terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ATPC - 12/02/2014

NOVOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM

Um dos sites mais interessantes em relação a novas ideias, sem dúvida é o TED (Technology, Entertainment, Design; em portuguêsTecnologia, Entretenimento, Design )Trata-se de uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas".O grande diferencial das conferências onde ocorrem as apresentações é que estas são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.

E após estas conferências passarem por vários países na Europa, este ano a conferência TED ocorre no Rio de Janeiro, em outubro.

Abaixo temos a apresentação de Salman Khan, criador dos vídeos que circulam pelo mundo através da KhanAcademy.


Convidamos a todos os professores que realizem o cadastro na KhanAcademy, e conheçam o material ali proposto, e reflitam como a EE Marquês de São Vicente pode utilizar esse material já disponível, e vamos além: podemos criar nossos próprios vídeos?
Reflitam sobre seus conhecimentos de informática, ou sobre a sua disponibilidade de tutorar alunos que possuam tais conhecimentos!
Vamos nos lembrar que nossa escola preza pelo moderno e pelo prático!

Bom Trabalho!

15 comentários:

  1. O Programa é muito bom e preza a qualidade aliada à tecnologia para o desenvolvimento educacional através de experimentos, motivando os alunos a desejar mais seu auto-conhecimento, respeitando porém, seu ritmo de aprendizagem. Também achei interessante sua abordagem prática na humanização das aulas, pois a motivação individual, mesmo que por curiosidade, retorna na participação coletiva de todos os envolvidos, e assim, enriquecedora. Gosto de ideias inovadoras e, principalmente de colocá-las em prática , porém não sei como criá-las em nossos próprios vídeos...Help! Sugestões serão sempre bem-vindas para a minha prática docente! Jacqueline

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o site ofereça um material didático voltado a área de exatas e neste sentido as disciplinas ali contempladas podem usufruir este suporte extra-aula. Em um ano repleto de lacunas, entre feriados, recessos e outras atividades que figuram como um forte atrativo para os alunos não estudarem com seriedade, oferecer um recurso como este, pode ser uma das vias para suprir algumas destas deficiências, acarretando um aprendizado mais consistente e produtivo. Adoto em meus critérios avaliativos trabalhos em vídeos, porém a experiência de dois anos com esta forma de avaliação me trouxe resultados diversos, no quesito qualidade. Enquanto suporte aos alunos na minha disciplina mantenho um blog ( fafilo.blogspot.com ), onde tento suprir as carências das aulas. No momento, não tenho uma ideia clara de como utilizar o site, porém a ferramenta é valida para o aprofundamento dos estudos. José Elisiario.

    ResponderExcluir
  3. O site disponibiliza no endereço eletrônico (http://fundacaolemann.org.br/tecnicas-didaticas/ ) algumas técnicas didáticas interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, gostaria de parabenizar por nos possibilitar o conhecimento e a informação a respeito dessas novas tecnologias. Acredito que o futuro realmente esteja na informação facilitada e massificada por meio da internet. Nós Educadores teremos mais tempo para aperfeiçoar o conhecimento e focar nosso trabalho na disseminação desse conhecimento previamente adquirido. Já utilizo estas ferramentas para o meu próprio estudo e sempre que possível procuro orientar meus alunos neste mesmo sentido, inclusive em relação a matéria que leciono. Isso facilita muito a interação e o diálogo, tornando a aula mais produtiva prazerosa. Assim, aposto que deveríamos unir nossos esforços para que nossa escola tivesse um avanço no tocante à estruturação e suporte tecnológico, facilitando o acesso por parte dos alunos. É uma batalha árdua, haja vista as péssimas condições estruturais que nosso governo nos oferece, porém, nada impossível.
    Vamos implementar novas ferramentas e realmente utilizá-las com nossos alunos. É isso!
    ABÇO
    PROF. SIDNEI

    ResponderExcluir
  5. As novas tecnologias quando proporcionadas com qualidade como nesse programa são uma excelente ferramenta para que possamos aprimorar e enriquecer o conteúdo de nossas aulas,além de serem bastante motivadoras.Essa, em especial, favorece muito a interação e o diálogo, tornando a aula mais produtiva, mais prática, mais participativa e consequentemente mais atraente. A ênfase em experimentos é sem duvida muito motivadora e incentivadora para fazer com que os alunos busquem, por iniciativa própria, cada vez mais conhecimentos e novas descobertas.
    Prof. Carlos Augusto Balula Moraes

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.
    Primeiramente, bom retorno a todos. Não imaginava o teor do vídeo, e tive uma grata surpresa ao assisti-lo. Realmente, é uma concepção extremamente feliz e oportuna para os desafios encontrados na contemporaneidade. Alguns aspectos da palestra tocaram em pontos relevantes e vieram de encontro a muitos questionamentos e problemas encontrados pelos professores: humanizar a educação, respeitar o ritmo dos alunos, quebrar paradigmas e até preconceitos com relação à aprendizagem...Sem falar no quão prático e eficaz o site pode ser para professores e alunos. Voltado às necessidades da área de exatas, é preciso adaptá-lo à área de Linguagens e Códigos no sentido de promover melhorias nas habilidades leitoras e escritoras dos alunos.
    Apesar de admitir que os conhecimentos de informática devem ser avançados para esse propósito, gostaria muito de ser orientada nesse sentido, para participar da implementação ou até mesmo para acompanhar todo o processo que envolve tal iniciativa.
    Sensacional!!
    Mônica Monnerat

    ResponderExcluir
  7. A Khan Academy disponibiliza boas vídeo aulas de ciências da natureza (matemática, física, química e biologia). Essas aulas foram desenvolvidas para alunos com rendimento escolar normal, satisfatório, ou seja, para os alunos que tiveram um bom aproveitamento escolar nos ciclos anteriores, mas, como nossos alunos, em esmagadora maioria, são pouco interessados e com baixo aproveitamento escolar, tais aulas não serão a “salvação da lavoura”, a “solução definitiva de todos os problemas educacionais” etc. Coloco aqui o aluno com vítima de nosso sistema educacional bacharelesco e esclerosado, com excesso de conteúdos e muitos destes conteúdos pouco úteis para o desenvolvimento profissional e de plena cidadania de nossos jovens.
    A escola hoje é meramente informativa e não formativa.
    Temo que o uso abusivo da tecnologia dê muita informação e pouca formação aos nossos futuros cidadãos.
    As novas tecnologias não substituem o trabalho do professor. Elas podem se tornar grandes aliadas do ensino, desde que entendidas como complementares a um conjunto de outras ações fundamentais - que vão de uma boa formação à garantia de infraestrutura adequada.
    Logo, é preciso calma e uma reflexão mais consistente sobre como usar todas essas inovações em benefício do ensino e da aprendizagem. Para obter sucesso, o foco deve estar no professor. É o docente que conhece os alunos e sabe reconhecer as melhores maneiras de se aplicar este ou aquele recurso em sala de aula. Para tanto, é essencial que ele domine as ferramentas, os conteúdos e conheça suas turmas de perto.
    James

    ResponderExcluir
  8. Acredito que quanto mais recursos disponíveis para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem mais diversificadas e atrativas serão as aulas. Porém, essa aproximação da escolarização com as novas tecnologias de ensino podem suprir necessidades, demandas e pontos fracos mas não podem ser modelos a serem seguidos em qualquer situação, visto que cada contexto sociocultural traz consequências diferentes para cada escola e mesmo para cada sala de aula. Mesmo que essa fundação discurse sobre a necessidade de humanizar a educação, e ainda leve em consideração o protagonismo infanto-juvenil em sala de aula desconfio de entidades do terceiro setor que tentem influenciar as medidas educacionais ou mesmo indiquem modelos de aula. No Brasil muitas dessas entidades invadiram o espaço público com a lógica empresarial prezando pela competitividade, eficácia, eficiência e otimização de conteúdos, ou seja, signos oriundos do mundo do mercado.
    No entanto, são prenoções minhas que talvez poderei desfazer com uma leitura mais cuidadosa no site da entidade.
    Fernando X.

    ResponderExcluir
  9. Idéia fantástica. Já faço uso do YouTube com meus alunos,seleciono os vídeos e aplico como lição de casa e fixação do conteúdo. O retorno é gratificante principalmente para os alunos do 3º ano do EM. que demonstram interesse no reestudo.Vou me cadastrar e analisar os vídeos, inovar é preciso e necessário.
    Podemos aplicar esse material e outros em sala de aula mas precisamos de tempo e suporte para estarmos bem preparados e seguros. Confesso que vou precisar de auxílio.

    ResponderExcluir
  10. Uma ferramenta muito boa para diversificar a aula e dar uma interdisciplinariedade maior, sempre que posso indico alguns sites de biologia e ciências que já existem ou algum vídeo do youtube, para que meus alunos assistam e depois trocamos informações fixadas por eles. Temos que fazer uso da tecnologia e fazer com que os alunos utilizem os equipamentos que possuem para enriquecer as aulas. Me cadastrei e vou utilizar ao máximo. Prof. MARCOS DUARTE

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante o vídeo.
    As práticas são motivadoras. Incentivam a participação e iniciativa.
    Existe muito material disponível na rede para a área de história.
    Preciso me aprimorar para adequar minhas aulas .Conto com o suporte da coordenação, como sempre.
    Maria Alcedina.

    ResponderExcluir
  12. Assisti ao vídeo e me inscrevi no site para ver e entender melhor. Gostei da ideia e achei interessante ou melhor motivador já que os celulares e a internet são quase um "material escolar" dos alunos. A escola poderia começar a usar através de desafios, os alunos que assistirem um tal vídeo e conseguirem resolver um exercício ganham um ponto extra...
    Tatiana Cascaes

    ResponderExcluir
  13. Olá a todos,

    Os videos da fundação Khan já são conhecidos a um certo tempo, principalmente para pessoas da área de exatas, que são o forte das aulas. Já utilizei para estudo próprio e indiquei a alunos que se mostraram mais interessados pelas aulas de Biologia. Assim como outros videos, vinculados pela internet, os da Khan Academy surgem como uma forma de auxilio na complementação dos estudos de nossos alunos que, estão inseridos na era da informação mas que não utilizam adequadamente as ferramentas. Entretanto, como disse, estes videos são uma complementação, e não substituem as aulas com o professor real, que através de sua aula atrai o interesse desse aluno, já tão alienado. Como bem disse o Prof. Fernando, a de se ter cuidado com as "entidades do terceiro setor que tentem influenciar as medidas educacionais ou mesmo indiquem modelos de aula", pois embalado pela sucesso na internet, esta instituição já firmou parceria com o nosso governo federal. Profº Arnaldo Santana

    ResponderExcluir
  14. Realmente o programa é bom e vai nos ajudar muito na elaboração e acompanhamento das nossas propostas pedagógicas, colocando-as em prática com nossos alunos.
    Prof. Walter

    ResponderExcluir
  15. Como esse site disponibiliza vídeos voltados à área de exatas, para minha disciplina ainda não é possível aproveitá-lo, mas existem outros sites, nos quais encontramos materiais próprios para Português. De qualquer forma, as ideias apresentadas no vídeo de apresentação são pertinentes a todas as áreas e usar novas tecnologias sempre complementam a aula, tornando-a mais atrativa. É um bom recurso a ser utilizado!

    ResponderExcluir