quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ATPC - 26/02/2014

A INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA

Muitos me perguntam como localizo informações tão rápido na internet. A resposta? Utilizando as ferramentas de forma correta, com palavras chaves adequadas e refinando a busca com ferramentas disponíveis em sites de busca.
Hoje sem dúvida o Google é um dos maiores oráculos digitais da humanidade e assim, não somente precisamos saber como utilizá-lo, como devemos ser capazes de ensinar nossos alunos a fazê-lo.
Neste sentido, nessa semana trago novamente o guia, publicado pela Revista Veja em 2011, de como realizar pesquisas corretamente neste site de busca:


Um exemplo muito interessante do que os mecanismos de busca podem realizar é o trabalho artístico de Martha Gabriel, no vídeo abaixo e no texto servido em seguida, é possível compreender como ela cria arte a partir das estruturas de busca da WEB.





Tecnologias moveis amigos_inigos from eemarquesdesaovicente

Agora, depois de se apropriar de todo esse material sugerimos que reflita sobre as indagações proposta pela própria Martha Gabriel em seu artigo: 

  • Sabemos exatamente ‘onde’ os mecanismos buscam por nossas perguntas?
  • Estamos realmente obtendo as melhores respostas para elas? 
  • Em que medida essas respostas ‘influenciam’ nossas vidas e a sociedade como um todo? 
  • Como essa influência, caso ela exista, acontece? 
  • Qual é o nível de privacidade que existe enquanto estamos ‘conversando’ com tais oráculos?


Espero ter trazido um assunto novo para a maioria e que possa ter aguçado a curiosidade de pesquisarem mais sobre como os mecanismos de busca podem auxiliá-los em suas disciplinas.

Bom Trabalho!


19 comentários:

  1. Enfatizando mais a comunidade escolar, onde cada vez mais busca-se democratizar o acesso às inovações tecnológicas relacionadas com a informação e a comunicação e de que estas levam à uma crescente autonomia dos estudantes em relação às fontes do saber, tem-se procurado conferir aos mesmos a familiaridade na utilização da Internet, enquanto meio privilegiado de comunicação e acesso à informação. Apesar de tudo, a Internet tem provocado não só aplausos, mas também algumas críticas, quando o enfoque é direcionado nas vantagens ou desvantagens deste meio de comunicação.
    Eu penso que constitui fragilidade da Internet o fato dela apresentar um emaranhado de informações, onde predominam as opiniões em detrimento dos fatos, dada a liberdade de criação de páginas, onde cada um escreve o que bem entende, ao sabor das suas paixões e convicções.
    No entanto, se é certo que os meios das publicações tradicionais, apresentam a
    informação de forma organizada e transmitem segurança, por serem feitos por profissionais das mais diversas áreas, também não é menos verdade que a Internet
    representa melhor o mundo em que vivemos.
    A Internet, apesar dos perigos que pode representar, no meu ponto de vista, apresenta aspectos fundamentais que possibilitam a concretização das pedagogias direcionadas para o aluno.
    Prof. Carlos Augusto Balula Moraes

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    1. Segundo Moran, “ conectados multiplicam intensamente o número de possibilidades de pesquisa de comunicação on- line, aprendizagem, compras, pagamentos e outros” È função da escola, educar e agregar valor ao uso desses aparelhos. Além do uso de computadores, se discute a possibilidade da tecnologia móvel como ferramenta para auxiliar no processo ensino aprendizagem. O problema não é a utilização e a incorporação dessas ferramentas e sim o domínio do professor , o tempo na preparação das atividades , o interesse do nosso alunado. A incorporação dessa tecnologia digital, principalmente a móvel precisa ser discutida no planejamento, nos ATPcs, o uso de aplicativos específicos e disponibilidade do espaço. A tecnologia está presente no espaço escolar e faz parte do cotidiano, porém será inovadora quando for usada para avaliação da aprendizagem significativa que favoreçam a criatividade, o pensamento e a atitude críticos, e que promova a transformação nas dimensões do tempo, espaço e relacionamento humano no ambiente educativo.
      Denise

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  2. Na era digital não mais espaço para o obsoleto. Cabe ao educador o papel de promover a interação virtual e praticá-la de modo positivo. O conhecimento de tais ferramentas são necessárias para o aprendizado, mas também para o direcionamento do que se "pode" ou "não" se pode, do que é viável ou não na condução dessa interação, pois de outra forma torna-se inviável sua utilização, pois não é só o despertar a curiosidade, mas aprimorar e amadurecer a proposta para não esbarrar numa trabalhosa ou até desgastante operação sem resultados. Precisamos de acordar os princípios de sua utilização para que as aulas sejam práticas, objetivas, coerentes e de assimilação imediata. Sou a favor do uso da tecnologia, mas usada adequadamente, sem estresse, ou nos tornaremos reféns dum ostracismo virtual ou vazio. Jacqueline

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  3. 1) Eu acredito que o google faça uma pesquisa em todos os arquivos e páginas onde ele encontre palavras relacionadas ao que foi pesquisado, mas não posso afirmar nada.
    2) Nem sempre obtemos as melhores respostas, pois sempre sabemos fazer boas pesquisas.
    3 e 4) "Influências" ??? Não sei se seria uma influência, mas não gosto do jeito que elas são usadas, pois há muitas pessoas maldosas no mundo e que por causa da internet acabaram criando hábitos ruins, como o da própria pesquisa, que muitas vezes não sabem fazer, tem preguiça de ler e escrever o que entendeu. Sem contar a falta de entendimento, afinal você escreve algo e cada um interpreta a sua maneira.
    5) Privacidade no mundo da internet? Não temos, o próprio google registrar a palavra que foi pesquisada e o site que você visitou.

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  4. As pesquisas na Internet não são tão fáceis quanto parecem. Quem pesquisa na internet deve, em primeiro lugar, estar consciente que não existem receitas milagrosas para ser bem sucedido na pesquisa. As palavras certas são chaves imprescindíveis para a pesquisa.
    Os mecanismos de busca privilegiam mais a informação que o conhecimento ao facilitar um domínio instantâneo, superficial, de algo sem captar sua natureza mais profunda, suas relações mais intensas com outras coisas. Na verdade, os mecanismos de busca degradaram o sistema de valores da pessoa. Antes, a popularidade era só uma das medidas de qualidade. Agora, graças à sacralização das consultas ao Google, principalmente, parece ser a única.
    Os críticos desses mecanismos de busca dizem que, em vez de cumprir a promessa da vida moderna de domínio e controle do mundo que nos cerca, o todo poderoso Google nos dá a ilusão desse domínio e controle, apesar de o mundo ter se tornado mais incontrolável e caótico.
    Devemos sempre desconfiar das respostas fáceis para as nossas perguntas mais difíceis; pois estas somente são obtidas com certo grau de “tortura”, como expressou sadicamente Francis Bacon: “Nós um dia esperamos que a ciência extraísse por tortura os segredos da natureza”.
    Quanto à privacidade supostamente existente, quando estamos “conversando” com tais oráculos, sugiro que você, que gentilmente nos lê, se tiver coragem, entre no Google e digite google.com/dashboard
    James

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  5. Gostei das informações sobre como pesquisar no Google, pois na verdade só conhecia três das dicas apresentadas na matéria da revista. Concordo que para muitos o Google se tornou o grande oráculo do nosso tempo, porém precisamos ser cautelosos quanto a sua importância em nossa vida. De modo geral acredito que a internet possui coisas maravilhosas na questão do conhecimento, porém seu uso deve ser acompanhado e orientado.
    Realmente a proposta de aprimorar nosso olhar sobre a internet é cada vez mais necessária, visto que o mundo virtual nos atropela diariamente através de nossos alunos, que fascinados pela vida virtual não veem sentido retirar-lhes tal "órgão vital". Quando solicitado a guardar o celular, em sala, o aluno reluta de tal forma que no momento seguinte ele já esta usando pelas nossas costas. Isto me faz refletir que, na maioria das vezes, cada vez mais a educação está no caminho inverso desta evolução. O mundo de uma grande parcela do corpo discente é marcado pela “vida virtual”, e que por vezes, para este jovem parece ser mais importante do que o mundo real.
    Como educar quando não dispomos das mesmas tecnologias em sala de aula? Como tornar a aula criativa a ponto de despertar seu interesse além do oferecido nos aparelhos móveis?
    Sobre as questões: Com a leitura do texto, sugerido pela coordenação, é mencionado que os mecanismos de busca são aprimorados continuamente, exigindo autenticação de sites e informações, porém não podemos esquecer que o interesse de mercado sempre age nas entrelinhas da rede e por consequência a procura pode sim restringir-se a certos sites, patrocinadores dos respectivos mecanismos para que seus produtos possam ter maior ou exclusivo destaque.
    Quanto “as melhores respostas”, penso que tudo esta dentro das nossas possibilidades de análises e comparações, bem como, de um processo de reflexão profunda sobre a validade do conhecimento oferecido.
    Somente o trabalho com o senso crítico aguçado pode nos fornecer condições para não nos escravizarmos a tais meios. As informações são diversificadas e as respostas estão prontas, porém sua aplicação e utilização na vida devem passar por critérios valorativos pessoais.
    Sobre a nossa privacidade podemos entender que é cada vez mais deficitária, visto que todo site acessado requisita informações de seu aparelho, e você por vezes desconhece tal procedimento, ou se quer autoriza tais acessos.
    Nesta época digital tornam-se necessários investimentos nos meios de segurança, como antivírus, firewall, bloqueadores de pastas entre outros. Por fim, devemos utilizar os recursos eletrônicos e tecnológicos , pois bem direcionados serão de grande valia. José Elisiário

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  6. Quando obtemos respostas para nossas perguntas, devemos sempre procurar saber se a resposta veio de um site confiável, atualmente existe como fazer isso.
    Como já foi dito não existem respostas milagrosas.
    Bem as influências podem ocorrer principalmente em relação aos jovens, que não se importam com a veracidade das respostas.
    Difícil precisar qual o nível de privacidade.

    Maria Alcedina

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    1. 1- Quando pergunto ao Google, não tenho a menor ideia de onde ele vai buscar a resposta, pois ele tem toda a web a sua disposição;
      2- Não sabemos, pois ficamos a mercê da pesquisa efetivada automaticamente pelo servidor.
      3- Podem motivar ou desmotivar nossas crenças dependendo ao senhor que estejam servindo, ou seja, patrocinando as informações.
      4- Essa influência acontece pela massificação das informações e de quem as estejam manipulando.
      5- O nível de privacidade é nenhum, pois é uma via de duas mãos e podem nos monitorar a qualquer momento. Prof. MARCOSDUARTE

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  7. Os mecanismos de busca da Internet são sites especiais na Web, projetados para ajudar as pessoas a encontrar informações armazenadas em outros sites. Existem diferenças nas maneiras como os vários mecanismos de busca funcionam, mas eles todos realizam três tarefas básicas:
    • Eles buscam na Internet, ou selecionam pedaços da Internet, com base em palavras importantes.
    • Eles mantêm um índice das palavras que encontram, e onde eles as encontram.
    • Eles permitem que os usuários procurem palavras ou combinações de palavras localizadas nesse índice.
    Se compararmos com o que fazíamos antes de termos toda essa facilidade, podemos dizer que sim, que as respostas são bem satisfatórias, porém em alguns casos, como por exemplo questões que envolvam conhecimento na área da Saúde, o excesso de informações pode confundir e até mesmo assustar quem necessitava de um esclarecimento simples.
    Muitas pessoas começam a crer em certas afirmações veiculadas nas mídias digitais e começam a viver uma realidade paralela que em muito as prejudica. Por outro lado, podemos ajudar várias pessoas a encontrar soluções simples para problemas que, de uma hora para outra deixam de ser problemas.
    Um exemplo corriqueiro poderia ser a montagem de um trabalho escolar envolvendo madeira. A busca por sugestões pode ser de grande valia e resolver de forma rápida o que antes demoraríamos grande tempo.
    Quanto à privacidade, esqueça-a. Só de pesquisar um produto em um site determinado, é bem provável que em outros visitados, a pessoa encontre-o com a publicidade escancarada. Então você conclui: “Isto não me pertence mais!”
    Todos esses aspectos devem ser levados em conta ao trabalharmos com nossos alunos, para que utilizem de forma segura e eficiente os recursos que a tecnologia nos oferece.
    Mônica Monnerat

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  8. Achei muito interessante o tema dessa semana. Me fez lembrar do documentário O mundo segundo o Google( dísponível no youtube) e da Deep Web, que considerei por algum tempo como uma lenda, mas quando procurei mais informações surpreendi-me com o quanto é superficial e tendenciosa a ferramenta de pesquisa google.*
    Acredito que em se tratando de pesquisa nada substitui uma passada pelos corredores de uma biblioteca e na procura em sites acadêmicos, sei que isso pode parecer romântico e antiquado para muitos, mas em termos de confiabilidade e legitimidade estão muito à frente de uma simples procura no google. Porém, sabemos que temos que nos adequar ao contexto dos educandos e por isso aproveitar essas ferramentas tão conhecidas e utilizadas por eles como o google, o facebook, o twiter, etc. Acredito que o google pode ser utilizado como meio de estimular a curiosidade, como ponto de partida de uma pesquisa, mas nunca como fonte primaria de informações, apenas como suporte ao aprendizado, um algo a mais que complementa um livro, uma revista trazida pelo professor ou pelo educando. Enfim, acredito que se os alunos forem requisitados a elaborarem uma pesquisa, cabe ao professor orienta-los quanto á confiabilidade do google como ferramenta de pesquisa alertando para que eles fujam dos achismos e preconceitos, a não ser que esses sejam o objeto da pesquisa.
    Está cada vez mais difícil de acreditarmos em privacidade na internet, principalmente depois das revelações do norte-americano Edward Snowden. Fernando X.

    *http://www.superdownloads.com.br/materias/deepweb-conheca-submundo-da-internet.html

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  9. Com o avanço da tecnologia, nos deparamos com alguns aspectos favoráveis sobre o uso da Internet, encontra-se a flexibilidade que oferece ao pesquisador. As oportunidades em obter documentos na íntegra (hipertextos), participar de listas de discussões e acessar bases de dados online com maior comodidade e flexibilidade, ou seja, ganhar tempo, isto é, pode pesquisar em horários e espaços mais convenientes, como em casa, na biblioteca, ou na instituição onde trabalha.
    A evolução e acesso às informações na Internet possibilitam aos estudantes, professores e pesquisadores a oportunidade de achar informações e dados de diferentes lugares (países e culturas).

    Devido as facilidades de colocar informações na Internet, devemos estar atentos e tomar alguns cuidados antes de acreditar em "tudo" o que se obtém da Web. Quando se pesquisa numa biblioteca de universidade, os materiais (livros, periódicos e outras fontes) existentes passaram por processos de seleção, geralmente por decisão do(s) bibliotecário(s) que formulam políticas de aquisição e seleção de materiais. Quando se utilizam fontes de consulta como Índices ou Bases de dados de determinadas instituições, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE este material é aprovado pela instituição responsável pela coleta e análise dos dados. Geralmente tem-se o critério de seleção de materiais com o fator de relevância e qualidade implícitos.

    Isto significa que os tradicionais recursos informacionais passam pelo processo de seleção de pessoas credenciadas (técnica ou cientificamente).

    Quando o pesquisador utiliza fontes de informação obtidas na Internet, necessita tomar uma série de precauções quanto a credibilidade das informações encontradas na Web, recomenda-se assim, observar alguns critérios de avaliação de material obtidos.

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  10. Walter. Estes aspectos já estão sendo analisados pelo professor no 1o. bimestre, onde debatemos sobre os meios de comunicação em massa, comentantando sobre as vantages e alertando para as desvantages.
    Discutimos sobre a influência da mídia no nosso dia a dia, sobre consumo, hábitos e comportamento.

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  11. Estamos vivenciando a Revolução Tecnológica que permite a comunicação virtual e o processamento de informações. A Internet proporcionou o surgimento de aplicativos essenciais que correspondem à veiculação dos sites de busca e de pesquisa. Não resta dúvidas de que esses aplicativos podem contribuir significativamente para a construção de um conhecimento multidisciplinar e contextualizado. Com um simples acesso e a digitação das palavras-chave, o aprendiz pode consultar todos os sites referenciados ao assunto em pauta. No entanto, a simples cópia dos conteúdos consultados não garante uma aprendizagem efetiva na medida em que não demanda o entendimento e a investigação do assunto pesquisado. Os sites de pesquisa disponibilizam o acesso aos bancos de dados mas a aprendizagem significativa depende de uma apropriação efeitva dos conteúdos pesquisados.

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  12. A revolução tecnológica na escola está obstaculizada nas condições da própria escola. Não há infraestrutura suficiente para acompanhar a evolução das ferramentas e deixar que o aluno navegue na internet por conta própria seria uma solução, porém abriria espaço para aqueles que não dispõem das ferramentas (CELULARES E COMPUTADORES) a se negarem a participar das aulas.
    Assim, entendo que a escola deveria disponibilizar todas as ferramentas suficientes e necessárias para o desenvolvimento das ações de aprendizagem agregadas pela facilidade das novas tecnologias. É muito gratificante aprender com o novo e com o diferente, mas devemos lembrar também, que o alunado deve estar preparado para interpretar as informações que são veiculadas e que muitas das vezes não condizem com a realidade esperada pelo professor.
    De outra sorte, o próprio educador encontra dificuldades e não possui habilidade suficiente para manusear as ferramentas que poderiam lhes estar disponíveis. Muitos dos professores e alunos só conhecem as ferramentas de conversação e interação social, não utilizam a mínima parte sequer das opções educativas oferecidas via internet. É preciso intensificar o trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais para o fim de melhor habilitá-los e da mesma forma, ensinar aos alunos a arte de explorar a tecnologia muito além das redes sociais.
    É isso.
    PROF. SIDNEI

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  13. Estes aspectos estão sendo discutido de uma forma para facilitar a habilidade de manusear essas ferramentas para pesquisar de uma forma educativa.
    Essa revolução da tecnologia veio para ajudar de uma maneira a exploração do conhecimento.
    Roberto Luiz

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  14. As novas tecnologias para o desenvolvimento de nossa sociedade vem transformando nosso modo de vida cada vez mais rápido, mas será mesmo que a sociedade se apropria das novas tecnologias ao favor do desenvolvimento?Ainda hoje em uma aula a aluna me perguntou o significado de uma palavra, fiquei surpreso já que acima de sua carteira havia um Smartphone prontinho para ser usado, mas não em beneficio da aula, nem "as escondidas" (já que o aparelho é proibido em sala e é um outro assunto polemico a ser discutido), a aluna pensou em usar o aparelho a favor da informação, da busca de informação sobre sua duvida. O que me parece é que nos forçam a achar que esta "era da informação" existe, mas o que tenho visto são jovens ligados a assuntos corriqueiros de sua vida pessoal e que pouco se apegam a informação que mude sua atitude social. Hoje temos a tecnologia a nossas mãos mas mal utilizada. Somos uma nação na idade média com tecnologia do futuro, ou seja, não nos serve muito. Claro, não falo de todos, mas de uma grande parte da sociedade. Ter uma nação assim é tão bom, já que é fácil entrar na privacidade de alguém que pouco conhece sobre isso...Ah!!!O mercado consumista, como deve adorar nossa população, deixando todas as suas informações importantes para que eles possam usar da melhor forma a seu favor...Abraço a todos
    Profº Arnaldo Santana

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  15. A internet é muito útil para buscarmos informações, é um universo vasto com um mundo de possibilidades.
    As pessoas tem se deixado seduzir por programas virtuais que pouco acrescentam para uma evolução social. É importante que a sociedade esteja disposta a ver o lado produtivo da internet.
    Moran em 2009 já comentava em seus livros e palestras sobre a importãncia deste mecanismo na escola e em sala de aula.
    Sem dúvida é preciso uma certa "maturidade" para aproveitar o que a internet tem de melhor.
    Edlaine Aguiar

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  16. Ignorar o meio virtual e não fazer uso dele hoje em dia é estar defasado na realidade em que vivemos, visto que os portais de notícias e as redes sociais tendem a se espalhar ainda mais com os novos equipamentos portáteis conectados na internet. Ela é um meio favorável e simples para introduzirmos novas práticas pedagógicas mas é necessário suporte tecnológico e muito aperfeiçoamento." Não tenho um tablet, nem um notebook, muito menos um smartphone."...Apenas um Computador que me auxilia em minhas buscas.
    Ensinar com a Internet será uma revolução mas temos muitas outras prioridades.Como por exemplo bem star em sala de aula. Cito como exemplo o dia de hoje: 32 alunos amontoados em sala de aula, uns 40º graus no ambiente e 2 ventiladores mau funcionando.Impossível qualidade de ensino nessas condições...Impossível pensar em novas tecnologias, em internet, em ótimos profissionais da educação. ( Desculpem, precisava desabafar). Precisamos do básico em 1º lugar.

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  17. Sabemos onde buscar, e sabemos como orientar os alunos, em caso de pesquisas, dando como "fonte", para que eles também achem o que nós pedimos.
    As respostas conseguimos, embora nem sempre sejam aquelas que nós esperamos e, em muitos casos temos que redimensionar nos buscas para outros sites.
    De certo modo, dependendo do que nos achamos nas pesquisas, podem sim influenciar nossos planos e não nossas vidas, porque acredito que nós já temos maturidade suficiente para evitar alguma coisa que possa nos prejudicar, Agora, influenciar no nosso modo de vida sim, por exemplo na alimentação, onde através de sites aprendemos sobre hábitos saudáveis de consumo.
    Para ter uma blindagem na privacidade é difícil, a prova está em que diversos governos de países desenvolvidos ou não, sofreram com a espionagem, deixando claro que a segurança é limitada.
    Walter

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