Todo professor deve ter o discernimento entre uma boa aula e uma aula boa para o aluno. Nem sempre a aula que é boa do ponto de vista do profissional será tão boa para o aluno. Pensando nisso, deve-se buscar o aperfeiçoamento a cada momento, diversificar para não cair no fantasma da rotina, reinventar a todo momento, buscar novas possibilidades de aprendizado. Porém, toda mudança na forma de ministrar suas aulas e melhorar o aprendizado passa por uma simples e competente ferramenta "O planejamento". É preciso planejar com muita antecedência, saber o que se quer do aluno e modificar as estratégias a cada momento, aulas criativas e diversificadas produzem efeitos imediatos no alunado. Enfim, o professor pode e deve buscar novas ferramentas e adequar suas aulas à realidade de seus alunos. Contudo, as políticas públicas estão longe de contemplar essa realidade, o professores são obrigados a inovar, porém em meio a retrógrados padrões de ensino. As ferramentas que lhes são disponibilizadas são tão ou mais obsoletas que as metodologias dos antiguados profissionais. É isso.
ACHO QUE DESSA VEZ NÃO HAVERÁ O INCOMENSURÁVEL PRAZER EM APLICAR-ME MAIS UMA FALTA, RESPONDI A TEMPO NÉH!!!! OBRIGADO
Para o professor, uma boa aula, é quando se atinge os objetivos esperados, quando os alunos conseguem aprender. Cabe ao professor, estar sempre se atualizando, buscar novas metodologias e estratégias para inovar , conquistar e estimular seus alunos no quesito aprendizagem. Para isso é necessário um bom planejamento das aulas com os conteúdos dados de formas variadas, sejam de formas lúdicas, expositivas e visuais, visando sempre a interação entre professor e aluno. Quanto as políticas governamentais, ainda está muito aquém a nossa realidade, tudo é muito bonito no papel mas o real é muito diferente. Maria Tereza de Abreu
Concordo com os colegas e também com todos os tópicos acima, mas o sucesso e o fracasso escolar não depende apenas da didática profissional, mas um trabalho de resgate dos valores sociais do aluno, ou seja, fazer o aluno refletir sobre seu objetivo de vida, para que o processo de aprendizagem tenha efeito. É necessário estimulá-lo a "ser" o protagonista nesse cenário e não o ator co-adjuvante. É um conjunto de fatores que levam a um só fim: plano e estrutura de vida. O "ter" instrução não basta, se não for colocado em prática com um objetivo final. Mostramos o ponto de partida, mas o final dela é o protagonista que decidirá,num trabalho que envolve aluno, escola, família. Um trabalho coletivo constante resultando em "aulas nota 10". Jacqueline
Ainda falta. Apesar de criar expectativas acadêmicas, planejar, estruturar as aulas, motivar os alunos, diversificar, ainda não consegui fazer com que todos os alunos progridam satisfatoriamente. Alguns parecem que ficam "emperrados"... Falta essa "forte cultura escolar" de que o estudo ainda é muito importante, apesar de toda a equipe escolar somar esforços para essa conscientização. Surpreendi-me esta semana com a atitude de uma classe, quando a coordenação lhe proporcionou uma aula diferente fora da escola (em uma universidade) e quase ninguém se motivou a ir. Não consideraram o convite como algo positivo, que iria acrescentar muito em sua formação acadêmica. Ao contrário, tudo foi visto como um grande empecilho.... O interessante é que, em algumas salas, as aulas fluem de maneira harmoniosa e produtiva; em outras, mesmo sendo do mesmo ano e mesma faixa etária, não progridem e os mesmos professores ficam feitos doidos tentando encontrar uma solução. Acho que deveriam, para concretizar essa pesquisa, aplicá-la por um ano, todos os dias, com ótimos professores (com jornada de 40 horas) com o respaldo de uma ótima equipe escolar, em várias salas reais e problemáticas, para nos apontarem caminhos para essas situações que não sabemos como solucionar. Dariam respostas concretas, por exemplo, para estas questões a seguir: Como seriam essas "técnicas adicionais para criar um ritmo positivo em sala de aula"? Como "a escola pode e deve ampliar as oportunidades para os menosfavorecidos"? Já que "o perfil dos alunos mudou nos últimos anos e há mais alunos que vêm de famílias com menor grau de instrução e que são menos preparados para a vida escolar eacadêmica", como conhecer as características pessoais de cada aluno para poder engajá-los no processo de aprendizagem, em salas numerosas e problemáticas?... Considero que as dicas são bem vindas, mas muitas vezes, na realidade em que nos encontramos, não encontramos um caminho para aplicá-las.
Bem, uma aula nota dez é aquela em que acontece uma troca significativa de conhecimento e saberes entre professor e aluno. Além disso, poder contar com outros recursos além dos tradicionais enriquecem o trabalho realizado na sala. Como se sabe, espera-se do professor que ele alcance além do olhar no que se refere à avaliação do aluno: que perceba o seu contexto sócio-cultural, as transformações pelas quais passa e que o considere como um ser em formação. Da mesma maneira deve-se avaliar a aula do professor: em que contexto foi aplicada, se houve ou não planejamento, enfim, tudo o que faz parte de uma boa aula. O problema é que não depende só do professor o êxito de sua prática docente. Afinal, se é preciso que haja troca, não podemos nos esquecer de um pequeno detalhe: as duas partes precisam ser receptivas. Do contrário, a sensação que se tem é a de estar oferecendo “pérolas aos porcos”. Mônica Monnerat
Para Chegar a uma aula nota 10 devemos observar de qual ponto de vista. No meu caso(ed. fisica)as aulas quando são nota 10 pra mim, nem sempre é para os alunos pois eles só querem saber de uma coisa: jogo! O mesmo acontece do contrario, quando é 10 pra eles pra mim nao atingiu nem metade das minhas expectativas. Vivemos numa sociedade onde os alunos sao muito diferentes uns dos outros e para chegarmos próximo do 10, procuro mesclar as atividades para que os alunos consigam aprender até aquilo que julgam não gostar. Concluindo, chegar "a nota 10" é preciso que os 2 lados estejam receptivos (professor/aluno, aluno/professor)e utilizar recursos que despertem maior atenção deles, se nao, acabam perdendo a motivação.
Eu concordo com o comentário da Maria Tereza "que para nós professores, uma boa aula, é quando se atinge os objetivos esperados, quando os alunos conseguem aprender". Só que isso muitas vezes não é o suficiente para os alunos. Ainda falta muito para eu chegar na aula nota dez, há vários fatores educacionais, culturais, sociais e comportamentais que fazem essas diferenças. Em uma mesma escola há variáveis disso tudo que atrapalham nossa caminhada. Tatiana Cascaes - Arte
Um bom professor tem impacto na vida de um aluno, que vai muito além das notas e da fronteira da sala de aula. O professor pode mudar o futuro de uma criança ou adolescente. Mas, para o professor ser um bom professor e ter aulas nota 10, a sociedade tem que devolver a autoridade do professor em sala de aula, já que crianças bem educadas saem de casa com a vacina da educação, com os princípios morais transmitidos por pai e mãe. Sem isso acho quase impossível ser um bom professor, e, consequentemente ter uma aula nota 10.
Temos que inverter esse circulo vicioso, que parece ter sido mantido pelos que veem a educação como um perigo, pois ela liberta, converte clientes dependentes em eleitores conscientes e cidadãos exigentes. O brasileiro educado não aceita ser conduzido, mas conduzira o seu destino.
Aula nota dez se faz com família nota dez, sociedade nota dez, governo nota dez, escola nota dez, professor nota dez, aluno nota dez. Se atribuíssemos notas a todos os elencados acima, com certeza as notas mais altas seriam as dos professores e a dos alunos. Recurços tecnológicos não faltam aos educandos, mas atenção, respeito, interesse, comprometimento, meta, objetivo que são fundamentais para um aprendizado significativo e uma conduta respeitosa em sala de aula e em qualquer ambiente social, são raros. O desabafo faz parte da minha realidade. Gostaria de ver as famílias, participando ativamente da vida escolar de seus filhos. Os jovens anceiam por cuidados que a Matemática, o Portugês, a História, a Geografia e todos os componentes currículares jamais suprirão. Nós, professores, estamos tentando suprir as urgências de valores e não estamos conseguindo. E o governo nos cobra ensino de qualidade, mas isso é comentário para um próximo momento. Profª: Simônia Gomes - Matemática.
Ao longo de muitos anos o professor foi visto como um difusor de idéias incontestadas,como profissional passivo, que apenas deveria repassar aos seus alunos, sem preocupar-se a com prática desenvolvida. Hoje somos cobrados como responsáveis pela falta de motivação e retrocesso do processo ensino- aprendizagem. E as políticas públicas educacionais? E a família? E o papel social da escola? A aula nota dez está longe de nossa realidade, por causa de uma série de fatores externos e internos. Exemplos: salas lotadas, falta de infra-estruturas,decisões que deveriam ser tomadas de forma colegiadas, normas e finalidades compartilhadas, formação continuada dos professores, disponibilidade de horários para discutir a aprendizagem e a realidade da escola, porém, não de pró- forma. Com todo esse universo, os docentes procuram diversificar e planejar suas aulas com novas práticas pedagógicas,porém, as inquietações rondam o espaço escolar. A prática pedagógica é parte de um processo social e envolve não apenas na esfera escolar, mas na dinâmica da relações sociais que produzem aprendizagem,portanto, a qualidade da aula não depende somente do professor.
Colegas concordo com todas as postagens acima, enquanto continuar a cultura de que o professor é o responsável pela ineficiência dos governos, a falta de estrutura e comprometimento dos pais com a educação dos seus filhos, teremos sim aulas 10 conforme o que nós é limitado a oferecer à uma clientela totalmente despreparada e alienada do que seja escola e o papel do professor. Roseli Prieto
Meu sonho seria chegar a "Aulas Nota 10". Planejo,diversifico e me dedico mas não encontro comprometimento nem interesse.As vezes penso que a escola não tem mais atrativos pra essa nova geração.Nós professores precisamos de incentivo e motivação tanto quanto os alunos. Clamamos todos por socorro para que a escola seja nota 10, os pais sejam nota 10,a política seja nota 10 e nós professores com certeza teríamos nossas aulas "Nota 10". Sinto todos os dias a sensação de estar falando com as paredes. Isso não é legal.
Em minhas aulas, para conseguir chegar a “Aulas Nota 10”, seriam necessários alguns recursos: 1) Dedicação exclusiva do professor a uma única escola, pois trabalhar em três escolas para compor uma jornada integral, desgasta qualquer um, tanto no aspecto físico quanto no psicológico e intelectual ( pior ainda quando se acumula um segundo cargo); 2) Redução da jornada de trabalho em sala de aula, para que o professor tenha condições de preparar as aulas e de estabelecer contato com seus pares a fim de melhorar suas práticas pedagógicas (lidar com 21 classes e mais de 500 alunos por semana é desafiador); 3) Materiais que funcionem, disponíveis na escola para preparação das aulas e de avaliações frequentes, para uso de todos, como computadores, impressoras e papéis. 4) Direcionar o foco da responsabilidade no processo de aprendizagem também para os alunos e familiares, pois é uma via de mão dupla, não adianta querer ensinar quando não se quer aprender. Marilande (química)
Entrar em sala de aula e acontecer uma boa aula é o desejo de todos os colegas que já postaram.Dedico-me,planejo e diversifico todos os dias, um dia acontece o MILAGRE.Amém a todos nós!
Embora tudo faça parte de um planejamento antecipado, para se saber o que se quer do aluno e perceber quando se faz necessário modificar as estratégias a cada momento das aulas criativas para ser diversificadas produzindo efeitos imediatos nos alunas. Entre tanto, cabe aos professores que deve buscar novas ferramentas e se adequar para que suas aulas iguala-se as realidades de seus alunos. Mas, contudo, as políticas públicas estão muito distantes de contemplar essa realidade, os professores têm então a obrigação de inovar, muitas vezes tendo que recorrer a meio a retrógrados padrões de ensino utilizando ferramentas obsoletas. Então não podemos nos prender a métodos arcaicos e sim buscar a melhor forma de ensinar para que nossos alunos tenham vontade de permanecer em sala. Então e isso PROF°J. Everton GEOGRAFIA
Como sou professor do EM, que é a última fase da Educação Básica, recebo alunos quase que totalmente despreparados pelo EF ou, em outros termos, alunos que não se apropriaram do conhecimento mínimo necessário para ingressarem em outra fase da educação. Isso posto, falar-se em “Aulas Notas 10” é apenas e tão somente mais uma dessas figuras de retórica, tão a gosto dos educadores dos tetos dos gabinetes da Secretaria da Educação. Obviamente, como educador não considero minhas aulas como “Aulas Notas 10”, mas me adapto à nossa triste realidade, procurando sempre entender e me comunicar com o adolescente – embora a maioria de nossos alunos, mesmo com corpos físicos adolescentes, ainda esteja mentalmente infantilizada. Não dou aulas sentado, para dar ritmo jovem às mesmas. Procuro sempre movimentar-me pela sala, dando atendimento pessoal aos alunos interessados e esforçados. Repito, não são “Aulas Nota 10”, mas procuro fazer a minha parte. James
Realmente, como todos os colegas gostaria de chegar a " Aulas Nota 10". Porém talvez não esteja preparada para os alunos atuais. Preparo minhas aulas, procuro falar de maneira compreensiva, trago respostas para prováveis duvidas, faço exercícios, textos, atividades diversificadas,comecei a usar a sala de vídeo,tentando tornar a aula mais atrativa, mesmo assim a indiferença de alguns alunos em relação a matéria é frustrante.Perdem-se em brincadeiras e bobagens, atrapalhando o todo.Infelizmente nada se pode fazer para mudar essa realidade que cada vez fica pior. E " Aulas Nota 10", ficam no meus sonhos e todos os professores.
Para conseguir melhores resultados em sala de aula necessitaria que os alunos apostassem mais em si próprios e confiassem num futuro promissor. A tecnologia mesmo não sendo usada pelo professor estará sempre presente nos aparelhos celulares e recursos inerentes , assim como os pensamentos avançados e práticos que circulam pelas mentes e nos cotidianos da vida dos discentes. Alguns alunos em alguns momentos acharão minha aula dez, outros nunca a julgarão deste modo: para mim minha aula nunca será, porque a busca continua. Sueli Andreoli
Aula nota 10 é aquela aula onde cada aluno, em conjunto com o professor, cresce dentro de sua própria capacidade, amplia seus horizontes. É claro que, por uma miríade de fatores, como problemas em casa, ou até mesmo cansaço ou tristeza, nem toda aula pode ser nota 10 para todos os alunos, mas deveria ao menos ser planejada daquele jeito. Minha aula está longe de ser nota 10, tanto pelo meu manejo com a classe e falta de experiência, quanto pelos fatores externos.
Concordo com as opiniões dos profissionais acima, estamos longe das condições de trabalho ideais para que todos os professores preparem todas as aulas de sua carga completa em três escolas para serem nota 10.
Primeiramente, estou a favor da opinião do prof. Fábio Correa. Na verdade, a boa aula começa em casa, com educação e discernimento de que professores não são babás e sim condutores para um futuro promissor à esses jovens! A autoridade do docente deve ser respeitada, assim como o aprendizado do aluno também! Várias aulas devem ser experimentadas pelo professor, de acordo com a dificuldade da sala. A reciclagem é imprescindível, ainda mais em tempos onde a tecnologia está também a nosso favor. ADELEIDE ALVES
Todo professor deve ter o discernimento entre uma boa aula e uma aula boa para o aluno. Nem sempre a aula que é boa do ponto de vista do profissional será tão boa para o aluno. Pensando nisso, deve-se buscar o aperfeiçoamento a cada momento, diversificar para não cair no fantasma da rotina, reinventar a todo momento, buscar novas possibilidades de aprendizado. Porém, toda mudança na forma de ministrar suas aulas e melhorar o aprendizado passa por uma simples e competente ferramenta "O planejamento". É preciso planejar com muita antecedência, saber o que se quer do aluno e modificar as estratégias a cada momento, aulas criativas e diversificadas produzem efeitos imediatos no alunado. Enfim, o professor pode e deve buscar novas ferramentas e adequar suas aulas à realidade de seus alunos. Contudo, as políticas públicas estão longe de contemplar essa realidade, o professores são obrigados a inovar, porém em meio a retrógrados padrões de ensino. As ferramentas que lhes são disponibilizadas são tão ou mais obsoletas que as metodologias dos antiguados profissionais.
ResponderExcluirÉ isso.
ACHO QUE DESSA VEZ NÃO HAVERÁ O INCOMENSURÁVEL PRAZER EM APLICAR-ME MAIS UMA FALTA, RESPONDI A TEMPO NÉH!!!!
OBRIGADO
PROF. SIDNEI
Para o professor, uma boa aula, é quando se atinge os objetivos esperados, quando os alunos conseguem aprender. Cabe ao professor, estar sempre se atualizando, buscar novas metodologias e estratégias para inovar , conquistar e estimular seus alunos no quesito aprendizagem. Para isso é necessário um bom planejamento das aulas com os conteúdos dados de formas variadas, sejam de formas lúdicas, expositivas e visuais, visando sempre a interação entre professor e aluno. Quanto as políticas governamentais, ainda está muito aquém a nossa realidade, tudo é muito bonito no papel mas o real é muito diferente.
ResponderExcluirMaria Tereza de Abreu
Concordo com os colegas e também com todos os tópicos acima, mas o sucesso e o fracasso escolar não depende apenas da didática profissional, mas um trabalho de resgate dos valores sociais do aluno, ou seja, fazer o aluno refletir sobre seu objetivo de vida, para que o processo de aprendizagem tenha efeito. É necessário estimulá-lo a "ser" o protagonista nesse cenário e não o ator co-adjuvante. É um conjunto de fatores que levam a um só fim: plano e estrutura de vida. O "ter" instrução não basta, se não for colocado em prática com um objetivo final. Mostramos o ponto de partida, mas o final dela é o protagonista que decidirá,num trabalho que envolve aluno, escola, família. Um trabalho coletivo constante resultando em "aulas nota 10".
ResponderExcluirJacqueline
Ainda falta. Apesar de criar expectativas acadêmicas, planejar, estruturar as aulas, motivar os alunos, diversificar, ainda não consegui fazer com que todos os alunos progridam satisfatoriamente. Alguns parecem que ficam "emperrados"... Falta essa "forte cultura escolar" de que o estudo ainda é muito importante, apesar de toda a equipe escolar somar esforços para essa conscientização. Surpreendi-me esta semana com a atitude de uma classe, quando a coordenação lhe proporcionou uma aula diferente fora da escola (em uma universidade) e quase ninguém se motivou a ir. Não consideraram o convite como algo positivo, que iria acrescentar muito em sua formação acadêmica. Ao contrário, tudo foi visto como um grande empecilho....
ResponderExcluirO interessante é que, em algumas salas, as aulas fluem de maneira harmoniosa e produtiva; em outras, mesmo sendo do mesmo ano e mesma faixa etária, não progridem e os mesmos professores ficam feitos doidos tentando encontrar uma solução.
Acho que deveriam, para concretizar essa pesquisa, aplicá-la por um ano, todos os dias, com ótimos professores (com jornada de 40 horas) com o respaldo de uma ótima equipe escolar, em várias salas reais e problemáticas, para nos apontarem caminhos para essas situações que não sabemos como solucionar. Dariam respostas concretas, por exemplo, para estas questões a seguir: Como seriam essas "técnicas adicionais para criar um ritmo positivo em sala de aula"? Como "a escola pode e deve ampliar as oportunidades para os menosfavorecidos"? Já que "o perfil dos alunos mudou nos últimos anos e há mais alunos que vêm de famílias com menor grau de instrução e que são menos preparados para a vida escolar eacadêmica", como conhecer as características pessoais de cada aluno para poder engajá-los no processo de aprendizagem, em salas numerosas e problemáticas?...
Considero que as dicas são bem vindas, mas muitas vezes, na realidade em que nos encontramos, não encontramos um caminho para aplicá-las.
Bem, uma aula nota dez é aquela em que acontece uma troca significativa de conhecimento e saberes entre professor e aluno. Além disso, poder contar com outros recursos além dos tradicionais enriquecem o trabalho realizado na sala.
ResponderExcluirComo se sabe, espera-se do professor que ele alcance além do olhar no que se refere à avaliação do aluno: que perceba o seu contexto sócio-cultural, as transformações pelas quais passa e que o considere como um ser em formação.
Da mesma maneira deve-se avaliar a aula do professor: em que contexto foi aplicada, se houve ou não planejamento, enfim, tudo o que faz parte de uma boa aula. O problema é que não depende só do professor o êxito de sua prática docente. Afinal, se é preciso que haja troca, não podemos nos esquecer de um pequeno detalhe: as duas partes precisam ser receptivas. Do contrário, a sensação que se tem é a de estar oferecendo “pérolas aos porcos”.
Mônica Monnerat
Para Chegar a uma aula nota 10 devemos observar de qual ponto de vista.
ResponderExcluirNo meu caso(ed. fisica)as aulas quando são nota 10 pra mim, nem sempre é para os alunos pois eles só querem saber de uma coisa: jogo!
O mesmo acontece do contrario, quando é 10 pra eles pra mim nao atingiu nem metade das minhas expectativas.
Vivemos numa sociedade onde os alunos sao muito diferentes uns dos outros e para chegarmos próximo do 10, procuro mesclar as atividades para que os alunos consigam aprender até aquilo que julgam não gostar.
Concluindo, chegar "a nota 10" é preciso que os 2 lados estejam receptivos (professor/aluno, aluno/professor)e utilizar recursos que despertem maior atenção deles, se nao, acabam perdendo a motivação.
Eu concordo com o comentário da Maria Tereza "que para nós professores, uma boa aula, é quando se atinge os objetivos esperados, quando os alunos conseguem aprender". Só que isso muitas vezes não é o suficiente para os alunos.
ResponderExcluirAinda falta muito para eu chegar na aula nota dez, há vários fatores educacionais, culturais, sociais e comportamentais que fazem essas diferenças. Em uma mesma escola há variáveis disso tudo que atrapalham nossa caminhada.
Tatiana Cascaes - Arte
Um bom professor tem impacto na vida de um aluno, que vai muito além das notas e da fronteira da sala de aula. O professor pode mudar o futuro de uma criança ou adolescente. Mas, para o professor ser um bom professor e ter aulas nota 10, a sociedade tem que devolver a autoridade do professor em sala de aula, já que crianças bem educadas saem de casa com a vacina da educação, com os princípios morais transmitidos por pai e mãe. Sem isso acho quase impossível ser um bom professor, e, consequentemente ter uma aula nota 10.
ResponderExcluirTemos que inverter esse circulo vicioso, que parece ter sido mantido pelos que veem a educação como um perigo, pois ela liberta, converte clientes dependentes em eleitores conscientes e cidadãos exigentes. O brasileiro educado não aceita ser conduzido, mas conduzira o seu destino.
Aula nota dez se faz com família nota dez, sociedade nota dez, governo nota dez, escola nota dez, professor nota dez, aluno nota dez.
ResponderExcluirSe atribuíssemos notas a todos os elencados acima, com certeza as notas mais altas seriam as dos professores e a dos alunos.
Recurços tecnológicos não faltam aos educandos, mas atenção, respeito, interesse, comprometimento, meta, objetivo que são fundamentais para um aprendizado significativo e uma conduta respeitosa em sala de aula e em qualquer ambiente social, são raros.
O desabafo faz parte da minha realidade. Gostaria de ver as famílias, participando ativamente da vida escolar de seus filhos.
Os jovens anceiam por cuidados que a Matemática, o Portugês, a História, a Geografia e todos os componentes currículares jamais suprirão.
Nós, professores, estamos tentando suprir as urgências de valores e não estamos conseguindo. E o governo nos cobra ensino de qualidade, mas isso é comentário para um próximo momento.
Profª: Simônia Gomes - Matemática.
Ao longo de muitos anos o professor foi visto como um difusor de idéias incontestadas,como profissional passivo, que apenas deveria repassar aos seus alunos, sem preocupar-se a com prática desenvolvida. Hoje somos cobrados como responsáveis pela falta de motivação e retrocesso do processo ensino- aprendizagem.
ResponderExcluirE as políticas públicas educacionais? E a família? E o papel social da escola?
A aula nota dez está longe de nossa realidade, por causa de uma série de fatores externos e internos. Exemplos: salas lotadas, falta de infra-estruturas,decisões que deveriam ser tomadas de forma colegiadas, normas e finalidades compartilhadas, formação continuada dos professores, disponibilidade de horários para discutir a aprendizagem e a realidade da escola, porém, não de pró- forma.
Com todo esse universo, os docentes procuram diversificar e planejar suas aulas com novas práticas pedagógicas,porém, as inquietações rondam o espaço escolar.
A prática pedagógica é parte de um processo social e envolve não apenas na esfera escolar, mas na dinâmica da relações sociais que produzem aprendizagem,portanto, a qualidade da aula não depende somente do professor.
Postagem das 17:03 - Profª Denise
ResponderExcluirColegas concordo com todas as postagens acima, enquanto continuar a cultura de que o professor é o responsável pela ineficiência dos governos, a falta de estrutura e comprometimento dos pais com a educação dos seus filhos, teremos sim aulas 10 conforme o que nós é limitado a oferecer à uma clientela totalmente despreparada e alienada do que seja escola e o papel do professor.
ResponderExcluirRoseli Prieto
Meu sonho seria chegar a "Aulas Nota 10".
ResponderExcluirPlanejo,diversifico e me dedico mas não encontro comprometimento nem interesse.As vezes penso que a escola não tem mais atrativos pra essa nova geração.Nós professores precisamos de incentivo e motivação tanto quanto os alunos.
Clamamos todos por socorro para que a escola seja nota 10, os pais sejam nota 10,a política seja nota 10 e nós professores com certeza teríamos nossas aulas "Nota 10".
Sinto todos os dias a sensação de estar falando com as paredes. Isso não é legal.
Em minhas aulas, para conseguir chegar a “Aulas Nota 10”, seriam necessários alguns recursos:
ResponderExcluir1) Dedicação exclusiva do professor a uma única escola, pois trabalhar em três escolas para compor uma jornada integral, desgasta qualquer um, tanto no aspecto físico quanto no psicológico e intelectual ( pior ainda quando se acumula um segundo cargo);
2) Redução da jornada de trabalho em sala de aula, para que o professor tenha condições de preparar as aulas e de estabelecer contato com seus pares a fim de melhorar suas práticas pedagógicas (lidar com 21 classes e mais de 500 alunos por semana é desafiador);
3) Materiais que funcionem, disponíveis na escola para preparação das aulas e de avaliações frequentes, para uso de todos, como computadores, impressoras e papéis.
4) Direcionar o foco da responsabilidade no processo de aprendizagem também para os alunos e familiares, pois é uma via de mão dupla, não adianta querer ensinar quando não se quer aprender.
Marilande (química)
Entrar em sala de aula e acontecer uma boa aula é o desejo de todos os colegas que já postaram.Dedico-me,planejo e diversifico todos os dias, um dia acontece o MILAGRE.Amém a todos nós!
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ResponderExcluirEmbora tudo faça parte de um planejamento antecipado, para se saber o que se quer do aluno e perceber quando se faz necessário modificar as estratégias a cada momento das aulas criativas para ser diversificadas produzindo efeitos imediatos nos alunas. Entre tanto, cabe aos professores que deve buscar novas ferramentas e se adequar para que suas aulas iguala-se as realidades de seus alunos. Mas, contudo, as políticas públicas estão muito distantes de contemplar essa realidade, os professores têm então a obrigação de inovar, muitas vezes tendo que recorrer a meio a retrógrados padrões de ensino utilizando ferramentas obsoletas. Então não podemos nos prender a métodos arcaicos e sim buscar a melhor forma de ensinar para que nossos alunos tenham vontade de permanecer em sala. Então e isso PROF°J. Everton GEOGRAFIA
ResponderExcluirComo sou professor do EM, que é a última fase da Educação Básica, recebo alunos quase que totalmente despreparados pelo EF ou, em outros termos, alunos que não se apropriaram do conhecimento mínimo necessário para ingressarem em outra fase da educação. Isso posto, falar-se em “Aulas Notas 10” é apenas e tão somente mais uma dessas figuras de retórica, tão a gosto dos educadores dos tetos dos gabinetes da Secretaria da Educação. Obviamente, como educador não considero minhas aulas como “Aulas Notas 10”, mas me adapto à nossa triste realidade, procurando sempre entender e me comunicar com o adolescente – embora a maioria de nossos alunos, mesmo com corpos físicos adolescentes, ainda esteja mentalmente infantilizada. Não dou aulas sentado, para dar ritmo jovem às mesmas. Procuro sempre movimentar-me pela sala, dando atendimento pessoal aos alunos interessados e esforçados. Repito, não são “Aulas Nota 10”, mas procuro fazer a minha parte.
ResponderExcluirJames
Realmente, como todos os colegas gostaria de chegar a " Aulas Nota 10". Porém talvez não esteja preparada para os alunos atuais.
ResponderExcluirPreparo minhas aulas, procuro falar de maneira compreensiva, trago respostas para prováveis duvidas, faço exercícios, textos, atividades diversificadas,comecei a usar a sala de vídeo,tentando tornar a aula mais atrativa, mesmo assim a indiferença de alguns alunos em relação a matéria é frustrante.Perdem-se em brincadeiras e bobagens, atrapalhando o todo.Infelizmente nada se pode fazer para mudar essa realidade que cada vez fica pior. E " Aulas Nota 10", ficam no meus sonhos e todos os professores.
Postagem das 22:38 - Alcedina
ResponderExcluirPara conseguir melhores resultados em sala de aula necessitaria que os alunos apostassem mais em si próprios e confiassem num futuro promissor. A tecnologia mesmo não sendo usada pelo professor estará sempre presente nos aparelhos celulares e recursos inerentes , assim como os pensamentos avançados e práticos que circulam pelas mentes e nos cotidianos da vida dos discentes. Alguns alunos em alguns momentos acharão minha aula dez, outros nunca a julgarão deste modo: para mim minha aula nunca será, porque a busca continua.
ResponderExcluirSueli Andreoli
Aula nota 10 é aquela aula onde cada aluno, em conjunto com o professor, cresce dentro de sua própria capacidade, amplia seus horizontes. É claro que, por uma miríade de fatores, como problemas em casa, ou até mesmo cansaço ou tristeza, nem toda aula pode ser nota 10 para todos os alunos, mas deveria ao menos ser planejada daquele jeito. Minha aula está longe de ser nota 10, tanto pelo meu manejo com a classe e falta de experiência, quanto pelos fatores externos.
ResponderExcluirConcordo com as opiniões dos profissionais acima, estamos longe das condições de trabalho ideais para que todos os professores preparem todas as aulas de sua carga completa em três escolas para serem nota 10.
Primeiramente, estou a favor da opinião do prof. Fábio Correa. Na verdade, a boa aula começa em casa, com educação e discernimento de que professores não são babás e sim condutores para um futuro promissor à esses jovens! A autoridade do docente deve ser respeitada, assim como o aprendizado do aluno também! Várias aulas devem ser experimentadas pelo professor, de acordo com a dificuldade da sala. A reciclagem é imprescindível, ainda mais em tempos onde a tecnologia está também a nosso favor.
ResponderExcluirADELEIDE ALVES