quarta-feira, 12 de março de 2014

APTC - 12/03/2014


Projeto Político Pedagógico


O projeto político-pedagógico (PPP) da escola pode ser inicialmente entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão político-pedagógica pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares. 

Ao desenvolvê-lo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação. Este movimento visa à promoção da transformação necessária e desejada pelo coletivo escolar e comunitário. 

Nesse sentido, o projeto político-pedagógico é praxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrático, centralizado e descendente. Ele é movimento de ação-reflexão-ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais. Ao pensar e plantar o PPP – mais do que implementar ou implantar – as relações estabelecidas na escola podem resgatar a alegria a felicidade existente no espaço educacional, festejar o encontro das pessoas e dos grupos, multiplicar os espaços de trocas e de relações inter-transculturais (PADILHA, 1999-2002). 

Este projeto se caracteriza por ser eco-político-pedagógico: ética e estética, sustentabilidade e virtualidade – referências e princípios indispensáveis para a operacionalização, concretização do mesmo. Na perspectiva da Escola Cidadã, a elaboração do projeto político-pedagógico deve começar pela reflexão sobre a prática para, em seguida, fundamentá-la. Mas isso só é possível se criarmos as condições concretas para a formação continuada do/a professor/a e de todos os segmentos escolares, tarefa dos governos responsáveis pelas respectivas redes ou sistemas de ensino e também da própria escola. Esta, ao iniciar a construção do seu projeto, inicia um processo de formação continuada da comunidade escolar, demanda que vai surgindo de forma mais evidente dada as características desse trabalho que por isso é, em si mesmo, político-pedagógico e formativo. 

Aprende-se fazendo e, ao se fazer, aprende-se a (re)aprender. O conjunto destas (re)aprendizagens, reflexões, ações e relações, somado ao trabalho pedagógico, administrativo, financeiro e comunitário da escola – tudo registrado como resultado da leitura do mundo, deve ser traduzido na forma de princípios, diretrizes e propostas de ação. E isso nos possibilita estruturar o PPP da escola, bem como organizar ou reorganizar o seu currículo. Por onde começar a construção do projeto político-pedagógico? 

Transformar a experiência educativa em algo puramente técnico seria amesquinhar o caráter humano da formação da pessoa (Paulo Freire, 1997). O mesmo autor nos fala da importância do estímulo à curiosidade, imaginação, emoção, intuição do aluno e do professor, sempre associados à necessária rigorosidade da pesquisa científica. Nesse contexto, consideramos que vários são os caminhos para iniciar, na escola, a elaboração do seu projeto político-pedagógico. Optamos por oferecer um indicador que visa à (re)construção de uma escola mais bela, prazerosa e aprendente. Quem gosta de frequentar uma escola suja, feia, depredada, pichada, cheia de muros e de grades? 

Sentir-se bem na escola exige a preocupação constante com a sua estrutura física, com a conservação das suas dependências e dos diferentes espaços como o seu jardim, a sua horta, as suas possíveis áreas livres e esportivas para que alunos, professores e comunidade possam ocupá-las e frequentá-las de forma lúdica, alegre, científica, pedagógica. Mas isso não basta. Importância ainda maior devemos dar à qualidade e à beleza das relações pessoais, interpessoais e grupais que lá se estabelecem. Se a escola não conta com estes espaços de trocas e de relações, razão maior possui para que se dedique a reivindicá-los, a lutar politicamente por eles e, por conseguinte, a conquistá-los. Nenhuma mudança fundamental acontece gratuitamente, sem esforços, sem luta e sem conflito. 

Aí está também a dimensão política do ato educativo. Daí a necessidade do PPP, processo no qual registramos tais demandas, criando movimentos favoráveis ao alcance das mudanças desejadas. Necessidades e desejos que mobilizam a ação e o desenvolvimento de processos profundamente pedagógicos.

Fonte: Revista do Projeto Pedagógico 2012 – UDEMO – Por: Paulo Roberto Padilha


Responda e comente :
01 – Com base nas informações sobre o PPP que o texto nos oferece:

A ) Quais espaços em nossa escola poderiam ser melhor explorados?
B ) Qual seria o objetivo dessa exploração?

02 – Sentir-se bem no espaço de nossa convivência é fundamental. Indique um estimulo que poderíamos aplicar para que nossos alunos percebam a necessidade e utilidade da aprendizagem escolar.

Bom Trabalho!

17 comentários:

  1. Concordo que a escola tem de ser um local agradável, de prazer por estar ali, assim sendo, continuação do lar, do berço...Estamos empenhados nessa conquista, haja vista trabalharmos com afinco, visando melhor qualidade educacional, logo melhor qualidade de vida. Nossa escola prima em traduzir tal ambiente por sua organização, limpeza e beleza, por isso sinto-me em casa e creio que nossos alunos também. Um estímulo a mais seria trabalharmos mais a prática de ensino com mais palestras especializadas em todos os setores, gincanas culturais, e até uma feira científica com o objetivo de despertar e aguçar a busca pelo conhecimento teórico aplicado à prática experimental, estimulando a praticipação efetiva de nossos alunos, gestores e comunidade. Que tal pensarmos e discutirmos sobre a ideia em nosso próximo atpc presencial? Jacqueline

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    1. .O projeto político- pedagógico pode contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na escola partir do momento em que ele é pensado e executado de maneira correta; isto é, para que torne realidade, ele precisa, ser encarado por toda a comunidade escolar na elaboração e como instrumento de transformação e não apenas como um documento burocrático que será arquivado e esquecido.
      O projeto político –pedagógico é um processo de discussão e reflexão permanente.
      Quanto a primeira questão , não diria um espaço físico, mas um momento para que toda a comunidade escolar pudesse democraticamente discutir os problemas escolares, propostas para superação ,projetos, viabilizando uma gestão participativa e democrática. Um ponto bastante significativo e importante no projeto político- pedagógico é a participação da comunidade em nossa escola,o que infelizmente fica muito a desejar, portanto poderíamos desenvolver projetos envolvendo a comunidade de forma atuante e não somente na entregas de notas.
      Denise.

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  2. Em minha opinião a escola deve ser encarada como uma das nossas moradas, uma extensão das nossas casas e deve ser preservada para acolher bem os alunos e os profissionais que nela trabalham.O ambiente escolar deve proporcionar harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos, mas para todos que fazem parte da instituição escolar de forma direta ou indireta. A estrutura física é importante, porém a prioridade deve ser a sensação de bem-estar, um lugar acolhedor no qual, com o decorrer do ano letivo, possamos criar modificações, de acordo com as necessidades que vão surgindo. Nossa escola encanta-me por possuir um excelente e adequado espaço físico, por sua organização, limpeza e beleza, sem dúvida, fruto de uma eficaz administração por parte de seus diretores, coordenadores e empenho e dedicação dos professores, alunos e funcionários administrativos.
    É essencial que toda a comunidade escolar empenhe-se na tarefa de despertar uma consciência crítica no que diz respeito a conservação desse espaço.
    O espaço físico da escola é um espaço pedagógico e, torná-lo mais apropriado e acolhedor, facilitará e levará, sem dúvida, a melhores resultados do processo de ensino-aprendizagem.
    . A realização de palestras em diversas áreas de conhecimento seria muito estimulante para nossos alunos, assim como gincanas esportivas e tarefas que visam ajudar instituições de beneficência.
    Prof. Carlos Augusto Balula Moraes

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  3. Trabalhei em uma escola estadual da periferia de São Vicente que soube aproveitar, e muito bem, um desses espaços na escola, ou seja, uma das professoras eventuais tinha formação de teatro e, com os alunos que ficavam sem aulas, devido às constantes ausências dos professores, preparava e ensaiava pequenas peças de teatro, as quais eram apresentadas a todos os alunos da escola, em datas previamente estabelecidas para essa finalidade. Datas essas, muito aguardadas e festejadas pelos alunos.
    O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, fazendo parte do currículo escolar obrigatório em alguns países. Que pode colaborar para que o aluno tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo e, também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos: criatividade, coordenação, memorização, e vocabulário.
    A escola que insere o teatro em suas atividades faz com que seus alunos construam um crescimento cultural que vai além da sala de aula, por meio do discurso espontâneo da linguagem teatral, motivando e despertando uma aprendizagem prazerosa , construindo o desejo de se aprender.
    James

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  4. Sabemos que o espaço escolar constitui um ambiente de convivência onde se desenrolam as diversas relações entre alunos, pais, professores e equipe técnica, mas também se nota, que na maioria das vezes, tudo que se tenta passar aos alunos, dá-se de forma somente verbal , tudo que se acostuma a somente ser passado com palavras, torna-se muitas vezes sem sentido ou muito repetitivo. Se a disciplina escolar é um instrumento pedagógico que harmoniza as relações interpessoais e faz parte do valor que favorece o processo de ensino-aprendizagem, talvez fosse necessário dar ao jovem,(limites) de suas atitudes, pois ninguém pode, na sua relação com o outro e consigo mesmo, fazer tudo o que quer a qualquer momento sem considerar as consequencias que isso lhe impõem. Acho que partindo desta idéia inicial, acredito muito na aprendizagem por assimilação, exemplo e massiva. Por outro lado, penso que seria muito importante ouvir desses jovens alunos, o que eles pensam a respeito de diversas situações e temas, tentar extrair deles, o que e de que forma, seria mais atrativo o ensino aprendizagem, dentro da realidade deles, também concordo com atividades teatrais e palestras que façam parte da rotina deles, abordando diversos tipos de assuntos e trazendo a realidade e suas consequências para que eles tenham mais expressão visual do que só a verbal.

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  5. O PPP é um instrumento através do qual a escola assegura o direito de sua autonomia. Por ele a cultura escolar local é enraizada e fortalecida. Sem sua presença consolidada na escola, esta torna-se refém das reformas educacionais que retiram o protagonismo dos profissionais que nela atuam.
    Como dito pelos colegas, nossa escola é bem cuidada, limpa e organizada, tendo sido várias vezes comparada a escolas particulares. Com relação aos espaços escolares, penso que poderíamos ter um palco com um pequeno auditório, para que as apresentações e/ou dramatizações ocorressem em um local adequado. Como a sala de vídeo é utilizada com muita frequência, essa iniciativa seria de bom tamanho. Outra coisa seria dividir de forma mais racional a sala já existente, para que pudesse atender a todos os docentes. Para mim, falta um pouco de bom senso e proporcionalidade em sua utilização.
    Existem várias formas de se conscientizar da importância de um bom processo de ensino-aprendizagem. Como experiência pessoal, acredito que a participação dos alunos em concursos idôneos e de boa qualidade podem fazer diferença significativa em suas vidas e até elevar a autoestima.
    Mônica Monnerat

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  6. 1a) Acredito que os laboratórios e a sala do acessa poderiam ser melhores explorados.

    1b) O objetivo é vivenciar as aulas de ciências, biologia, física de uma outra maneira; divulgar acontecimentos da escola, pesquisar, visitar museus, aprender através de vídeos ou de programas.

    2) Poderíamos ter uma vez no bimestre uma aula aberta de cada disciplina, onde o aluno escolheria 3 oficinas (sem a preocupação do conteúdo) para fazer no dia. Ex: Dia 18/04 oficina de arte Tsuru - origem, história e dobradura.....

    Tatiana Cascaes

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    1. Prof. MARCOS DUARTE.

      1-) (a) Penso que os espaços a serem melhores aproveitados na escola devam ser: Os laboratórios, mediante a divisão das classes em dois grupos, para melhor utilizar-se das práticas, depois, a Biblioteca e por fim a sala de vídeo, as áreas verdes (jardim), assim como uma campanha para tornar a escola mais verde, pois ela é um ambiente carente de verde.
      1-) (b) O objetivo desta exploração seria com certeza implantar o Projeto Político Pedagógico, com uma fórmula multidisciplinar de preparar os alunos e a comunidade escolar como um todo para exercerem suas cidadanias.

      2-) Acho que um incentivo a todos seria justamente um projeto para tornar a nossa escola ecologicamente correta, ou seja, torná-la com ambientes diferenciados e ajardinados, assim como em todos os andares em locais estratégicos, vasos decorativos com plantas resistentes. Com isso estaríamos retornando a natureza e incutindo nos alunos a política de conservacionismo. Podíamos também promover uma horta vertical com garrafas PET, onde plantaríamos desde tomates até os temperos para serem utilizados na própria merenda.
      Prof. MARCOS DUARTE.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. 1.a. A nossa escola é privilegiada, porque já possui muitos espaços diversificados que podem ser explorados: quadra, biblioteca, sala de informática, sala de artes, sala de vídeo, mesinhas no pátio... O único aspecto que percebo faltar é o “verde”, por haver pouco espaço com terra, e, para isso, a parte térrea poderia ser explorada.
      b. Talvez fosse interessante ser debatida coletivamente a exploração do pátio e áreas da parte térrea da escola, a fim de se investir em pequenos projetos que valorizassem o verde, como pequenas hortas feitas com material reciclável: garrafas pet usadas como vasinhos e presas na parede, onde se pudessem plantar temperos, por exemplo.
      2.Pensar em ações para o PPP é pensar, de maneira ampla, na qualidade do ensino que se está oferecendo aos educandos e também na qualidade das relações estabelecidas por todos que formam a equipe escolar, por isso penso ser o diálogo a melhor ação nesse processo tão rico para todos aqueles que convivem na escola.

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    4. Nossa escola realmente possui vários espaços que são muito bem aproveitados, dentre eles as salas de Educação Física (Clube do Xadrez), informática, laboratório e sala de artes, bem como o auditório.
      Porém, um dos espaços que ainda poderiam ser melhor aproveitados está no pátio onde se localizam as bicicletas, creio que poderíamos agregar aquele espaço para mais uma área de lazer, talvez uma mini-quadra para basquete de duplas ou badmington. Os demais espaços tem sido muito bem aproveitados.
      Em relação a minha disciplina (Ed. Física), diante do projeto que tenho desenvolvido com todos os alunos do ensino médio (Xadrez), acredito que deverríamos explorar ainda mais os espaços da escola com mesas e tabuleiros, estimulando a prática destes alunos.
      Em relação as outras disciplinas, talvez pudessemos criar um espaço próprio para exposições de trabalhos e divulgação de produções, bem como do jornal mural. Muito importante também a criação de um palco para espaço cultural, com apresentações dos alunos ou grupos visitantes, isso durante os horários de intervalo.
      Sobre este último tema, inclusive, já foi objeto de conversa com o próprio diretor que levantou a idéia.
      É isso.
      Prof. Sidnei

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  7. A construção de um Projeto Político Pedagógico depende da articulação harmônica de variáveis que influenciam, interagem e determinam a sua consecução. Ao desenvolvê-lo, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicitam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivência e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação. Este movimento visa à promoção da transformação necessária e desejada pelo coletivo escolar e comunitário. Nesse sentido, o projeto político-pedagógico é praxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrático, centralizado e descendente. Ele é movimento de ação-reflexão-ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais. Ao pensar o PPP – mais do que implementar ou implantar – as relações estabelecidas na escola podem resgatar o dinamismo, a empolgação e a alegria existente no espaço educacional, festejar o encontro das pessoas e dos grupos, multiplicar os espaços de trocas e de relações inter-transculturais.
    Este projeto se caracteriza por ser repercussão sistêmica ou eco-político-pedagógico: ética e estética, sustentabilidade e virtualidade – referências e princípios indispensáveis para a operacionalização, concretização do mesmo. Na perspectiva da Escola Cidadã, a elaboração do projeto político-pedagógico deve começar pela reflexão sobre a prática para, em seguida, fundamentá-la. Mas isso só é possível se criarmos as condições concretas para a formação continuada do/a professor/a e de todos os segmentos escolares, tarefa dos governos responsáveis pelas respectivas redes ou sistemas de ensino e também da própria escola. Esta, ao iniciar a construção do seu projeto, inicia um processo de formação continuada da comunidade escolar, demanda que vai surgindo de forma mais evidente dada as características desse trabalho que por isso é, em si mesmo, político-pedagógico e formativo. A democratização do ensino é o fundamento legal do PPP cuja sustentação funcional depende da combinação integrada e harmônica das variáveis que o constituem.
    Creio que em nossa escola, poderia ser concebido e disponibilizado um Laboratório de Línguas aos alunos, espaço esse que viabilizasse a utilização de recursos audio visuais essenciais para as atividades de reprodução vocal do conhecimento adquirido com o intuito de proporcionar uma aprendizagem efetiva e instrumental do idioma estrangeiro.

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  8. 01 – Com base nas informações sobre o PPP que o texto nos oferece:

    A ) Quais espaços em nossa escola poderiam ser melhor explorados?
    Mesmo tendo de pouco tempo de Marquês, acredito que o pequeno espaço com terra e plantas no fundo da escola poderia ser melhor explorado.
    B ) Qual seria o objetivo dessa exploração?
    O objetivo seria a dinamização dos trabalhos nas disciplinas de Ciências e Biologia e até demais áreas que quisessem ali trabalhar.

    02 – Sentir-se bem no espaço de nossa convivência é fundamental. Indique um estimulo que poderíamos aplicar para que nossos alunos percebam a necessidade e utilidade da aprendizagem escolar.
    Contatar antigos alunos da escola que hoje são profissionais, para darem palestras na escola sobre como a escola os ajudou pode servir como auxilio para que o aluno perceba a necessidade e a utilidade da aprendizagem. Profº Arnaldo Santana

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  9. Penso que a escola já possui locais bem explorados acredito que um espaço no patio pode render bons frutos, porém sobre isso pode ser decidido em reunião com todos. É necessário que os alunos percebam a importância da escola.
    Edlaine

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  10. A construção do PPP me parece ser o desafio mais importante que uma escola se coloca todos os anos. Repensar práticas, metas e objetivos implica em mudança constante, por isso se trata de um processo vital para a comunidade escolar. Quando este processo de construção conta com a participação ativa de todas as partes envolvidas ai temos um melhor quadro das expectativas e reais desafios a serem enfrentados. Percebo que a escola pode proporcionar espaço de trocas criando momentos de sensibilização entre gestores, coordenação e professores a respeito do cotidiano, problemáticas comportamentais ou de aprendizado. Neste intuito de mudança e transformação é que deve ser à base do PPP.
    Nota-se que a comunicação é a chave para um bom relacionamento, seja entre o alunado e o corpo docente, ou entre alunado e direção ou entre direção e professores, ou mesmo entre secretaria, inspetores com alunos, direção e professores.
    Enfatizo ainda a responsabilidade dos pais de comparecerem as reuniões bimestrais ampliando e esclarecendo a comunicação e a parceria entre a escola e família. Neste sentido penso também em uma alternativa que na prática provoca maior envolvimento entre as partes mediante os problemas da comunidade escolar.
    Que tal criar um espaço virtual, onde pais e alunos pudessem expressar suas ideias e soluções, onde a escola oferecesse informações sobre o cotidiano escolar como calendário escolar relatando atividades, eventos, palestras sobre várias temáticas favorecendo assim a organização de todos?
    Atualmente tanto se fala sobre os recursos da internet, algo atraente e funcional seria reativar o blog da escola transformando-o num mural virtual da escola, já que sua ultima publicação data de 2011. Porém sei que isto requer atualização e acompanhamento para não virar mais um ponto na estatística.
    Teríamos um valioso recurso no desenvolvimento do PPP. Através do grêmio da escola, articulando e aproximando a opinião dos alunos e pais nos acontecimentos.
    Claro que se faz necessário pontuar as dificuldades e desafios dos setores da limpeza e manutenção, tão importantes para o andamento da escola.
    Fica a questão: Como aproximar tantas realidades e expectativas em prol de um desejo comum? Eis a questão.
    prof José Elisiario

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  11. 1- A- O térreo na escola é mal aproveitado.
    B- No pátio da escola poderia haver um palco, onde os alunos em determinados momentos desenvolveriam suas habilidades. Nossos jovens tem muita energia. A dança, música e teatro seriam maneiras de gastar essa energia. Tudo direcionado para temas específicos. Tornaria esse espaço bem mais agradável para eles.
    2- O protagonismo juvenil deve ser incentivado, é interessante que os alunos participem de discussões de problemas que ocorrem na escola e possam opinar para resolvê-los, um Grêmio atuante é muito importante para essa articulação.
    Maria Alcedina.

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  12. Como disse um dos colegas nossa escola possui um excelente e adequado espaço físico, é organizada, limpa e muito bem administrada.Só gostaria de ressaltar a importância da melhoria na ventilação das classes que a meu ver contribui para a lentidão no processo ensino-aprendizagem. Nos falta com urgência salas mais ventiladas.
    Pretendo esse ano explorar a sala de informática, mas gostaria de receber instruções e treinamentos pois as classes estão bem numerosas não sei como proceder.

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