quarta-feira, 25 de setembro de 2013

APTC - 25/09/2013

Caros, 

Continuando em nossos estudos e reflexões com foco na bibliografia do próximo concurso de PEBII, esta semana discutiremos as crises e conflitos interpessoais. Perrenoud (2000) afirma que, no trabalho em equipe,o conflito precisa ser considerado como um componente da ação coletiva, que pode ser utilizado de maneira mais construtiva do que destrutiva.

Para que o estudo seja mais completo, sugerimos a leitura do livro "Dez novas competências para ensinar" de Phelippe Perrenoud.

Aqui você encontrar um esquema com as principais ideias.

Bom trabalho!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ATPC 17/09/2013

Gestão do conflito escolar



Chrispino (2007) afirma que, no ambiente escolar, o conflito manifesta-se, às vezes, de forma violenta; nesses casos já existia conflito antes na forma de divergência ou antagonismo que não havia sido ainda identificada.





No vídeo abaixo exemplificamos um programa de mediação escolar, realizado pela Universidade de Fortaleza: 
TV UNIFOR

Para saber mais sobre conflitos em sociedade, recomendamos ainda a edição deste mês da Revista Filosofia:




Após a leitura de todo o material sugerido, relate alguma situação de conflito em que tenha sido o mediador, e tenha percebido que a situação tornou-se violenta, justamente pela sua pré-existência não identificada. Partindo desse relato, indique ações que poderiam ser realizadas na EE Marquês de São Vicente  afim de integralizar um Programa de Mediação Escolar.

Bom Trabalho!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

APTC - 11/09/2013

Caros Professores,

Novamente com o intuito de trazer assuntos pertinentes a bibliografia do concurso de PEB do Estado de SP, nessa semana discutiremos sobre a avaliação.
De acordo com Hoffmann (2001), avaliar para promover significa compreender a finalidade dessa prática a serviço da aprendizagem, da melhoria da ação pedagógica, visando à promoção moral e intelectual dos alunos.
Dentro desta perspectiva, proponha métodos avaliativos que considera capazes de efetuar a promoção defendida por Jussara Hoffmann.


Bom trabalho!





terça-feira, 3 de setembro de 2013

ATPC - 04/09/2013

Professores,

O texto abaixo foi objeto de uma das questões propostas na última prova de Mérito da SEE-SP.

Para ilustrar melhor a situação abaixo representada, sugerimos a leitura da matéria Yves de La Taille:"Nossos alunos precisam de princípios, e não só de regras", da Revista Nova Escola.

 

"Joãozinho, com dez anos, frequenta o quinto ano do ensino fundamental, em uma escola pública. Em casa, como filho caçula, ele consegue tudo o que deseja e faz tudo “que lhe dá na telha”. Na aula, ele conversa demasiadamente e sempre briga com os colegas quando não é atendido nos seus desejos. Seus pais justificam o mau aproveitamento escolar considerando sua pouca idade. Segundo Yves de La Taille in Aquino (1996), é claro que existe um vínculo entre disciplina em sala de aula e moral.
Primeiramente, porque tanto disciplina como moral colocam o problema da relação do indivíduo com um conjunto de normas.
E segundo, porque vários atos traduzem o desrespeito, pelo colega, pelo professor, ou ainda, pela própria escola. É certamente este aspecto desrespeitoso de certos comportamentos discentes que preocupam no mais alto grau os educadores.
Pode-se analisar o comportamento de Joãozinho como decorrente da organização da família – antes organizada em função de adultos, mas que passa agora a ser organizada em função das crianças, resultando na falta de limites – e deserção do espaço público."


Nesse cenário, como você analisa os papéis dos gestores da escola (Direção e Coordenação Pedagógica), dos professores e da família da criança, para a resolução de tais preocupações.

Bom trabalho!