Nesta semana a proposta é realizar a leitura da reportagem veiculada pela VEJA.com:
Alunos fazem prova toda semana na cidade com melhor rede municipal de ensino fundamental - Educação - Notícia - VEJA.com
Em seguida, reflita sobre as questões abaixo e poste seu comentário:
1- É possível contemplar essa metodologia em nossa escola para os segmentos de EF e EM?
2- É possível vislumbrar aulas magnas (duas ou mais disciplinas interagindo sob um mesmo tema) em nossa UE?
3- Quais as suas concepções didáticas e metodológicas em relação a isso?
4- Estamos caminhando para a finalização do 1º bimestre em nossa UE. Com as avaliações diagnósticas (Estado e professor), é possível afirmar que os nosso alunado está com o seu processo educacional e cognitivo seguindo uma linearidade com relação à sua série?
Bom trabalho!
A Coordenação
1) Na reportagem fica claro que a Prefeitura de Novo Horizonte(SP) tem estrutura e participa, atuando através da Secretaria de Educação com a elaboração das provas e suporte ao Professor, além de oportunizar aulas de reforço aos alunos com defasagem de aprendizagem. A implementação de provas semanais necessita de infraestrutura e suporte de todos direção, coordenação e professores.
ResponderExcluir2) Sim. Desde que os professores tenham tempo, juntos, para prepararem as aulas.
3) É sabido por todos que independentemente de prepararmos aulas magnas, elas acontecem, pois no caso da Matemática que utiliza-se da resolução de problemas como metodologia de aprendizagem, os temas interdisciplinares aparecem o tempo todo.
4) Não. As Avaliações demostram defasagem de conteúdo do ensino fundamental.
Profª Simônia Gomes - Matemática
1)Percebemos na reportagem que isso só será possível, com um departamento pedagógico responsável pela elaboração do material de avaliação , como existia em Santos anos atrás, segundo o conteúdo básico de aprendizagem a equipe, fornecia as escolas ,avaliações mensais, bimestrais e diagnóstica, material lúdico etc.
ResponderExcluirPortanto para isso ocorra é necessário uma infraestrutura de apoio.
2)Sim é possível.
3)Procurei, antes de iniciar o conteúdo de História para os nonos anos, revisar a importância da história , contagem do tempo. Percebi uma grande defasagem nessa área, como estudar História sem saber o tempo e séculos? através de musicas e um modo lúdico , exercícios pude perceber que o objetivo foi alcançado.
4)As avaliações apresentam uma defasagem de conteúdo.
Prof. Luzinete
1)Seria possivel se os professores da rede estadual tivessem tempo de elaborar e corrigir as provas em tempo hábil.
ResponderExcluir2)Sim desde que os professores falem "a mesma língua"
3)Na educação física, por ter em seu conteúdo aulas práticas, força o aluno a trabalhar os temas interdisciplinares, como na festa das nações, por exemplo.
4)não, especialmente no ensino fundamental, eles em sua maioria, nao conseguem acompanhar o conteúdo de sua série.
Bem, vamos lá:
ResponderExcluir1-) Penso que é possível, sim, desde que se tenha a estrutura adequada para tanto.Ano passado, os terceiros anos passaram por diversas provas e conseguiram melhorar seu rendimento. Entretanto, apenas a aplicação de provas, por si, não garante a melhora. Tão importante quanto ela é sua devolutiva, ou seja, a observação dos resultados alcançados, para sanar dúvidas e entendimento incorreto das questões propostas.
2-) Como a colega afirmou acima, é possível, desde que os professores tenham tempo de discutir a respeito e de preparar aulas a contento.
3-) Entendo que esse, realmente, seja o caminho, mas a realização não é tão simples como parece. É preciso entrosamento, organização e compromisso de todos da equipe e os professores deverão contar com todo apoio técnico e pedagógico.
4-) Não acompanhei a análise dos resultados do Ensino Fundamental, pois estava com a coordenação do Ensino Médio. Com relação a este último, posso afirmar que, pelo menos em Português, os alunos, apesar de não apresentarem ainda domínio pleno de competências exigidas para a série cursada, mostraram progresso, sim, se considerarmos os desempenhos dos primeiros anos. No terceiro apresentam um entendimento melhor das questões propostas.
Os gráficos apresentados pela coordenação dos dois segmentos permitiram uma visão bem clara da atuação dos alunos e penso que poderão constituir-se em ótimos indicadores do processo ensino-aprendizagem.
Mônica Monnerat
Prof. Marcos Duarte
ResponderExcluir1-) Acredito que sim, vai depender da grade.
2-) É algo a ser preparado desde cedo, para criar um método.
3-) Sempre tornei minhas aulas interdisciplinares, principalmente com relação a Ciência/Geografia.
4-) Não pois temos principalmente nos 6os anos, alunos que vieram do Minicípio, sem estarem devidamente alfabetizados.
1)Acredito que sim, mas neste ano atuando no EF, percebi que muitos alunos não compreendem e não conseguem acompanhar os conteúdos abordados, especialmente os da sétima série, assim, deve-se implantar metodologias diferenciadas para estes alunos para se alcançar o resultado esperado.
ResponderExcluir2) Desde que todos os professores tenham conhecimento dos procedimentos pedagógicos e tempo para preparar as aulas.
3)Dentro do meu conteúdo, conforme relato acima, mantenho a interdisciplinaridade.
4) Nào devido a grande defasagem entre eles.
Roseli Prieto
ExcluirSim, creio que é possível melhorar o rendimento escolar de nossos alunos através de planos de ação como estes, pois precisam ser avaliados de forma constante e diversificada para sanar as dificuldades que impedem seu progresso no processo educativo. Nossa escola tem um diferencial a favor, que é a organização e a disciplina, porém eles precisam acordar para a importância de seu esforço individual em "estudar mais", porque serão cobrados durante o processo, que é contínuo e progressivo, como tudo na vida.
ResponderExcluirSugiro seguirmos não só estas ações avaliativas, como também promover a interatividade dos alunos através de "gincanas culturais interdisciplinares", criando um clima de "competição saudável", a fim de resgatar valores éticos e morais tão deturpados em nossa sociedade. Mas isso só é possível com a participação de todos.
Jacqueline
ResponderExcluir1) É possível sim, tendo uma estrutura adequada.
ResponderExcluir2) Claro que sim, desde que os Professores tenham interesse, tempo disponível para organizar o que será feito e de que maneira serão dadas estas aulas.
3) Eu particularmente gosto de trabalhar dessa maneira, pois a minha disciplina faz parte da área de linguagem e códigos onde há leitura de imagens, interpretações e também é muito ligada a parte de histórica.
4) Não é possível devido a desfasagem.
Prof. Tatiana Cascaes - Arte
Na reportagem, podemos perceber realidades distintas.
ResponderExcluir1- É possível, havendo estrutura e respaldo.
2-É possível melhorar o rendimento de nossos alunos através de projetos que despertem a vontade de aprender a aprender.
3- Sair do giz e lousa e trabalhar com jogos, informática , vídeos e pesquisas.
4-Não é possível pelo resultado da Avaliação diagnóstica, percebemos a defasagem.
Profª: Maria Tereza de Abreu
Entendo que seja possível sim, aplicar novas concepções pedagógicas em nossa UE, contudo, devemos observar cada realidade e adequá-la da melhor maneira possível. Não se pode vislumbrar metas e objetivos comuns se trabalha com realidades distintas.
ResponderExcluirTEnho observado uma melhora constante no rendimento dos alunos de nossa UE, e isso com certeza já pode ser creditado ao procedimento gestor que vem sendo aplicado. Aqui as metas, os objetivos e o procedimento é bem claro e pode ser melhorado cada vez mais.
Quanto ao trabalho conjunto de professores e aulas magnas, sou favorável à sua implementação, já trabalho com essa diversificação pedagógica, alcançando outras áreas do conhecimento agregando-as às aulas de Educação Física.
Já em relação às provas diagnósticas aplicadas pelo Estado, tenho o entendimento de que não há linearidade alguma entre escolas, professores, alunos e os resultados. Pois veja, até o momento não sabemos sequer os resultados de nossos alunos, não conseguimos diagnosticar seu real conhecimento, deve haver um diagnóstico mais específico e ferramentas para combater as deficiências apresentadas. Estamos no final do primeiro bimestre e até agora ainda não temos os professores de suporte aos alunos com maiores dificuldades. Isso já deveria existir antes mesmo do início do ano letivo. É uma política absolutamente incompetente, deve ser revista de imediato.
Enfim, é isso!!!
PROF. SIDNEI
"Semanalmente, estudantes do 3º ao 9º anos da rede municipal de ensino fundamental realizam simulados nos moldes da Prova Brasil – avaliação do Ministério da Educação (MEC) que mede habilidades e competências em português e matemática." Esta frase, que copiei do texto original, é esclarecedora, ou seja, o Sistema de Ensino de Novo Horizonte prepara o aluno para a Prova Brasil, da mesma forma como fazem as escolas de ensino médio da rede privada que preparam os alunos para o Enem. Isto não significa que essas escolas sejam melhores que as demais. Será que os alunos aprendem, de fato, os conteúdos? Voltar os estudos com a finalidade única de obter êxito em determinadas provas oficiais ou concursos não é garantia de aprendizagem e, muito menos, de preparação ao pleno exercício da cidadania. Com estes comentários não estou querendo dizer que a formatação pedagógica das nossas escolas, as escolas tradicionais, seja melhor. A vantagem de se fazer provas semanais é obrigar os alunos a trabalharem na maior parte do tempo que passam na escola, mantendo suas cabeças ocupadas, pois, "cabeça vazia é oficina do diabo".
ResponderExcluirJames
1-É possível, inclusive trabalho com alunos da rede particular e algumas escolas já avaliam dessa maneira (semanalmente).Só acho que é necessário uma boa estrutura para que o processo funcione.
ResponderExcluir2-Sim, é possível. Precisamos de tempo disponível para preparar as atividades e interagir com os colegas.
3-O material didático que utilizo (livro e apostila)já apresenta atividades interdisciplinares.A Matemática é rica e muito flexível.
4- Não. Existe uma defasagem muito grande em relação ao Ensino Fundamental impedindo que o processo se conclua no Ensino Médio. Mas acho importante as retomadas para que essa base se torne sólida. Exige trabalho, esforço e dedicação e o resultado é sempre favorável.
1- Sim é possível, mas há necessidade de um boa estrutura para alcançar bons rsultados.
ResponderExcluir2-Com certeza, é preciso tempo disponível e interação com os colegas.
3-Mantenho sempre a interdisciplinaridade, dentro do conteúdo.
4-Não, existe uma grande defasagem entre eles.
De acordo com o atual modelo de gestão das escolas públicas estaduais, não é possível implementar a metodologia de avaliações semanais que é realizada pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Novo Horizonte, pela falta de material humano. O objetivo dessas avaliações é diagnosticar falhas na aprendizagem percebidas ainda na semana de aplicação de novos conceitos e, em seguida encaminhar o aluno para aulas de reforço, fora do período, com professor devidamente preparado para esse fim, enquanto o professor da sala continua com os alunos que se saíram bem na avaliação. Talvez na escola de período integral essa metodologia possa dar certo, pois os professores trabalham em RDPI (regime de dedicação plena integral), porém com um número limitado de aulas, dedicando o tempo ao preparo de materiais didáticos, como também à aulas de reforço, mobilizando a participação dos alunos com ações de protagonismo juvenil.
ResponderExcluirQuanto às aulas magnas, durante as atividades de PD-DAC (parte diversificada-disciplina de apoio curricular), era possível interagir duas ou mais disciplinas sob um mesmo tema, pois o material enviado a alunos e professores era excelente, facilitando a abordagem pelos docentes da área de códigos e linguagens, ciências humanas e ciências da natureza. Os temas eram sempre relevantes e atualizavam o aluno quanto aos acontecimentos do mundo globalizado, possibilitando o debate e a crítica de forma positiva.
Quanto à linearidade da série em relação ao processo educacional e cognitivo, somente será alcançada se houver um comprometimento de todos os atores envolvidos no processo (poder público, equipe gestora, docentes, alunos e pais/responsáveis), caso contrário, será mais uma ação imediatista que não cumpre com seus objetivos iniciais.
Marilande
1- Para adotar essa metodologia, é necessário ter apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para a produção das provas, ter um calendário específico para a execução dessas avaliações e suas correções. Aos professores, tempo para corrigir e analisar o processo de acertos e erros das habilidades e competências desenvolvidas ou não pelos alunos a fim de retomar o conteúdo. Finalmente, meios eficazes de manter a disciplina em sala de aula: somente com senso de responsabilidade e dever a cumprir por parte dos estudantes e seus responsáveis, a qualidade de estudo tornar-se-á real.
ResponderExcluir2- É sim possível fazer uma avaliação interdisciplinar, inclusive já é feito essa abordagem em provas oficiais como Saresp ou Prova Brasil. Afinal, o saber é constituído de uma unidade...
3- Sigo as concepções dadas segundo as orientações da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Segundo esse documento, o processo de ensino-aprendizagem deve ser avaliado de maneira contínua e o conteúdo revisto conforme a necessidade da classe. No entanto, só é possível essa prática mediante uma classe mais responsável e disciplinada.
4- De modo geral, os alunos estão defasados em relação à sua série.
1) Acredito de que avaliações semanais são muito corridas, principalmente para o ensino médio, que no meu componente curricular, Geografia, são apenas duas aulas semanais e na terceira série, somente uma. Já a cada quinze dias acho possível, mas precisa de um calendário preciso, elaboração das provas, correção, análise,discussões...
ResponderExcluir2) Sim, é possível, mas dentro das ATPC's.
3) Procuro sempre associar as minhas aulas de geografia, com língua portuguesa, história, ciências e sociologia.
4) Com certeza não. Alguns, nem estão alfabetizados. São apenas copistas e na hora do ditado é que se vê o tamanho da defasagem!!!
ADELEIDE ALVES
1. A aplicação da prova seria possível, mas o difícil seria a correção dessas avaliações semanais. Eu já trabalhei em escola com esse sistema e o que parecia é que se vivia só em função dessas provas.
ResponderExcluir2. Sim, se houver tempo para preparar a aula com os colegas envolvidos nessa atividade interdisciplinar.
3. Como em Língua Portuguesa, trabalhamos com muitos textos cujos temas são tão diversos, acabamos por discutir assuntos vistos por outras disciplinas. E o interessante é que o próprio aluno percebe e comenta as informações adquiridas em outras aulas.
4. Há muitos alunos que não estão com o processo cognitivo e educacional adequado ao ano escolar.
1 - Em inglês, avaliações semanais poderiam ser feitas, porém seria necessário adaptar o currículo para tal. Além de trabalhar uma quantidade grande de tópicos, o aprendizado de uma língua requer que o aluno assimile muitas coisas ao mesmo tempo, são poucas as aulas semanais, o que poderia prejudicar seu ensino. Não tenho certeza, seria necessário um estudo mais a fundo do problema.
ResponderExcluir2 - É possível, sim, porém seria necessário mais tempo para preparação de aula que o professor possui hoje em dia.
3 - A apostila, que sigo, contém muitos conceitos interdisciplinares, também uso conceitos básicos de Língua Portuguesa nas aulas, ou Geografia (desenhar um mapa dos arredores da escola e descrever em inglês o que existe lá), e algumas outras atividades que englobam outras matérias.
4 - Não. Os alunos estão defasados.