TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Como a escola se coloca
diante deste novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na escola,
desde a última década, no sentido de atender a essas novas demandas? Como se
sente diante desse novo desafio? Como vem sendo a sua prática? E sua postura
diante da necessidade de aprender algo novo ao longo da vida e das novas formas
de letramento/alfabetização utilizando tecnologia ou não?
A escola vem tentando ao longo dos anos acompanhar as demandas tecnológicas, porém, essa inovação como resultado no aprendizado pouco tem contribuído na realidade das escolas públicas, seja pela carência de infra-estrutura, seja pela própria falta de interesse de alguns gestores.
ResponderExcluirEssa inovação tecnológica está acontecendo de maneira admirável nas escolas particulares e os alunos estão tendo a possibilidade de dinamizar suas atividades pedagógicas interagindo com as ferramentas disponibilizadas.
Na rede pública, a realidade é bem diferente, pois até mesmo para se implementar ferramentas de suporte administrativo as dificuldades e barreiras estruturais são infinitas.
Sempre existe uma limitação, seja ela da ordem administrativa ou mesmo de cunho pedagógico. Os profissionais não são preparados de forma adequada para utilizarem das poucas ferramentas disponibilizadas, e, essas de outra sorte, quando chega às mãos dos profissionais, já estão obsoletas ou mesmo revestidas de limitações técnicas.
Enfim, a revolução tecnológica da última década é história de contos de fada. Estamos descobrindo nesta década que perdemos uma outra por culpa de nossa morosidade em utilizar os avanços tecnológicos que poderiam nos ser fornecidos da mesma forma que se oferece na rede particular de ensino. É uma pena!!! Mas é a realidade!!!
É isso.
PROF. SIDNEI
O "novo" ou "alternativo" desperta interesse e ao mesmo tempo receio. A sociedade caminha sem, às vezes, perceber que tais mudanças acontecem a todo instante e sem poder controlá-las. Assim acontece diariamente conosco, envolvidos numa avalanche de informações que não conseguimos absorver imediatamente, mas que somos "absorvidos" inconscientemente, e logo, praticantes de tais mudanças. A maior mudança, na história da humanidade aconteceu no século passado, primeiramente com mudanças de comportamento, onde o homem movido pelo seu instinto libertador, lutou por mudanças sociais significativas que delas resultaram as mobilizações sociais através do avanço científico e logicamente tecnológico. Não há como retroceder e o desafio maior está em "praticá-lo" sobre o modo e grau de importância que ele nos traz. Envolver os alunos de forma interessante, mas ao mesmo tempo com reflexão, levando-os a investigação e discussão, para mim ainda é o melhor caminho, aliás a comunicação através da tecnologia é mais um instrumento e não um fim e não apenas um deleite, para educar e aprender a aprender. Para isso é necessário o envolvimento de todos: educadores, pais, alunos, já que as redes sociais o fazem automaticamente sem essa preocupação. Poderíamos discutir isso de forma mais ampla e prática nos atpcs presenciais, pois não podemos ignorar a mais rápida e revolucionária forma de comunicação - comum educação - a qual todos precisamos aperfeiçoá-la na prática docente! Jacqueline
ResponderExcluirÉ inevitável! Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao processo de ensino-aprendizagem é um modo de se aproximar dessa nova geração que está presente em nossas escolas. A tecnologia deve estar disponível e à mão dos professores para que esses possam usá-la na produção de conhecimento dos alunos à medida que surja a necessidade.
ResponderExcluirAs tecnologias como a internet e o computador são meios de comunicação,informação e expressão, e os professores e educadores em geral, devem considerá-los como mecanismos para esses três meios, sobretudo como uma forma de expressão entre eles e os alunos.
O uso das tecnologias é iminente, e está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente. A apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vem
mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas
novas tecnologias.
O desenvolvimento cognitivo do ser humano está sendo mediado por dispositivos tecnológicos, onde as novas tecnologias da informação e comunicação estão ampliando o potencial humano. Observa-se que a informação se disponibiliza através de tecnologias cada vez mais inovadoras, o que demanda novas formas de se pensar, agir, conviver e principalmente aprender com e através dessas tecnologias.
Prof. Carlos Augusto Balula Moraes
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Conhecer os recursos tecnológicos e as possibilidades metodológicas para trabalhar os conteúdos é de suma importância para a escola e para os professores., porém a escola precisa apropriar-se dessas ferramentas dinamizando o processo ensino aprendizagem. Contudo, não basta o simples acesso à tecnologia, em si, mas a utilização de novas metodologias e dinâmicas que possam criar novos ambientes de aprendizagens. Portanto, a máquina por si só, não transforma aprendizagem. O professor precisa ter uma mudança de postura e não simplesmente trocar o velho pelo novo, ou seja, continuar “transmitindo” o conteúdo com as novas ferramentas , porém , de forma tradicional.
ExcluirO vídeo disponibilizado hoje é emblemático: de que adianta dispor de novas tecnologias se a metodologia mantém-se a mesma? A pretexto de uma suposta modernização do ensino, na verdade o que se vê é a reprodução do “velho “ no “novo”.
ExcluirA chegada da era tecnológica implica em uma real mudança de atitude e isso, como se pode constatar, não é nada fácil. A escola se vê na condição de ter que acompanhar toda essa transformação, porém de nada adianta equipá-la com computadores de última geração se os professores não utilizarem a tecnologia de forma eficiente. E o que seria essa eficiência? Certamente deveria incluir cursos e capacitações para os professores de modo que estes pudessem aproveitar esses recursos de maneira a assegurar o êxito na aprendizagem.
O que se constata, no entanto, pelo menos em minha área de atuação, é que pouca coisa se modificou. Muitos planos de aula envolvendo o uso da sala de informática na verdade oferecem atividades que seriam perfeitamente realizadas em sala de aula. Se não, vejamos: para se produzir um texto de qualidade, não é necessário digitá-lo no Word. Para adquirir conhecimento na área da Literatura, o vídeo no Youtube possui o mesmo conteúdo apresentado em uma aula expositiva ou em um livro didático.
Parece-me que na área de exatas houve realmente um progresso . Vários jogos propondo desafios instigam os alunos a buscar soluções para as situações apresentadas, porém muitas vezes percebo que dispendi um tempo considerável procurando alguma atividade diferente e me dou conta de que faria a mesma coisa sem o suporte tecnológico.
Penso que a vida é um constante aprendizado e procuro, sim, correr atrás das mudanças que se fazem necessárias. Infelizmente, a verdade é que apresentam uma sala de computadores para o professor e ele que se vire para dar conta do recado. Em muito a gestão escolar pode auxiliar o professor nessa tarefa, que, a bem da verdade, deveria ser o objetivo maior de toda a equipe interessada em uma educação de qualidade.
O comentário acima é de Mônica Monnerat
ExcluirAs novas tecnologias, aliadas as mudanças no ensino-aprendizagem, com certeza trazem resultados positivos, mas só se pode utilizar estas ferramentas, se o professor estiver disposto a acrescentar e inovar, e não apenas transferindo as suas falas e atividades propostas para uma ferramenta, gosto muito de trabalhar com vídeos e documentários em minhas aulas, de uma maneira que sejam ressaltados tópicos, que chamem a atenção dos alunos, mas não deixando a minha parcela de lado. Prefiro aulas de videos curtas, intercaladas com explicações e abertas a discussões. Tecnologia por tecnologia, não acrescenta nada, pois se utilizarmos essa ferramenta e cruzarmos os braços, só estaremos transferindo responsabilidades, e não estaremos passando nenhum conhecimento. Precisamos usar os meios tecnológicos, a nosso favor, e isso se coloca muito bem, em alguns temas abordados que necessitam de muito tempo, e acabam se perdendo em sala de aula, mas se aliados a outros materiais, ficam mais ricos, e com começo, meio e fim. Sou totalmente a favor das novas tecnologias, mas também acredito que nós professores precisamos saber lidar com elas, e não nos deixarmos influenciar, pois nada substitui a presença de alguém para delegar, orientar e acrescentar conteúdos necessários a sala de aula.
ResponderExcluirA sociedade moderna é a grande vilã na vida das pessoas. Atrevo-me a dizer que a nossa sociedade, a sociedade brasileira, é depravada. A globalização e as novas tecnologias (internet, redes sociais, celular, computadores, tablets cada vez mais fáceis de carregar para qualquer lugar) viciam as pessoas, transformando o seu dia a dia. Esse novo cotidiano provoca nas pessoas a competitividade acirrada seja no mercado de trabalho, entre empresas, dentro das famílias e na própria sociedade. As pessoas passam a acreditar e a ter como verdade absoluta em suas vidas que é preciso ter e conquistar cada vez mais para garantir segurança para o futuro. Mas que futuro é esse que queremos para nossas vidas? Que futuro queremos para nossos filhos? Um futuro sem valores éticos e morais?
ResponderExcluirCreio que a tecnologia, para o cidadão pleno, é um meio interessante para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Entretanto, para o cidadão médio brasileiro, analfabeto funcional e hedonista, a tecnologia é viciosamente destrutiva.
A escola pública, praticamente estupefata e inerte diante da nova realidade social, com pedagogias tradicionais, esconde-se através das tecnologias, isto, obviamente, quando as tem à sua disposição.
Estamos formando alunos críticos, conscientes ou estamos apenas seguindo a prática do consumismo desenfreado, a prática da busca do prazer físico e imediato a todo custo? Reparem que as pessoas estão se tornando cada vez mais insensíveis.
Como educadores, tentamos preparar o aluno para a vida e isso requer que os estudantes pensem por si só, que sejam seres capazes de construir ideias e formar sua própria vida. Nossa escola, por exemplo, é disciplinadora e, nessa diretriz, estamos sendo parcialmente exitosos na preparação do aluno para a vida. Diante do quadro estarrecedor das escolas públicas de educação básica, no qual praticamente todas são meros depósitos de crianças e adolescentes, que não preparam, em momento algum, o aluno para o exercício da cidadania plena e, muito menos, para o trabalho, até que, sem falsa modéstia, conseguimos fazer alguma coisa proveitosa.
James
Perfeita a fala da Prof. Mônica...Reprodução do velho no novo! Sem falar que parece sempre faltar algo. Como exemplo cito um pragrama que eu e o Prof. Fernando (matemática) queremos usar e o mesmo não pode ficar instalado permanente nas máquinas pois não possuem capacidade de armazenagem..Impossível instalar o programa GEOGEBRA em todos os computadores e após uso desinstala-los. Eu particularmente não me atrevo usar a sala de informática, gostaria que tudo estivesse a posto no momento em que se leva 34 alunos para mesma.
ResponderExcluirImportantíssimo também é a capacitação de professores...O processo é lento, infelizmente!
Trabalhar com as tecnologias (novas ou não) de forma interativa nas salas de aula requer: a responsabilidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos e professor.
ResponderExcluirPara os alunos é necessário que os incentivemos com projetos e temas que façam parte de seu universo.
Para que os professores possam se adequar as mudanças é necessário um pouco de tempo e capacitações.
Maria Alcedina
As tecnologias da informação revolucionaram o modo pensante e operante do ser humano em todas as dimensões de sua vida social e cultural fundamentando a realidade virtual. Todavia, há ainda resistências á sua utilização advindas da falta de privacidade decorrente da veiculação de dados pessoais e sigilosos em transações financeiras e comerciais ou em sites de relacionamento através da Internet. Associadas á insegurança na navegação, há ainda dificuldades de utilização dos novos programas e aplicativos que despontam no mercado. Julga-se necessária então a capacitação de professores não só na utilização de novas ferramentas tecnológicas como também no monitoramento das atividades pedagógicas dos alunos. É preciso que a tecnologia da informação esteja verdadeiramente à serviço da educação através de programas específicos que proporcionem tanto a avaliação quanto a investigação experimental do conhecimento adquirido.
ResponderExcluirSobre o uso da tecnologia da inormação, observamos que são rápidas, mudam, sempre tem novidades e, acompanhar essas mudanças nem sempre é fácil.
ResponderExcluirFacilitam as atividades pedagógicas, hoje, a maioria dos alunos tem como acompanhar pesquisas, debates e outra atividades que o professor desenvolva em sala de aula, porém ainda temos entre o corpo discente quem seja excluído desse sistema, ou se tem, muitos ainda não sabem usá-los de forma adequada.
Walter
A escola deve acompanhar e fazer uso dos avanços tecnológicos, porém não pode viver somente na expectativa destes, desconsiderando todos os outros recursos que dispõe para a prática do ensino.
ResponderExcluirA educação postula um processo constante de aprendizagem, que sempre deve estar se atualizando. Novas tecnologias devem vir acompanhadas de novas metodologias. Porém devemos reconhecer que uma atualização constante se faz necessário, bem como capacitações e principalmente a disponibilidade de tais recursos acessíveis para todos os envolvidos. Pensemos na nossa realidade de sala de aula onde competimos com o "celular" do aluno, às vezes dotados de aplicativos e tecnologias que poderiam ser utilizados em uma determinada aula. No entanto, para que isto acontecesse, não só o professor, como cada aluno deveria ter o mesmo aparelho com capacidade e dimensões semelhantes, bem como acesso ao mesmo conteúdo, quando indicado pelo professor. Poderíamos pensar em vários cenários ideais, mas nossa realidade é outra. Ainda temos que contar com a lousa e o giz, recursos que facilitam as explicações, porém cada vez mais distante do avanço tecnológico, onde a lousa digital já é uma realidade. Para suprir um pouco desta carência de um material comum, devemos utilizar os recursos que dispomos, como Datashow e a sala de multimídia. Neste sentido percebemos o descompasso entre o setor privado e o público. Devemos, contudo pensar que os recursos citados acima são meios para favorecer a aprendizagem, porém não são os únicos. Prof. José Elisiário
É indiscutível a necessidade do uso de computadores pelos alunos nesse processo de ensino- aprendizagem, porém deve se ter cautela com esse fenômeno tão crescente. Essa nova situação requer mudança na prática pedagógica, no entanto ao professor deve ser oferecido preparo para lidar com isso.
ResponderExcluirEdlaine
A escola hoje vem tentando se adequar as novas demandas tecnológicas, digo tentando pois, quando falamos de escola escola pública, nem todas estão preparadas para esta demanda, nem a escola e nem todos os profissionais que nela estão. Nas últimas décadas vemos um esforço da comunidade escolar se equilibrando diante das dificuldades impostas por novas tecnologias e o acesso da sociedade a informação que antes era de poucos. Como hoje o aluno (mesmo que ainda não saiba) possui o acesso a informação a todo o momento e no bolso, a pratica do profissional de educação deve e tem que ser mudada, sua postura quanto às novas aprendizagens não pode de forma alguma ser como antes, fechada e imutável, para que o profissional da educação se mantenha hoje, ele deve se adequar buscando novos saberes que acrescentem em sua prática, ainda obsoleta se comparada aos dias atuais. Profº Arnaldo Santana
ResponderExcluirAs novas tecnologias da informação podem auxiliar nas novas metodologias de ensino ao facilitarem a contextualização dos conteúdos ajudando-nos a sair da mesmice do giz e da lousa, auxiliando na maior conectividade da escola com a sociedade ao termos a chance de utilizarmos as redes sociais, sites, blogs, e principalmente explorarmos acontecimentos que estouram na internet, mas que duas semanas depois caem no esquecimento. Tudo isso, acredito, desperta o interesse do aluno e consequentemente sua participação. As tecnologias auxiliares do ensino-aprendizagem tais como reprojetores, computadores, tablets, etc, podem dinamizar as aulas, evitando, por exemplo, que percamos vinte minutos na lousa escrevendo quando dois ou três slides poupariam esse trabalho. No entanto, não creio que a tecnologia por si só mude algo, conforme exposto no vídeo. Para criarmos uma escola nova seria preciso ter uma modificação profunda na concepção das funções da escola, afinal ela tem como responsabilidade formar cidadãos responsáveis e ativos ou buscar bons resultados em avaliações do governo? Acredito que são duas funções muito diferentes. Enfim, um “novo” escolanovismo deveria trazer a garrote maiores investimentos na formação de professores, o que seria complementado com melhoria salarial, deveria não depositar novas esperanças em tecnologia morta, mas em tecnologia social vinculada a um plano global de melhoria de ensino, sistematizado e elaborado com a participação de todos envolvidos na educação pública, e nesse contexto as novas tecnologias continuariam a ser o que são agora, meros auxiliares do ensino aprendizagem.Fernando X.
ResponderExcluirNa minha disciplina, observei grandes mudanças quanto ao ensino da Língua Portuguesa. O enfoque mudou, e para melhor. A concepção de linguagem como objeto e como meio para o conhecimento, considerando que o homem é um sujeito sociável, que pode participar social e culturalmente no mundo em que vive, alterou os padrões antes utilizados. Dessa forma, as aulas centram-se nos diferentes tipos de textos que circulam efetivamente no cotidiano e que seguem regras específicas, que permitem a comunicação através da linguagem.
ResponderExcluirCom esse enfoque, a disciplina de Língua Portuguesa não se limita mais ao estudo da gramática da frase, da retórica e da poética, pois tem a pretensão de formar o aluno para o mundo do conhecimento por meio da linguagem.
Quanto ao uso de novas tecnologias, elas são bem vindas, mas não farão milagres.
A escola vem tentando se colocar no novo panorama social de forma a aproximar cada vez mais da realidade social, o que não acontecia há poucas décadas, no entanto, ela não consegue ser protagonista quando se diz respeito à escola pública que temos. Nos últimos anos o discurso da formação de cidadãos por meio do aprendizado escolar consegue apenas trazer alguns elementos sociais para dentro das nossas escolas, uma vez que a questão da tão citada escola democrática tem seus órgãos de participação, mas a comunidade não é estimulada verdadeiramente a participar das decisões escolares. Isso porque o sistema escolar viciado nas decisões práticas não está preparado para acolher a comunidade. Enfim, esta discussão seria longa para se pretensão de que se esgote nesta postagem.
ResponderExcluirQuanto aos desafios da prática pedagógica diante das novas tecnologias da informação, nos dias atuais, esta questão só pode ser vista como um desafio para quem é resistente ao seu uso no cotidiano escolar, pois se um professor não aceita a pecha do analfabetismo se inverte com relação aos nossos alunos que dominam a maioria das novas TICs. Por outro lado, se pensarmos na formação dos nossos alunos, tal como temos exprenciado nas nossas salas de aula, a maior preocupação é o gerenciamento das turmas face às atividades a serem realizadas com as TICs, uma vez trata-se de materiais a serem criados totalmente pelo professor e, isso tudo passa por diversos entraves, tais como estímulo, tempo para realizar tarefas, dentre outros.
Prof. Maria Vera