quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ATPC - 26/02/2014

A INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA

Muitos me perguntam como localizo informações tão rápido na internet. A resposta? Utilizando as ferramentas de forma correta, com palavras chaves adequadas e refinando a busca com ferramentas disponíveis em sites de busca.
Hoje sem dúvida o Google é um dos maiores oráculos digitais da humanidade e assim, não somente precisamos saber como utilizá-lo, como devemos ser capazes de ensinar nossos alunos a fazê-lo.
Neste sentido, nessa semana trago novamente o guia, publicado pela Revista Veja em 2011, de como realizar pesquisas corretamente neste site de busca:


Um exemplo muito interessante do que os mecanismos de busca podem realizar é o trabalho artístico de Martha Gabriel, no vídeo abaixo e no texto servido em seguida, é possível compreender como ela cria arte a partir das estruturas de busca da WEB.





Tecnologias moveis amigos_inigos from eemarquesdesaovicente

Agora, depois de se apropriar de todo esse material sugerimos que reflita sobre as indagações proposta pela própria Martha Gabriel em seu artigo: 

  • Sabemos exatamente ‘onde’ os mecanismos buscam por nossas perguntas?
  • Estamos realmente obtendo as melhores respostas para elas? 
  • Em que medida essas respostas ‘influenciam’ nossas vidas e a sociedade como um todo? 
  • Como essa influência, caso ela exista, acontece? 
  • Qual é o nível de privacidade que existe enquanto estamos ‘conversando’ com tais oráculos?


Espero ter trazido um assunto novo para a maioria e que possa ter aguçado a curiosidade de pesquisarem mais sobre como os mecanismos de busca podem auxiliá-los em suas disciplinas.

Bom Trabalho!


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ATPC - 19/02/2014

Cinco coisas que aprendi sobre como motivar a mim mesmo


01 – Escrever todos os dias: Uma das coisas que mais motiva é escrever. É a necessidade de colocar para fora os “zilhões” de pensamentos que nos invadem todos os dias. Acontece que, às vezes, não estamos tão inspirados para escrever alguma coisa boa. Mesmo assim, force-se a escrever. Abra o Word,  olhe para a “folha” branca à sua frente e comece a bater no teclado. De repente, alguma coisa vem: uminsight, uma frase, uma ideia. Isso inevitavelmente faz com que a gente se sinta melhor.

02 – Ler sobre motivação todos os dias: É incrível como a leitura nos deixa inspirados. Às vezes, uma frase é capaz de mudar nosso dia. Faça isso logo pela manhã, quando sua mente ainda não começou com as preocupações do dia que vem pela frente. Isso realmente mudará a forma como encarará o dia. Ler é como tomar uma vitamina que nos faz ser melhores. Qual foi a última vez que você leu algo inspirador?

03 – Procurar novos desafios todos os dias: Uma das coisas que mais me deixa empolgado é quando um cliente me convida para realizar uma palestra em sua convenção de vendas ou reunião. Não é apenas felicidade ou entusiasmo por mais um trabalho. Sinto uma energia diferente, meu cérebro parece ficar ligado em 220 volts.

04 – Dizer coisas positivas a meu respeito todos os dias: Nós temos uma fantástica ferramenta dentro de nossa cabeça, chamada cérebro. Ele é responsável pelo funcionamento de todo seu corpo e, mais que isso, pelo que você é. Suas memórias, sua história, suas percepções e suas escolhas tornam você quem você é hoje e quem será no futuro. Assim como qualquer computador, o cérebro também pode ser programado para gerar resultados extraordinários em sua vida. Você pode programar como quer se sentir apenas dizendo a ele como quer se sentir. Mesmo que pareça falso no início, repita a si mesmo: “eu sou um vencedor”, “eu sou talentoso”, “eu sou motivado” etc

05 – Faça alguma coisa por alguém todos os dias: Acreditamos que só podemos fazer alguma coisa por alguém quando estivermos bem de vida ou com a instrução necessária para fazer a diferença no mundo. Ledo engano. Digo isso porque, durante muito tempo, pensei dessa forma até ler uma frase da Madre Tereza de Calcutá: “o que eu faço é uma gota no meio do oceano. Mas, sem ela, o oceano será menor”. Ou seja, não importa onde você está agora, você pode fazer a diferença com o que tem e, muitas vezes, não precisa de muito. E você, tem feito algo por alguém todos os dias? 
(Autor: Fernando Oliveira. Fonte: www.institutoprogredir.org.br)

Elevar a nossa auto-estima nos faz mais crédulos em nós mesmos e aumenta consideravelmente nossa motivação.

Exercitar as "cinco coisas" faz-nos mais hábeis e sabemos que as habilidades nos fazem mais competentes.

Sendo assim, comente:

- A sociedade viabiliza a formação do jovem para a cidadania e fornece recursos ampliando possibilidades?
- E quanto ao professor, como são aplicados os recursos para o sucesso pessoal e escolar?
- E a Escola, qual o papel dela e quais estratégias poderia implantar?

Bom Trabalho!!!




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ATPC - 12/02/2014

NOVOS RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM

Um dos sites mais interessantes em relação a novas ideias, sem dúvida é o TED (Technology, Entertainment, Design; em portuguêsTecnologia, Entretenimento, Design )Trata-se de uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas".O grande diferencial das conferências onde ocorrem as apresentações é que estas são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.

E após estas conferências passarem por vários países na Europa, este ano a conferência TED ocorre no Rio de Janeiro, em outubro.

Abaixo temos a apresentação de Salman Khan, criador dos vídeos que circulam pelo mundo através da KhanAcademy.


Convidamos a todos os professores que realizem o cadastro na KhanAcademy, e conheçam o material ali proposto, e reflitam como a EE Marquês de São Vicente pode utilizar esse material já disponível, e vamos além: podemos criar nossos próprios vídeos?
Reflitam sobre seus conhecimentos de informática, ou sobre a sua disponibilidade de tutorar alunos que possuam tais conhecimentos!
Vamos nos lembrar que nossa escola preza pelo moderno e pelo prático!

Bom Trabalho!