Técnicas Didáticas - Vocabulário
"O desafio é formar praticantes da leitura (...) e não apenas sujeitos que possam “decifrar” o sistema de escrita.
Comportamentos do leitor: comentar ou recomendar o que leu, compartilhar a leitura, confrontar com outros leitores as interpretações geradas por um livro ou uma notícia, antecipar o que segue no texto, reler um fragmento para verificar o que compreendeu, saltar o que não entende ou não interessa, adequar a modalidade de leitura (...) aos propósitos que se perseguem e ao texto que se está lendo...(...) a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha sentido do ponto de vista do aluno, o que significa que deve cumprir uma função para a realização de um propósito que ele conhece e valoriza."
Délia Lerner
A beira da avaliação do SARESP, e após a aplicação de nosso simulado, podemos muitas vezes perceber a falta do domínio da leitura de nossos alunos:
Algumas das habilidade citadas abaixo ainda necessita de muito desenvolvimento.
•Decodificação: processo de decifrar um texto para identificar as palavras faladas que ele representa
•Fluência: é a automatização, ou seja, a habilidade da competência de ler rapidamente e agrupar palavras em frases para refletir significado e tom.
•Vocabulário: a base do conhecimento de palavras de um aluno: quantas palavras e quão bem as conhece.
•Compreensão: quanto o aluno entende daquilo que lê.
Habilidades de leitura
•Decodificação: processo de decifrar um texto para identificar as palavras faladas que ele representa
•Fluência: é a automatização, ou seja, a habilidade da competência de ler rapidamente e agrupar palavras em frases para refletir significado e tom.
•Vocabulário: a base do conhecimento de palavras de um aluno: quantas palavras e quão bem as conhece.
•Compreensão: quanto o aluno entende daquilo que lê.
O vídeo abaixo nos mostra uma técnica a ser desenvolvida em sala de aula, a fim de contemplar a habilidade do Vocabulário com nossos alunos.
Sabemos que o desenvolvimento das habilidades leitoras devem ser responsabilidades de todos os professores em todas as disciplinas, assim, reflita se tem trabalhado sistematicamente em suas aulas com a habilidade do Vocabulário. Relate ações que realiza a fim de socializá-las com seus pares.
Bom trabalho!
Nas aulas de matemática muitos professores podem considerar difícil trabalhar a habilidade leitora e escritora, mas eu em particular sempre gostei de apoiar estas habilidades em minhas aulas. Por isso gosto muito de livros de matemática que já tragam em seu conteúdo, textos e tratamento da informação, como a coleção araribá. Na pós graduação que estou fazendo, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, a primeira matéria que devemos cursar é justamente a História da Matemática, e o tutor bate muito na tecla da importância de incluir esta parte da matemática em nossas aulas, já tão esquecida por todos. Mais importante ainda do que simplesmente incluir um texto sobre a vida de um matemático ou algo do gênero, é justamente contextualizar a história dentro do conteúdo que esta sendo visto por eles, não usar a história da matemática como simples adorno, e sim tentar levar o aluno para aquela época, para que ele possa entender porque um axioma foi criado, ou porque um paradoxo afirma que uma corrida nunca acaba, até mesmo a história do número pi, para que eles tirem da cabeça que ele "vale" 3,14 e pronto.
ResponderExcluirTudo isso, incentiva muito a capacidade leitora dos alunos.
Atualmente em minhas aulas, faço uso da sala do Acessa Escola para incentivar nossos alunos a leitura. Parece bobagem, mas consigo muito mais retorno da leitura deles no computador, do que de um texto no papel. Só o fato deles saírem da sala de aula, incentiva que a aula será diferente.
Talvez eu precise apoiar mais a parte da fluência em minhas aulas, já que não costumo fazer leituras em voz alta com eles.
Bom dia!
ResponderExcluirA questão do vocabulário é de muita importância em todas as disciplinas, principalmente quando se constata que os alunos, apesar de aparentemente passarem a idéia de que estão lendo mais, apresentam, em suas produções textuais, um repertório extremamente pobre, quando se compara com o que seria esperado para a série cursada.
Penso que para se trabalhar esse aspecto, a leitura assume um papel preponderante. A contextualização, então, parece-me fundamental. Para que se exemplifique de uma forma um pouco mais objetiva esse conceito, daria como modelo o trabalho com a leitura do texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade.
Antigamente
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passasse a manta e azulava, dando às de vila-diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e também tomava cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animátografo, e mais tarde ao cinemátografo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisas de onze varas, e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n’agua. (...) Carlos Drummond de Andrade, Poesia e prosa, Rio de Janeiro, Nova Aguiar, 1988
Esse texto dá a possibilidade de conhecer palavras que não fazem parte do vocabulário atual, mas que inseridas ao contexto da época, constroem o sentido do texto. De uma forma lúdica, pode-se trabalhar o vocabulário e as expressões do texto.
Nessa mesma vertente, vale a pesquisa com a música “No tempo em que Dondom morava no Andaraí”, de Dudu Nobre. Como desfecho, poderíamos solicitar aos alunos para que escolhessem uma letra de música atual e substituíssem termos e expressões por palavras em desuso.
Há várias maneiras de se trabalhar o vocabulário. Esta é apenas uma delas.
Mônica Monnerat
Bem, na disciplina de ed fisica e em especial em nossa escola, costumo trabalhar leitura com os alunos ja que de 2 aulas, 1 dessas aulas ficamos em sala de aula a fim de trabalhar o caderno do aluno. Nessas aulas principalmente com o 6º ano, fazemos leitura dos textos da apostila que falam sobre atividade fisica e hábitos saudáveis, fora isso, sempre peço pesquisas mesmo que na internet afim de aprimorar o aprendizado. Procuro incentivar os alunos na leitura de livros pois sinto que até mesmo as perguntas mais simples falta um pouco de interpretação de texto.
ResponderExcluirNas aulas de Matemática cada conteúdo trabalhado é desenvolvido a partir da resolução de problemas, contextualizados e práticos. Os educandos ao longo do primeiro ano apropriaram-se do vocabulário necessário para a compreensão e resolução dos mais variados problemas, envolvendo sequencias numéricas, geométricas, gráficos e a demonstração de teoremas.
ResponderExcluirA função principal da Matemática é provocar o senso lógico e dedutivo, o que só é possível com a interpretação, através da leitura de um mundo cheio de formas e situações de contagens que nas suas representações mais abstratas e sofisticadas apresentam-se na forma Algébrica.
É sabido por todos que para alguns estudantes o vocabulário Matemático e seus algorítimos são de mais fácil compreensão e que causam até mesmo certo fascínio, enquanto que para outros causam aversão. Mas sem dúvida nenhuma a problematização e a abordagem através da leitura facilita e muito o aprendizado.
Profª: Simônia - Matemática.
Nas aulas de Inglês, introduzo o tema a ser estudado, através de uma abordagem simples mas enfática para chamar a atenção dos alunos para o assunto.
ResponderExcluirSempre procuro aplicar uma aula "leitora" a fim de relacionar o vocabulário inglês a sua tradução e interpretação.
Assim que inicio um conteúdo, faço com que os alunos previamente discutam o tema, prós e contras, e busquem palavras-chave para caracterizá-lo, a fim de obter "ganchos" na continuidade da explicação.
Após tais "tomadas" inicio realmente no conteúdo a ser "explorado" literalmente em todos seus aspectos: vocabular, interpretativo, analítico e conclusivo, sempre ampliando o sua assimilação e enriquecimento da língua, interdisciplinaridade, cultura e valores sociais de forma mais prática, inserindo exemplos tirados do cotidiano vivenciado pelos alunos.
Jacqueline
Ler têm que ser um prazer, em aulas "forço" no bom sentido a leitura ,para entender o que está sendo dado.Procuro também pesquisarem palavras que eles não conhecem o significado e são muitos.Em geral, sempre utilizo a leitura e será necessário ,principalmente na era da informatização.Um exemplo apenas,hoje na entrega de livros, uma aluna quis dar e eu questionei o por quê?Segundo ela não têm hábito de ler simplesmente, falta de incentivo ou interesse,apenas comentei sobre o livro "Incidente em Antares" de Érico Veríssimo, o qual tinha visto uma minissérie global ,baseado no livro,acho que interessou-se pelo comentário que fiz,pegou-os de volto .Espero que a aluna faça leitura daqui pra frente,com certeza irei perguntar.Ler enriquece o vocabulário ,que por sinal está muito fraco dessa geração,volto a comentar que "Ler têm que ser prazeiroso".
ResponderExcluirJosé Augusto/Geografia
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ResponderExcluirA geografia é um matéria que abre um leque de possiblidades para a leitura oral e visual como mapas e cartografias; sobretudo buscando o tema principal dos textos e sua semâtica. Fazendo inferência com o cotidiano dos alunos abrindo um espaço para debates e conversas de rodas, para troca e enrequecimento de informações, entretanto a leitura e sua interpretação auxilia os alunos obterem ênfases e seus resultados independente da matéria.
ResponderExcluirEm minhas aulas sempre que começo um tema novo, promovo a leitura do texto contido no livro didático ou seleciono previamente um texto, realizando um rodízio de leitura na sala com destaque para os vocábulos que eles não entendem. Anotam no caderno e trazem como pesquisa na próxima aula. Este procedimento ocorre em qualquer texto ou conteúdo trabalhado em sala.. Também exploro bastante a sala de informática, onde vejo bons resultados de busca por novos vocábulos e melhor compreensão por parte dos alunos.
ResponderExcluirRoseli Prieto
Costumo trabalhar muito a leitura na primeira série do ensino médio, porque a maioria nunca leu ! Os professores das séries anteriores(como eu neste ano com o sexto ano) nem sempre conseguem a disciplina para obter ambiente propício para atiçar a curiosidade à leitura e o silêncio necessário para que a façamos em sala de aula com possíveis esclarecimentos e interpretações.
ResponderExcluirA leitura primeiramente deve ser silenciosa, mas com a oportunidade de esclarecimentos e adequações de sentido oportunas quando o aluno necessita: o professor deve ser sempre fonte de aquisição de novo vocabulário e mediador de interesses para o crescimento cultural dos alunos.
Quanto ao trabalho coletivo, é necessário que se derrube o tabu de que leitura para aquisição de vocabulário e prazer não são atividades produtivas, contrariamente: são essenciais para o desenvolvimento pleno do ser humano cidadão.
Sueli Andreoli
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Procuro, em minhas aulas, através de exposição oral, diálogos descontraídos, sempre complementados com leitura, despertar interesse pela disciplina História, não apenas abordando os fatos históricos relevantes, como também, e principalmente, avançando na visão política de tais fatos. História é uma disciplina de leitura obrigatória. Aproveito esta imposição para trabalhar sistematicamente com a habilidade do vocabulário, bem como desenvolver uma correta expressão escrita e oral.
ResponderExcluirDenise
A leitura é a base para o conhecimento, saber e crescimento pessoal, intelectual e profissional. A leitura desenvolve o raciocínio e mantém o cérebro ativo. É como dizem... o que o exercício físico é para o corpo, a leitura é para o cérebro.
ResponderExcluirConfesso que trabalho muito pouco com leitura em minhas aulas de Física. Procuro, via de regra, trabalhar com textos curtos e objetivos que, em poucas palavras, expõem o conceitual, o aprender a conhecer os conteúdos, mas sempre tomo o cuidado de utilizar o vocabulário adequado ao conhecimento científico. Trabalho mais com o procedimental, o aprender a fazer com o auxílio da matemática elementar, procurando o desenvolvimento lógico-matemático do educando. A alguns – poucos – alunos interessados em ciência e tecnologia de ponta recomendo a leitura de textos encontrados no google ou em revistas especializadas – sou assinante das revistas Mundo Estranho e Superinteressante e, após lê-las, costumo dá-las a alguns alunos interessados.
James
O UNIVERSO DA LITERATURA É ESSENCIAL PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE
ResponderExcluirTODOS OS POVOS.
SABEMOS QUE ATÉ EM TEMPOS REMOTOS O SER HUMANO BUSCAVA SE
COMUNICAR NA FORMA ESCRITA,SEJA ESCULPINDO EM PEDRAS,PERGA-
MINHOS ETC.....
A ESCRITA É DE SUMA IMPORTÃNCIA EM TODAS AS MATÉRIAS E EM
TODA SOCIEDADE;ASSIM SENDO QUANTO MAIS O ALUNO LÊ,MAIS TEM A
CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO ENTRE TODOS OS COLEGAS E MESTRES
ASSIM COMO EM TODO O SEU CONVÍVIO SOCIAL.GERALMENTE TODO
BOM ALUNO É APLICADO À LEITURA.
UM BOM LIVRO É SEMPRE UM BOM AMIGO,PORTANTO VAMOS SER
AMIGOS DO SABER,SENDO LEITORES E ESCREVENTES DE UMA SOCIE-
DADE CADA VEZ MAIS CULTA.
PROFESSORA DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA REGINA HELENA
Durante as aulas de história existe a necessidade de leitura o tempo todo. Interpretar e posicionar-se a partir dos acontecimentos históricos é fundamental.
ResponderExcluirNos debates, os alunos falam e escutam, aumentando seu vocabulário.
Uma prática constante são as produções de texto, individual e coletivas.
Alunos leitores geralmente são ótimos escritores.
Maria Alcedina.
Em arte trabalho com a leitura da seguinte forma, sempre que passo um texto sobre qualquer tema peço para que eles leiam, algumas vezes eles precisam responder perguntas sobre o texto (mesmo que não queiram ler, precisam), pergunto se há palavras que eles não sabem o significado, explico ou peço para que procurem e tragam na outra aula e também faço leitura de imagens.
ResponderExcluirProf. Tatiana Cascaes
Nas aulas de matemática, a leitura sempre se faz presente e com fundamental importância na interpretação do contexto apresentado.
ResponderExcluirAs maiores dificuldades dos alunos residem no aprendizado de estratégias de aprendizagem. A leitura, a escrita e a matemática são meios ou estratégias para o desenvolvimento da capacidade de aprender. Entre as três, certamente, a leitura, especialmente a compreensão leitora, tem o seu lugar de destaque.
Ler para aprender é fundamental para qualquer componente pedagógico do currículo escolar. Através dessa habilidade, a leitura envolve a atividade de ler para compreender, exigindo que o aluno, por seu turno, aprenda a concentrar-se na seleção de informação relevante no texto, utilizando, para tanto, estratégias de aprendizagem e avaliação de eficácia.
Prof aria Tereza de Abreu
Realmente, o trabalho com leitura e vocabulário é atividade que todas as disciplinas precisam abraçar, porque cada uma usa palavras de um determinado campo semântico específico, e assim, ninguém melhor que o próprio professor para explorar os significados e contextualizações específicas do seu saber.
ResponderExcluirAcredito que a leitura compartilhada com o professor e colegas é uma ótima estratégia para desenvolver o gosto pela leitura, além de desenvolver o domínio vocabular, visto que, o professor pode esclarecer as dúvidas e o aluno vê contextualizado o emprego da palavra.
O vocabulário que entendemos e dominamos é aquele atrelado ao que lemos e ouvimos. Tudo acaba contribuindo para a formação do nosso léxico ativo e passivo. Mas, cabe ao professor proporcionar o acesso e a leitura de textos, além daqueles do cotidiano dos alunos, para que eles possam ampliar e aperfeiçoar o seu vocabulário. Quanto maior esse domínio, com mais precisão eles conseguirão se expressar.
O uso de dicionário e alguns exercícios orais ou escritos podem ajudar nessa ampliação, mas nada tanto quanto a leitura. Com um vocabulário amplo, o aluno conseguirá mais facilmente produzir textos orais e escritos com precisão, distanciando-se de falas como “Coisinha, a coisa coisou.”
Particularmente, durante as minhas aulas de geografia, procuro explicar todos os temas através de leitura dos textos dados no caderno dos alunos, onde eles exercitam a sua dicção, conhecimento e vocabulário. Percebo que eles odeiam ler em voz alta por falta de hábito, onde criou-se uma ideia errada na educação, de que o aluno não pode ser constrangido e por isso alguns docentes evitam essa atividade. Só a leitura e a comparação com frases é capaz de realizar uma eficaz aprendizagem dos mais diversos significados, servindo de instrumento para uma boa redação ou uma argumentação!
ResponderExcluirADELEIDE ALVES
Saber ler é o alicerce que ampara toda a vida em sociedade. Pois ler é importante!
ResponderExcluirLer, inclui, recria, amplia, educa, modifica, edifica e promove cidadania. Quem lê se torna dono da sua própria historia e participa da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ou seja, com a leitura nós podemos fazer tudo.
Bom, em todas as minhas aulas, tento passar esses princípios para nosso alunado. Trabalho árduo!
Prof. Fábio Corrêa.