terça-feira, 18 de junho de 2013

Pauta ATPC - 19/06/2013

O texto e a apresentação abaixo, possibilitam algumas reflexões de procedimentos de avaliação. 
Dentro desse contexto, a Equipe Gestora se empenha em deixar o professor com autonomia para decidir quais são os melhores caminhos para concretizar os objetivos propostos. 
Com isso, é perceptível que avançamos de forma significativa na padronização dos processos avaliatórios (distribuição da composição de notas) no Ensino Médio e agora no Fundamental.
Faça uma análise do material e responda:


1- A Equipe gestora disponibiliza subsídios para que esses processos sejam ratificados?
2- O Currículo Oficial contempla o ensejo do professor em termos de avaliação?




Instrumentos de avaliação
Os instrumentos de avaliação são ferramentas que permitem ao professor e aos gestores colherem informações a respeito do desenvolvimento da capacidade de aprendizado dos alunos.
Diante disso, o papel assumido pelo gestor e por sua equipe é muito significativo. Cabe a esse grupo promover, liderar e estimular um processo de discussão que envolva todos os atores da comunidade escolar com o objetivo de definir a concepção de avaliação que se quer adotar. É importante lembrar, no entanto, que, de acordo com as diretrizes do Estado de São Paulo, o foco deve ser mantido na avaliação em processo.
Definida a concepção, é importante identificar e analisar novas práticas de avaliação, coerentes com a concepção adotada o que vai levar o grupo a escolher formas, instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem que integrarão o planejamento das atividades pedagógicas da escola.
Ao pensarmos em instrumentos, sabemos que não existe um específico capaz de detectar a totalidade do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Por isso é necessário pensar em instrumentos diversos, utilizando em cada situação aquele que se mostrar mais adequado para os objetivos que se pretende atingir. A seguir destacamos alguns exemplos. Clique no título da aba para ler o conteúdo.

Observação

O ato de observar possibilita que nos informemos sobre o contexto em que estamos, para nele nos situarmos de forma satisfatória de acordo com as normas e valores dominantes. Por meio da observação, o professor pode conhecer melhor o aluno, analisar seu desempenho nas atividades em sala de aula e compreender seus avanços e dificuldades. Quando a equipe gestora realiza a observação em sala de aula (assunto do próximo módulo), tem a oportunidade, por meio dofeedback (assunto do Módulo 4) de auxiliar o professor no desenvolvimento de novas estratégias para alcançar as metas propostas. Na observação é fundamental: eleger o objeto de investigação; elaborar objetivos claros; identificar contextos e momentos específicos; e estabelecer formas de registros apropriados

Registros e fichas

Têm como função acompanhar o processo. É por meio deles que se torna possível realizar uma análise crítica e reflexiva para uma avaliação em processo, uma vez que contribuem para que os dados significativos da prática de trabalho não se percam

Debates

Permitem, nas situações de interação, trocar ideias com as pessoas, compreender as ideias do outro, relacioná-las e ampliar conhecimentos sobre o tema ou assunto discutido

Autoavaliação

Pode-se dizer que é uma atividade de reflexão fundamental na aprendizagem e também na gestão, pois visa levantar os caminhos percorridos, as evidências do que se apreendeu e das dificuldades a serem enfrentadas para se atingir os objetivos traçados. A autoavaliação incentiva a consciência crítica.

Trabalho em grupo

Estimula o trabalho colaborativo uma vez que propicia um espaço para compartilhar, confrontar e negociar ideias. É necessário que haja uma dinâmica interna das relações sociais, mediada pelo conhecimento, potencializada por uma situação problematizadora que leve o grupo a colher informações, explicar suas ideias e expressar seus argumentos

Seminário

É uma exposição oral que permite a comunicação das informações pesquisadas de forma eficaz, utilizando material de apoio adequado.
O gestor precisa ter claro que, independente do instrumento que se escolha como ferramenta de avaliação, existe a necessidade de se superar a avaliação seletiva e excludente. Esse deve ser o compromisso da gestão da escola com o aluno e com a sociedade.
É necessário compreender, porém, que esse compromisso decorre de estudos e reflexões compartilhadas em torno das concepções de sociedade, educação, ensino, aprendizagem, e que contribuem para a elaboração de uma nova concepção de avaliação.
Essa concepção de avaliação deve estar em sintonia com uma escola mais comprometida com os processos educativos e com a aprendizagem de crianças e jovens que por ela passam.



20 comentários:

  1. Ao meu ver, a avaliação é um conjunto, tudo o que é realizado, se torna uma avaliação constante. O aluno é observado no seu aprendizado, principalmente quando há integração e socialização.
    O professor precisa estar sempre buscando um pouco mais para poder avaliar, somente o currículo oficial, não basta. Tudo vai depender da realidade que o professor depara em sala de aula, e essa responsabilidade cabe ao professor.
    Prª Maria Tereza de Abreu

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  2. Com certeza. O aluno deve ser avaliado como um todo, e o tempo todo. Conta muito, no momento de avaliar, a dedicação e esforço do aluno, e não apenas seus resultados em provas e exercícios para nota. Ontem mesmo, comentei com os alunos, que tirar uma nota vermelha ou azul em uma prova, não garante que o conceito final daquele bimestre também venha igualmente vermelho ou azul, vai depender de como ele agiu durante todo o bimestre. O currículo oficial deve ser encarado apenas como um "norte", que nos orienta para onde devemos ir. Mas a aula não pode ser engessada por ele. Quantas vezes preparamos uma aula, e a classe nos faz ir por outro caminho completamente diferente do que havíamos imaginado.
    E depois de avaliado, depois de darmos o "diagnóstico", precisamos rapidamente oferecer o remédio. Identificar que pontos não foram assimilados e proporcionar uma nova chance para que eles aprendam. Do que adianta conhecer a doença e não tomar nenhum remédio?
    Para avaliar corretamente, precisamos observar e conhecer bem nossos alunos.

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  3. No processo ensino-aprendizagem há, não só a ratificação,como também a retificação dos subsídios para o seu desenvolvimento pleno e eficaz.
    Temos parâmetros no currículo oficial, mas isso não é tudo, pois a avaliação constante, diversificada e planejada é que nos dá suporte para um diagnóstico real no desenvolvimento das aulas. Mais que a avaliação em si, é necessário trabalhar seus resultados a fim de tentar minimizar,ou até, erradicar as deficiências encontradas no decorrer do processo, já que a mesma não é o objetivo final da aprendizagem, e sim um termômetro para conhecer os erros e os acertos no percurso, tanto por parte do alunado, como por parte da equipe gestora.
    Cada vez mais a avaliação estruturada e diversificada é necessária e pertinente para se chegar ao conhecimento, desde que seja um instrumento norteador e não punitivo.
    Jacqueline

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  4. Pelo que eu li, os objetivo de uma avaliação para ver se o aluno esta aprendendo o conteúdo que o professor de cada matéria ou esta assimilando o dia a dia em sala de aula.Todos os dias os alunos são avaliados sempre ,não só em prova.As vezes o que professor pega uma sala de aula que e diferente no aprendizado ele tem mudar seu jeito de passar sua matéria.Já na avaliação ele vai ver como esta o andamento de cada sala da sua matéria,por isso e muito importante para o professor essas avaliações ao todo momento do bimestre. Professora Regina de Filosofia e Sociologia.

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  5. O processo de avaliação além de ser um conjunto é o dia a dia do alunado. Há vários métodos para se fazer valer a avaliação do professor, pois é ele quem acompanha o desempenho de cada um durante as aulas. Sem dúvida, a colaboração da equipe gestora é bem vida sim pelo simples fato de desenvolvermos um trabalho pedagógico em parceria. Onde há ordem tudo funciona satisfatoriamente. Vale lembrar que o conhecimento não acontece da noite para o dia, ou seja, a todo momento nos deparamos com algo novo e isso passa a ser construído gradativamente. Quando preparamos uma aula com sequências didáticas, esperamos atingir os objetivos necessários para o melhoramento da aprendizagem dos alunos. Por outro lado, para que esse objetivo seja atingido é fundamental obtermos o feedback do discente, observando o que ele não conseguiu assimilar com os variados trabalhos ou o que ele teve mais facilidade de compreensão.
    Cada sala de aula tem suas peculiaridades, então, não basta focarmos apenas no Currículo Oficial como instrumento de avaliação, mas sim, precisamos ampliar nossos recursos didáticos com o propósito de melhorarmos no quesito "avaliação". É bom ressaltar que a nota não é tudo; é apenas um detalhe desse quesito. Contudo, é extremamente importante o aluno se conscientizar de seu papel no ambiente escolar e, assim, fazer a sua parte da melhor forma possível. Nesse aspecto, como educadores, precisamos estar atentos aos mínimos detalhes para não cometermos falhas.

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  6. Todos sabemos da importância e da complexidade de se avaliar bem um aluno, porém no cenário educativo atual ainda persiste , apesar de tantas mudanças, uma certa resistência, penso eu, em se considerar a avaliação enquanto processo.
    O conceito da avaliação somativa foi responsável, durante um longo período , pela classificação do aluno neste ou naquele perfil acadêmico. Tal maneira de se avaliar vem se modificando aos poucos, à medida em que deixamos de considerar o progresso do estudante como o resultado obtido em provas e/ou bimestre e nos atemos ao fato de constatar se ele, durante o percurso vem apresentando melhora.
    A esse respeito, considero que a equipe gestora reitera esse pensamento, citando como exemplo a adoção do critério atitudinal, que permite analisar em um âmbito mais amplo a conduta do discente, possibilitando de certa maneira a prática da avaliação formativa.
    Quanto à segunda questão, considero que a resposta dependa de como o professor interpreta esse currículo, porque se ele fizer as adaptações necessárias com relação a sua utilização (considerada a realidade de suas classes), poderá ser de boa aplicabilidade. Ou não.
    Mônica Monnerat

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  7. ana paula- ed. fisica19/06/2013, 14:03

    Sim, a equipe gestora oferece apoio que é de fundamental importância no processo avaliativo.

    O currículo oficial serve como direção para as aulas, sendo na aula prática (ed. fisica) um pouco difícil de trabalhar por conta da falta de materiais e/ou falta de segurança para o aluno. Mas trabalhando com base no currículo mais adaptações necessárias conseguimos fazer nosso trabalho.

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  8. Acho que a equipe gestora contribui, coopera, colabora abundantemente com o professorado, ou melhor, cumpre com sua obrigação no processo.

    Na nossa vida inteira somos avaliados, e com o alunado não seria diferente. Analisamos qualquer coisa, isto é, tudo e todos, e o que é melhor, a tempo todo.

    Medir conhecimento através de prova é algo tão estabelecido em nosso sistema de educação quanto a tradicional foto de formatura, a prova não deve ser a única forma ou o único meio para avaliar o alunado. Eu como professor, tento avaliar dando varias atividades em sala de aula, atividades individuais, pesquisas para se fazer em casa, e com isso, consigo criar um leque variado de opções para avaliar o aluno, não só a prova, ou seja, não consigo avaliar se o alunado entendeu a matéria com um único provão.

    E o resultado disso é que tenho elementos suficientes, se for o caso, para tentar recuperar o aluno que não conseguiu entender a matéria.

    Sendo assim, luto para avaliá-los de forma formativa, visando aperfeiçoá-los. E não de uma forma somativa, visando apenas julgá-los.

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  9. Concordo com a professora Monica, acho importante a aplicação e utilização da nota atitudinal,até para amadurecer os alunos, tornando-os mais responsáveis e participativos. O currículo representa uma possibilidade de trabalho, caminhos e atalhos devem ser seguidos para se tentar alcançar os objetivos em cada disciplina, não sendo a única via de aprendizagem.
    Roseli Prieto

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  10. Os alunos devem ser avaliados de várias maneiras no seu cotidiano escolar e não apenas de uma única maneira, não podemos nos prender só em avaliações.
    Sim, a equipe gestora disponibiliza subsídios para os Professores sempre que necessário.
    O currículo oficial nos orienta que caminho seguir, mas não podemos nos prender a isso, pois há uma defasagem em arte muito grande e o currículo acaba sendo muito evoluído em seu conteúdo, então muitas vezes o currículo não contempla o Professor em termos de avaliação.
    Professora Tatiana Cascaes

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  11. Sabemos que a avaliação em processo visa promover uma aprendizagem de maneira contínua e evolutiva, a fim de identificar as dificuldades de entendimento dos conteúdos, fazendo intervenções pontuais à medida que essas dificuldades são detectadas. Todavia, em meu cotidiano em sala de aula, esses problemas de aprendizagem são mascarados, pela falta de participação efetiva por parte dos alunos. Como exemplo, cito o momento em que realizo avaliações como exercícios de verificação de aprendizagem em classe ou para casa e na maioria das vezes, muitos alunos simplesmente copiam daqueles que realmente o fizeram, apenas para garantir a nota. Não há sequer o interesse em perguntar ao professor ou ao próprio colega de quem colou, como ou porque se chegou ao resultado encontrado. Fica evidenciada a preguiça mental, que será refletida na prova bimestral.
    É evidente o apoio e os subsídios oferecidos pela equipe gestora nos processos de avaliação. Atitudes como realização de provão e simulados, onde o material é fornecido sem qualquer custo a cada aluno, além de atividades como feiras culturais, dramatizações, palestras, entre outros, em muito contribuem no processo formativo de nossos alunos.
    Quanto ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo, posso dizer que em alguns momentos não contempla as aulas de química em termos de avaliação, pois diverge dos livros didáticos distribuídos pelo MEC, atualmente em três volumes, um para cada série. Alguns conteúdos previstos para a 2ª série pelo Currículo Oficial, estão presentes no livro volume 1, outros previstos para a 3ª série, estão presentes no Volume 2 e assim, por diante. Dessa forma, tenho que buscar alternativas para avaliações com exercícios aplicados na lousa, o que demanda um maior tempo.
    Marilande

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  12. Realmente a nova concepção adotada para a avaliação da aprendizagem nos leva a repensar dia a dia os métodos utilizados, bem como os resultados obtidos. Assim, podemos evoluir continua e paulatinamente em busca da melhoria do ensino aprendizagem. Porém, da mesma forma que os demais colegas destacaram em seus comentários, afino-me a constatação da maioria, de que, apesar de todo o empenho da equipe gestora, possibilitando aos alunos diversas ferramentas pedagógicas onde a avaliação alcança diversas concepções, considerando suas participações em sala de aula, em atividades coletivas e também nas provas de conhecimento aplicadas em momento único, com material gratuito. Mas todo esse esforço não pode prosperar em sucesso do sistema avaliatório se o aluno se furta de estudar e não valoriza a parte essencial do processo. Ficamos sem um verdadeiro norte, pois as provas e avaliações acabam não refletindo o verdadeiro resultado. Quando acreditamos que o trabalho está sendo muito bem feito, recebemos um banho de água fria, diante do desinteresse e até descaso dos alunos.
    Isso tudo tem sido uma constante em nosso trabalho diário, porém, continuamos a buscar novas e novas alternativas para melhorar nosso trabalho e construir um sólido processo de ensino aprendizagem.
    PROF. SIDNEI

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  13. 1 – A equipe gestora tem dado suporte aos professores para que os processos de avaliação propostos sejam praticados satisfatoriamente – dentro das limitações de uma escola pública estadual de educação básica. Temos uma Coordenação Pedagógica presente e prestativa.
    2 – O currículo oficial, no que se refere à disciplina de Física, deu um grande salto na atualização dos conteúdos programáticos, uma vez que, até a implementação do mesmo, praticamente todo o conteúdo estava focado no ensino da Física Clássica, do século XIX. Entretanto, a forma de avaliação proposta no currículo oficial está defasada em relação aos conhecimentos prévios dos alunos, ou seja, a forma pressupõe que os alunos tenham sólidos conhecimentos fundamentais, o que, obviamente, não corresponde à realidade. Portanto, avalio os alunos através de trabalhos individuais calcados apenas no que lhes ensinei e não no suposto conhecimento progressivo e acumulado.
    Com a avaliação atitudinal, feita pelo conjunto dos professores, nossa escola atingiu um estágio mais avançado do que a maioria das escolas públicas estaduais, uma vez que esse processo implica na participação efetiva de praticamente todos os professores de cada aluno avaliado.
    Para termos um processo de avaliação completo e moderno, precisamos ainda avançar nas avaliações conceitual e procedimental. Alguns professores já fazem essas avaliações, mas não sistematicamente. Fica aqui esta sugestão para ser implementada no próximo ano letivo.
    James

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  14. Tradicionalmente,a avaliação foi usada como instrumento classificatório, porém com a LDB a avaliação passou a ser um processo contínuo e cumulativo.
    Os recursos didáticos permitem a interação e a participação dos alunos na construção e partilha de conhecimentos face à consolidação e construção de novos conhecimentos.Entretanto,cabe ao professor como mediador ,orientar , selecionar e adequar os recursos de acordo com o conteúdo desenvolvido.
    Os recursos ajudam os alunos na comunicação, na facilidade de assimilação do conteúdos, proporciona aulas interessantes , dinâmicas, porém cabe ressaltar a importância dos objetivos para cada recurso utilizado.
    Quanto a primeira questão, a equipe gestora disponibiliza conceitos de provas externas e adoção de critério atitudinal, como instrumento para compor a avaliação.Todavia, seria interessante que o regimento escolar e o projeto político pedagógico fosse discutido com todos os envolvidos na educação no início do ano de forma democrática e não padronizada, principalmente no que tange a avaliação.
    A questão referente ao currículo, concordo plenamente com a professora Mônica.
    Denise Reis

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  15. José Augusto/ Geografia20/06/2013, 00:38

    A equipe gestora sempre deu-nos suporte para que os processos de avaliação sejam satisfatórios.Ressaltando a avaliação atitudinal na melhora da disciplina dos alunos, tornando-os mais responsáveis e maduros em relação ao aprendizado.
    O currículo oficial nos orienta a um caminho, com adaptações necessárias, fazemos sua utilização na busca de bons resultados.
    Porém,continuaremos a buscar novos meios, para melhorarmos nossa incessante batalha diária e assim obtermos resultados positivos no processo de aprendizagem do ensino.

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  16. Sim, a equipe gestora disponibiliza subsídios já que providencia materiais necessários para avaliações formais, elucida critérios que unificam o processo avaliatório em nossa escola e sempre está à disposição para ajudar nesse trabalho. Considero também muito boa a implantação da nota atitudinal, evidenciando a importância da formação cidadã do aluno.
    Faço apenas uma sugestão a fim de que todos os professores possam participar dessa decisão: uma PLANILHA (com o nome dos alunos e as respectivas disciplinas), na qual todos os docentes de uma determinada classe preencheriam individualmente segundo as suas observações e vivências. Depois, a partir dessa planilha, haveria um fechamento levando em conta a opinião de todos.
    Cabe ressaltar que atualmente já se procura ouvir a opinião de todos os professores, mas, como é feito em um só HTPC todas as classes simultaneamente, formam-se grupos para avaliar cada sala, e quem tem muitas classes não consegue estar em todos os grupos.
    O Currículo Oficial representa uma meta a ser seguida de modo geral, mas o como alcançar esses objetivos é autoria do professor que vivencia realidades ímpares em diferentes classes e com cada aluno. O bom senso do professor é imprescindível, pois ele deve adaptar esse currículo à situação encontrada e repensá-lo em cada processo avaliativo.

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  17. A avaliação atitudinal, uma novidade para mim, dá, não só para o professor mas principalmente para o aluno, uma vista verdadeira e um conceito integral sobre o aprendizado e o comprometimento do discente, onde ele mesmo se analisa. É uma avaliação que reforça o nosso trabalho no dia a dia.
    Quanto ao nosso currículo oficial é como uma cartilha, mas cabe ao nosso cotidiano, saber como utilizá-la da melhor maneira possível, para que todos tirem um ótimo proveito.
    ADELEIDE ALVES

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  18. Sim, a equipe gestora disponibiliza os recursos necessários; o professor observa e investiga, mas o problema é o aluno. Sem família-portanto sem parâmetro- não tem modelo de disciplina e valor. É difícil colocar pensamentos de valor social para um alienado; ao mesmo tempo, ele não tem culpa. A avaliação atitudinal leva o educando a perceber as normas de conduta e interesse mais objetivamente porque são explícitas e promove a comparação com os demais.
    O currículo oficial contempla apenas parcialmente, ele desconsidera a heterogeneidade e é formulado como se todos o corpo discente estivesse muito interessado em estudar.
    Não podemos esquecer que lidamos todo o tempo com o consumismo e que ao comparar a remuneração de professores( que tem várias faculdades) com outras oportunidades de trabalho percebem que o estímulo para estudar é banal.

    Sueli Andreoli

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  19. Sim, o suporte da equipe gestora é excelente, não só em épocas de provões e simulados mas sim durante todo ano letivo.Nunca me foi negado uma xerox ou impressão de atividades que elaboro para acelerar o processo de aprendizagem.
    Em relação ao curriculo oficial, para mim serve como bússola...me orienta mas como a defasagem em matemática é muito grande, as vezes percebo que estou andando em círculos.Não consigo atingir todos os conteúdos propostos.

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  20. Eu acho que o que faz a equipe gestora está dentro dos parâmetros exigidos pelo governo, todavia, não são as funcionalidades que pecam e sim o ser humano como um todo. Famílias desestruturadas criam filhos violentos e sem ambição escolar, profissional mau preparado, mau equipado, nao eleva em nada essa situação. Acho que estamos no rumo certo, mas, falta-nos ferramentas pra abrir ainda mais esse caminho e seguir, sem tanto sofrimento, e ir adiante.

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