terça-feira, 8 de outubro de 2013

ATPC - 09/10/2013

Com relação aos Fundamentos Estéticos, Políticos e Éticos do Novo Ensino Médio Brasileiro, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998), é correto afirmar que a ética só é eficaz quando desiste de formar pessoas “honestas”, “caridosas” ou “leais” e reconhece que a educação é um processo de construção de identidades.

Com auxílio o vídeo da entrevista do Profº Clóvis de Barros Filho (formado em direito, estudou na França, é professor na ECA-USP) reflita sobre o conceito da ética na escola, e qual o papel do professor nessa construção.


Bom trabalho!

19 comentários:

  1. No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado nos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras,tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra ‘ética” vem do grego ‘ethos que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.Falar de ética na escola, é complexo:, possui uma diversidade cultural, étnica, religiosa, sexual e social muito grande. Nesse contexto, respeitar as diferenças é fundamental para que ocorra o diálogo e propicionar um ambiente com uma cultura de valores que possam ser respeitado por todos . Entretanto , sabemos que trabalhar com essa diversidade não é fácil ,porque existe uma competição desenfreada pelo próprio capitalismo, a inversão de valores pela mídia, a vantagem sobre o outro,porém, o próprio PCNs e o papel da escola é preparar o indíviduo com autonomia crítica e reflexiva . Quanto a fala do entrevistado , não concordo, quando diz que ética é um conjunto de regras ditas sem ter oportunidades de "debate".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado nos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras,tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra ‘ética” vem do grego ‘ethos que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.Falar de ética na escola, é complexo:, possui uma diversidade cultural, étnica, religiosa, sexual e social muito grande. Nesse contexto, respeitar as diferenças é fundamental para que ocorra o diálogo e propicionar um ambiente com uma cultura de valores que possam ser respeitado por todos . Entretanto , sabemos que trabalhar com essa diversidade não é fácil ,porque existe uma competição desenfreada pelo próprio capitalismo, a inversão de valores pela mídia, a vantagem sobre o outro,porém, o próprio PCNs e o papel da escola é preparar o indíviduo com autonomia crítica e reflexiva . Quanto a fala do entrevistado , não concordo, quando diz que ética é um conjunto de regras ditas sem ter oportunidades de "debate". Denise.

      Excluir
  2. Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.
    Trabalhar ética numa escola é muito complexo.
    Professora: Maria Tereza de Abreu

    ResponderExcluir
  3. A questão da ética na sociedade ocupa, nos dias de hoje ,uma relevância poucas vezes vista anteriormente. A escola, como espelho desta sociedade, nada mais faz do que refletir esta problemática. Com efeito, quando se fala muito a respeito de um determinado tema é porque ele está deixando de existir ou porque sofre ameaças. A questão do meio ambiente é uma prova desta teoria. Com a ética não é diferente.
    A intolerância, a não aceitação das diferenças, o desrespeito aos professores, a indiferença pela própria existência revelam conflitos éticos interessantes. Yves de La Taille revela em seus estudos que uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio provocou preocupação. O tema da pesquisa era como os estudantes se imaginavam dali a dez anos e as respostas indicaram que eles apenas enxergavam-se a si próprios, não aparecia a figura do outro, seja ele quem fosse. O auge do individualismo constatado pela pesquisa demonstra a ausência de felicidade, ou seja, quanto mais o homem diminui sua percepção do outro, menos satisfação interior obtém.
    Diante disso, creio que o resgate de certos valores éticos sobre os ombros do professor seja um fardo um tanto quanto pesado, se considerarmos quão frágil este profissional se encontra, já que, comprovadamente, não é mais considerado como um ser ético nem merecedor de respeito pela sociedade. Na verdade, o professor hoje é um ser transparente...
    E vá entender esses paradoxos!
    Mônica Monnerat


    ResponderExcluir
  4. O estudo da ética na escola deve ser uma rotina em todas as disciplinas. Nas aulas de português, de educação física, de geografia, de matemática, de física, de filosofia, de sociologia. Ou seja, fazer um trabalho que contemple todas as áreas do ensino, inclusive a equipe gestora e funcionários. Pois a falta da ética deixou uma falha muito grande na educação dessa nova sociedade, e que precisa ser novamente preenchida. Temos que ensinar a esses novos cidadãos, valores e princípios para temos uma sociedade melhor.

    Prof. Fábio Corrêa.

    ResponderExcluir
  5. Nos dias atuais, em que nossa sociedade sofre de um mal denominado individualismo, está muito difícil passar conceitos éticos e morais aos nossos alunos, que por sinal, chegam até nós, a grande maioria, completamente desprovidos de noções de educação e respeito ao próximo. Assim, somos obrigados a trabalhar conceitos, que antes vinham do berço, dentro das salas de aula, junto com os conteúdos pertinentes à cada disciplina.
    Roseli Prieto

    ResponderExcluir
  6. Os alunos estão vindo para à escola em sua maioria sem valores éticos e morais, dificultando a convivência escolar pois não respeitam os colegas e até mesmo os professores, trazendo consigo a prática do bulling e consequentemente violência verbal e até mesmo física. O professor que antes só ministrava sua disciplina necessita está reforçando em suas aulas conceitos de moral, ética, e respeitar o outro com suas diferenças e culturas, pra a educação ser completa e preparar um aluno para exercer sua cidadania na sociedade aprendendo a respeitar os direitos dos outros indivíduos temos que ser educadores, formadores de cidadãos.

    ResponderExcluir
  7. Assim como outras pessoas o Prof. Clóvis de Barros Filho é mais um que quer jogar nas escolas a responsabilidade de formar cidadãos. Ele ainda diz que a melhor forma de conviver é um ausente das escolas e que não tem preparação do cidadão nas escolas...pergunto eu qual é o papel das escolas? É ensinar, é formar cidadãos....uma mistura disso tudo???
    Ele afirma que a ética é a arte da convivência sendo assim os 12 anos que os alunos passam dentro da escola, eles não aprendem nada sobre isso?
    Hoje em dia eles aprendem muito pouco realmente sobre convivência, moral, ética, valores, pois muitos são individualistas, não praticam o que aprendem em casa ou nem tiveram a oportunidade de aprender....coisas que antes vinham de casa como base e eram praticadas e melhoradas na escola. Acho que nós Professores podemos ajudar a melhorar isso, mas não resolver a falta dele.
    Tatiana Cascaes

    ResponderExcluir
  8. Ética é a conduta humana e, portanto, está diretamente relacionada a regras estabelecidas por meio de leis que regulam o modo de vida da população de um país. É um tema que, aparentemente, todo mundo conhece, mas que, pela própria natureza das relações sociais e do comportamento competitivo do ser humano, muitas vezes acaba sendo esquecido ou deturpado, conforme a situação e a conveniência das pessoas.
    De acordo com o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, o papel do professor é o de propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros, a partir de princípios e não de receitas prontas. Creio que nós, professores, cada um à sua maneira, procuramos cumprir esta diretriz proposta pelo PCN.
    Mesmo não satisfazendo às nossas expectativas no que se refere à aprendizagem dos conteúdos, nossa escola é educadora. Neste quesito, em comparação com a esmagadora maioria das unidades escolares da rede pública, já atingimos um bom nível. É visível a transformação dos alunos – não todos, mas, sem dúvida a grande maioria – ao ingressarem no 1º ano do EM e quando deixam a escola, ao concluírem o 3º ano. Procuramos formar cidadãos éticos.
    James

    ResponderExcluir
  9. josé Augusto09/10/2013, 20:23

    Não ensina-se moral e ética, vivencia-se,ninguém nasce cidadão!A moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver, independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.Ética é o estudo dos juizos de apreciação referenta à conduta humana suscetível, de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.Bem menciona a colega Tatiana:...nós professores podemos ajudar a melhorar e não resolver a falta dele...
    José Augusto/ Geografia

    ResponderExcluir
  10. ana paula- ed. fisica09/10/2013, 22:09

    O papel do professor em minha opinião é complementar o papel da familia. Com minha pouca experiencia, vejo que os alunos que tem família presente são mais cooperativos, trabalham melhor em grupo e causam menos transtornos na escola, já um aluno sem base familiar fica difícil formar esse cidadão apenas na escola, a etica e os valores morais devem ser exercidos o dia inteiro e não apenas no período escolar. Contudo, isso nao tira a responsabilidade do professor em formar cidadão com principios éticos e morais.

    ResponderExcluir
  11. Discordo do Prof. Clóvis quando diz que não existe espaço para discussão sobre a melhor maneira de conviver, na escola. Damos aos estudantes a possibilidade de praticar o convívio em sociedade nos trabalhos em grupos, debates, atividades na sala de aula onde ele deve saber comportar-se respeitando o "outro". Através de sua opinião torna-se um articulador tentando resolver problemas que aparecem durante o processo.
    A escola apreende e ensina a formação ética e moral .

    Maria Alcedina

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse vídeo...
    .No dicionário a ética consta como "a ciência que toma por objeto imediato os juízos de apreciação sobre os atos qualificados de bons ou de maus" OU "conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
    Em nossa profissão não são objetivos fáceis de serem transformados em ações.O papel da família é importantíssimo..A sementinha da ética tem que ser plantada em casa e nós como educadores podemos ir aguando essa sementinha pouco a pouco.
    O cotidiano escolar é repleto de situações que podem servir para a discussão de questões éticas .É importante que os professores e toda a equipe escolar estejam atentos a essas situações e possam aproveitá-las da melhor maneira possível para provocar reflexões sobre elas, destacando-se os diversos pontos de vista existentes, os conflitos e quais as alternativas para resolvê-los.

    ResponderExcluir
  13. O Professor Clóvis de Barros Filho afirma que a ética é a arte da convivência e que a possibilidade do estabelecimento do debate e da argumentação sobre assuntos que regem nossa convivência social é ausente nas escolas. Discordo, pois costumeiramente presencio a prática dos colegas docentes a respeito de temas que envolvem a rotina escolar, como também a convivência humana como um todo. O que falta em nossa realidade atual é a discussão, a formação, a informação e a prática de valores formadores do caráter na base familiar. Assim, a cada dia, ou até mesmo a cada aula, todos nós exercemos o trabalho constante de ensinar nossos alunos a desenvolver a empatia, a ser solidários e respeitar o próximo. Felizmente, em muitos casos, colhemos bons resultados.
    Marilande

    ResponderExcluir
  14. Sim, “a ética só é eficaz quando desiste de formar pessoas “honestas”, “caridosas” ou “leais” e reconhece que a educação é um processo de construção de identidades”, pois acredito que cabe à família passar valores morais aos filhos, ainda que muitas características estejam atreladas ao caráter. Já no ambiente escolar, aprende-se a conhecer e conviver, já que o aluno diariamente se depara com uma diversidade grande de identidades tão distintas. Assim, a escola pode criar condições para que as identidades se formem dentro de valores éticos, reconhecendo a importância do direito à igualdade, a fim de que esses valores orientem suas condutas.

    ResponderExcluir
  15. Ninguém nasce com ética. Ética é caráter e esse caráter costuma ser desenvolvido nas crianças até os sete anos de idade, normalmente passado pelos pais, junto com valores morais. Depois, durante o trajeto escolar, a ética do aluno fica mais evidente através do convívio social com os seus professores, colegas de sala, coordenação e direção, onde este discente sofre situações diversas no cotidiano e precisa de uma posição clara, num aprendizado de discernimento para a resolução de um problema e o emprego de respeito mútuo entre todos. Não acredito de que ética deva ser aprendida na escola, mas sim vivenciada e analisada!

    ResponderExcluir
  16. Ética e moral seguem caminhos distintos, pois uma está associada à conduta do cidadão, no que se referem a valores e regras impostas por leis; a outra está focada nos costumes e diversidades culturais, repleta de convenções determinadas pela sociedade. É bom ressaltar que atualmente vivemos num mundo onde se prevalece a cultura do individualismo. Isso acaba deixando o ser humano egoísta e presunçoso, dificultando em sua formação e, consequentemente no convívio social. Por outro lado, compreende-se que a função do docente, segundo o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais - é levar o aluno a refletir sobre diversas questões éticas e morais que possam ser úteis para a construção de seus conhecimentos. Percebe-se ainda que os colegas de trabalho já desenvolvem, na medida do possível, esse trabalho de conscientização em sala de aula, orientando ao alunado a essência de praticarmos boas ações no cotidiano.
    Sendo assim, não somente os professores deverão se responsabilizar em formar os alunos para a vida em sociedade, mas, sem dúvida alguma, é dever dos pais ou responsáveis embutirem valores morais e éticos em seus filhos. Com certeza, se houver a parceria dos pais no trabalho educacional, surtirão resultados positivos que contribuirão no processo de construção de identidades.

    ResponderExcluir
  17. A educação realmente é um processo de construção de identidades. Tenho certeza disso, depois de desenvolver um um projeto com meus alunos. Esse tipo de processo, os ensina conteúdos que não estão nos livros.

    ResponderExcluir
  18. De acordo com o vídeo, a ética- arte de conviver-viabiliza completamente a qualidade de nossas relações dentro dos muros da escola ,e do mundo em que necessitarmos viver. Ela é o fio condutor liberal que apropria as funções e ações dos seres humanos.
    Ao professor cabe gerenciar, ou seja, mediar tudo isso, a disciplina é fio condutor e a liberdade tem como preço justo a responsabilidade; em minha opinião esse é o ponto saudável do relacionamento. Se o aluno não vem pronto ,precisamos aprontá-lo para o convívio social e digno, e, para isso precisamos de normas e apoio mútuo. Em suma: ética mais disciplina rsultam em decucação.

    Sueli Andreoli

    ResponderExcluir