colaborando uns com os outros, cooperando. Consegue com certeza, afastar a escuridão e todos os problemas que possam afligir a organização.
       Na vida temos que enfrentar muitas adversidades, mas quando nos juntamos um ao outro a coragem aumenta, o nosso potencial se duplica e os nossos objetivos se tornam mais passíveis de realização.

Jenifer Soares Romualdo
Referências bibliográficas:
RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho – Qualidade de vida no trabalho, Editora Vozes, São Paulo, 1994.
ROBBINS, Stephen P. O segredo na gestão de pessoas. Ed. Centro Atlântico 2008, p. 13





Tomando por base o texto e o vídeo acima, faça uma auto avaliação sobre a sua postura no desenvolvimento de seu trabalho em relação ao dos demais integrantes da Equipe Escolar.

Agora reflita sobre tudo isso e comente se esse espírito permeia você e os demais em nossa escola.

Bom trabalho!

17 comentários:

  1. O trabalho em equipe é primordial nos dias atuais,não só nas "grandes empresas", como em qualquer setor da sociedade através do corporativismo, em todas as profissões. Porém, o trabalhar em conjunto requer mais que cooperação ou disposição, como o texto e o vídeo abordam. Mais que estar unido, é necessário estar "conectado" a tudo o que acontece e a todos para que o trabalho prossiga e o objetivo seja alcançado. Em nossa escola não tenho observado nenhum problema de inadequação ou desestímulo pela equipe gestora e demais funcionários na realização de nossas tarefas e, portanto, vejo até com certo orgulho, nosso trabalho ser bem conceituado, haja vista o número elevado de alunos que aqui procuram estar matriculados, mesmo morando em lugares distantes. Tenho tentado me entrosar bem com todos, não só pedagogicamente como também pessoalmente. Como em todas as escolas ou empresas, temos tentado solucionar os problemas e encarar os desafios com sensatez e comprometimento e, se não temos obtido sucesso em algumas partes, talvez seja hora de refletir e tentarmos corrigir os prováveis erros. Vejo nossa equipe muito empenhada e também procuro trabalhar dentro dos meios acordados pela nossa equipe. Penso que "equipe" tem que estar sempre pronta para ouvir, falar, refletir, corrigir, e atuar com liberdade, ou então deixa de ser equipe. Por que não nos voltarmos a essa discussão no próximo replanejamento e nos unirmos ainda mais na busca de melhores resultados em nossa equipe?! Estou sempre aberta a tudo e a todos ! Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Para entender o que é trabalho em equipe, basta você comparar com um time de futebol; nao adianta ter o melhor treinador do mundo se os jogadores nao se empenham, nao è suficiente ter os melhores atacantes se a defesa é fraca. Todos devem cumprir a sua parte. Só quem trabalhou ou trabalha em equipe sabe como é complicada essa funçao, porém gratificante quando da resultados positivos. Estes trabalhos para o dia 23 é uma prova disso, todos estamos fazendo a nossa parte, alguns com mais dificuldades e outros com menos. E nao podemos esquecer, ao fazer parte da equipe técnica, o que é ser professor nao deixar de lado a humildade e oferecer ajuda quando precisa e quando nao precisa. Walter

    ResponderExcluir
  3. Procuro trabalhar em harmonia com os demais professores e,
    funcionários da escola, direção, sem intransigência e individualismo, inclusive apoiando o colega professor, se houver necessidade.
    É muito importante prestar atenção no companheiro de trabalho, em seus saberes, dificuldades, angústias, em seu momento, enfim.
    Uma boa relação interpessoal é nutritiva porque ajuda a nos constituir como pessoa e, creio, que faz parte da competência individual de cada um e, também da escola, saber lidar com as questões interpessoais.
    A qualidade das interações entre professores deve ser uma realidade da cultura escolar de fundamenta l importância para o desenvolvimento do seu projeto pedagógico e do currículo que será vivido pelo aluno.
    Ao meu ver, em nossa escola, a equipe gestora, juntamente com o pessoal de apoio, têm trabalhado com enorme afinco e eficácia, para proporcionar todo apoio necessário aos professores e, em especial sempre enfatizando e colaborando para que haja um bom relacionamento e entrosamento entre os professores, harmonizando o trabalho de todos como uma verdadeira equipe de trabalho, eficiente e produtiva.
    Parabéns a todos os nossos colegas professores, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que primam por trabalhar em equipe e, cada vez mais, engrandecem e valorizam a nossa escola, resultando em um melhor aprendizado para nossos alunos.
    Prof. Carlos Augusto Balula Moraes.

    ResponderExcluir
  4. O entendimento do objetivo comum e o comprometimento individual se faz necessário para empenhamos todas habilidades de forma harmônica em busca do resultado almejado pela equipe, desta forma é fundamental que a construção dos trabalhos possuam uma comunicação eficiente de forma clara e que estimulem todos participantes.
    Tenho contado com estes fatores de cooperação nesta equipe de professores e administrativa, assim como procuro estar proativo para superar as adversidades e colaborar ao maximo nesta construção coletiva de nossa Equipe Escolar. HELENO

    ResponderExcluir
  5. Trabalhar em equipe não é fácil. Devemos deixar de lado individualismos em torno do bem comum.
    No trabalho em equipe , cada membro sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância. Se alegram com o sucesso do outro.
    Após anos de magistério procuro estar sempre por dentro dos acontecimentos na escola e faço o possível para auxiliar na realização das tarefas, porém individualmente.
    Maria Alcedina

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar em equipe não é fácil como disse a Professora Alcedina e na minha opinião não é para qualquer pessoa. Pois é necessário saber dividir tarefas, se doar, saber ouvir, aceitar críticas, sugestões, fazer sua parte e não pegar para si alguns comentários (maldosos na maioria das vezes ).
    Eu faço minha parte e gosto de trabalhar em equipe, não me acho individualista...mas infelizmente nem todos os meus colegas sabem trabalhar assim e isso sempre acaba sobrecarregando de mais alguém. A escola não é feita apenas por uma pessoa e a união faz a força. Deveríamos pensar mais no coletivo e não apenas no EU.
    Tatiana Cascaes

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.
    Penso que o trabalho em equipe é, sim, muito importante para a construção de uma escola melhor, mais solidária e mais justa. Penso também que a classe dos professores não é tão unida quanto deveria ser. O espírito de equipe fica prejudicado quando interesses pessoais estão em jogo, o que leva a uma interpretação distorcida sobre este conceito.
    Assim, mesmo que eu queira demonstrar esse espírito de equipe, se não houver empatia entre o grupo, se não houver um desejo legítimo de realização de objetivos, em vez de palavras vazias, de nada adiantará o empenho solitário de um professor. Afinal, uma andorinha só não faz verão!
    Mônica Monnerat

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia,

    Em primeiro lugar devemos saber diferenciar os termos grupo e equipe.

    Grupo é um conjunto de pessoas que se reúnem por afinidades e Equipe é um grupo de pessoas que se juntam para alcançar um objetivo comum.

    Atualmente se fala muito da importância do trabalho em equipe. As empresas cada vez mais procuram indivíduos que tenham habilidade para trabalhar em conjunto, sendo esse um grande diferencial e uma competência essencial.

    Trabalhar em equipe não é tão fácil quanto parece, mas devemos todos tentar para conseguir alcançar o que é mais importante “ o objetivo comum”.

    O trabalho em equipe nos revela algo belo que é chegar aonde sozinhos não conseguiríamos.

    Priscila P. G. dos Santos

    ResponderExcluir
  10. Sempre procuramos pautar nosso trabalho na comunhão de objetivos, pois somente assim é que poderemos beneficiar o todo em detrimento, é claro, de nossas ideologias monocráticas. Apesar de todos termos nossos princípios e trilharmos nosso trabalho muitas das vezes de forma individualizada, temos que o trabalho em equipe é o único capaz de fortalecer e estruturar a equipe. Assim, devemos abdicar dos idealismos e comungar por experiências conjugadas, baseadas em princípios coletivos e esse é o caminho que observo nas ações da equipe de nossa escola. Mesmo havendo muitas divergências, ao final todos trilham pelo mesmo caminho e naturalmente convergem para a interdisciplinaridade.
    É isso.
    SIDNEI

    ResponderExcluir
  11. O trabalho em equipe ocorre, com veemência, quando há harmonia entre as pessoas envolvidas. O ser humano já tem, por natureza, o desejo de querer conquistar seus ideais individualmente e, com isso, acredita que agindo assim será enaltecido pela sociedade por ter concretizado seus projetos. Penso que, na prática, a presunção deve ser evitada, pois o trabalho em equipe tem sido um dos maiores desafios das pessoas nos dias atuais. Para se formar uma equipe é necessário saber ouvir e mesmo que não concorde com os argumentos alheios, é fundamental que haja respeito entre os interessados.
    Percebo que nosso ambiente escolar, embora existam algumas divergências, estamos conseguindo supera-las de forma coletiva, ou seja, professores e gestores estão mais preocupados em organizar melhor o ambiente escolar para que possam surgir resultados satisfatórios. Creio que quando uma equipe se propõe a desenvolver trabalhos que beneficiem ao coletivo, inspirando-se em princípios básicos como o bom senso, democracia justa, respeito e ordem a sociedade só tem a prosperar. Como professora, procuro, ao longo das aulas, orientar aos alunos quanto a diferença de se trabalhar em grupo e em equipe, já objetivando forma-los para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Trabalhar em grupo realmente não é fácil, pois são pessoas que pensam e agem de forma diferente e isso as vezes pode causar algum atrito. Porém, deve se ter como prioridade, o aprendizado do aluno. Percebo que a equipe gestora faz o possível para atender as necessidades dos professores. Eu dentro dos meus limites procuro fazer minha parte para contribuir com a equipe da qual faço parte. Edlaine

    ResponderExcluir
  13. Falar de trabalho em equipe é sempre complicado, pois embora todos tentem trabalhar em equipe o sistema a nós imposto não facilita que este tipo de trabalho aconteça. Em meus poucos anos de educação já tentei e venho tentando trabalhar em equipe mas a organização de certos trabalhos acaba sendo prejudicado pelo sistema que estamos inseridos.Profº Arnaldo Santana

    ResponderExcluir
  14. Trabalhar em equipe, em nosso país, é utópico, pois o individualismo exacerbado é uma característica histórica do brasileiro. Ainda não conseguimos nos libertar da cultura colonialista da rapinagem, herdada da tradição ibero-católica absolutista. Essa cultura individualista tem duas consequências diretas. A primeira é o descompromisso em organizar uma sociedade. Isso se revela na enorme dificuldade que existe no Brasil de formar uma associação, de organizar interesses comuns. A segunda consequência é que o brasileiro vê no Estado o grande provedor. Assim também nos acomodamos em nossos ambientes de trabalhos, ao transferirmos nossas responsabilidades aos nossos superiores hierárquicos.
    Equipe não é somente o conjunto de pessoas que atuam juntas num determinado projeto, cada qual na sua função. O significado é mais profundo: a ideia é que cada integrante saiba qual é a sua parte no grupo, mas que leve em consideração o todo, valorizando o processo inteiro e colaborando com ideias e sugestões. Alguém já passou por essa experiência, no ambiente de trabalho dos professores? Certamente que não.
    As pessoas sentem-se diminuídas quando fazem parte de uma equipe que é, repetimos, uma característica histórica do brasileiro.
    James

    ResponderExcluir
  15. O trabalho em equipe é a chave mestra de qualquer instituição que requer realização de projeto, no nosso caso, o da educação escolar pública, isto resultaria em êxito no objetivo de fazer da educação uma força de transformação da realidade dos nossos alunos. No entanto, parece que professores que somos, fazemos a nossa luz de liderança natural brilhar solitária sempre. E, por professores entendam-se todos, equipe gestora e aqueles que estão na sala de aula.
    “No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o sucesso da tarefa.” Respondendo às duas perguntas coloco mais duas e em seguida uma afirmação: será que todos temos a clareza dessa afirmação, que praticamos isso? Parece que isso realmente precisa ser seriamente pensado e repensado na autoavaliação, feita por todos, tal como sugerido.

    ResponderExcluir
  16. Trabalhar em equipe como a maioria disse não é um trabalho fácil.
    Quero destacar algumas habilidades fundamentais para um trabalho em equipe: Comunicação, Inovação,Confiança, Administração de Conflitos e Proatividade.
    A realização de trabalhos em equipe é cada vez mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional. O trabalho em equipe ativa a criatividade e em grande parte das vezes produz resultados melhores do que o trabalho individual, isso quando sabe-se integrar, em caráter de complementaridade, as habilidades dos integrantes do grupo.
    Percebo diariamente no projeto que esta sendo desenvolvido em nossa escola pelos alunos que este cria oportunidades de socialização.Não apenas passam a se conhecer melhor mas também aprendem juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho cooperativo está comprometido com resultados porque é coordenado, disciplinado e conjugado. No entanto, os interesses individuais e egocêntricos que caracterizam as relações humanas e mais especificamente as relações de poder entre administradores e subordinados não devem prevalecer sobre o bem comum porque fragilizam as relações de respeito mútuo e de confiança. Relações profissionais também motivam a solidariedade e a cooperação que caracterizam o trabalho em equipe porque são aspectos essenciais e fundamentais. Essas relações humanas não só regem relações profissionalmente produtivas como também caracterizam o desenvolvimento progressivo e sustentável da equipe como um todo. Via de regra, o relacionamento humano profissional e eticamente comprometido repercute favoravelmente tanto nas relações cooperativas quanto no desenvolvimento do trabalho produtivo e no aperfeiçoamento de colaboradores competentes, capacitados e confiáveis.

      Excluir